quinta-feira, 18 de junho de 2015

Prevenir e tratar obstipação intestinal

O stress do dia a dia, o estilo de vida sedentário, uma dieta com poucas frutas, legumes e fibras, ou a ingestão inadequada de líquido podem causar alterações na atividade intestinal.
Também o uso excessivo de laxantes para controlar os sintomas, pode ter um efeito contrário a agravar ainda mais o problema.
O movimento intestinal pode torna-se irregular, as idas à casa de banho deixam de ter um ritmo certo, e assim surge a obstipação moderada.
Também conhecida por prisão de ventre, a obstipação caracteriza-se pela dificuldade frequente ou eventual de evacuação das fezes.

Não pode ser considerada uma doença, mas sim um sintoma ou efeito de algo que faz com que a resposta do organismo seja a retenção das fezes por um período maior do que o normal.
Caracteriza-se por ter fezes muito duras, sensação de evacuação incompleta e esforço excessivo.
É mais comum nas mulheres do que nos homens, sobretudo devido a questões hormonais e, no caso de gravidez, pela compressão do útero sobre o intestino. Pode também surgir devido a alterações de fuso horário, dieta em viagens ou como um efeito do uso de alguns medicamentos.

5 dicas na prevenção e tratamento da obstipação
  • Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras (frutas,vegetais,cereais) e líquidos. A dose recomendada de fibras por dia, para manter uma função intestinal normal, é de 25 a 30 gramas.
  • Beba chá ou água quente, porque ajuda a estimular o funcionamento do intestino
  • "Discipline"o intestino, ou seja, tente ir todos os dias, à mesma hora, à casa de banho
  • Não recorra a laxantes, vai agravar o problema
  • Existem alguns produtos no mercado, como os suplementos de fibras naturais, que ajudam a regular o trânsito intestinal. Uma combinação de fibras solúveis (que facilitam o trânsito) com fibras insolúveis (que aumentam o volume das fezes) é o ideal. Contudo, se os sintomas de obstipação persistem por mais de três semanas, deve procurar aconselhamento médico.
Fonte: + Saúde.

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.