quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Contracepção a longo prazo ou laqueação de trompas?


No mundo actual, o tamanho típico de uma família está a diminuir e os casais têm o primeiro filho mais tarde do que anteriormente. Isto significa que muitos casais necessitam de contracepção por um período superior a 20 anos. São necessários várias opções para diferentes etapas da vida.
Finalmente quando o tamanho da família está decidido, muitas mulheres chegam a considerar a laqueação de trompas. Mas existem alternativas a esta cirurgia. O sistema intra-interino (SIU) é um método contraceptivo tão eficaz como a laqueação de trompas, não provoca os problemas psicológicos que surgem frequentemente relacionado com a laqueação, sendo prontamente reversível caso mude de ideia.


Laqueação de trompas

O que é a laqueação de trompas? É uma operação cirúrgica que inibe em definitivo uma futura possibilidade de gravidez. As duas trompas uterinas são seccionadas ou obstruídas, isto evita que os espermatozóides cheguem ao óvulo.
A reversibilidades desta operação, ainda que possível, implica uma nova cirurgia que além de complicada pode não ser bem sucedida.
Frequentemente, caso deseje engravidar a pós a laqueação de trompas, é necessário recorrer a métodos medicamente assistida, tais como a fertilização in vitro (FIV).

A laqueação de trompas é desde há muitos anos considerada um método contraceptivo fiável. No entanto, a análise da eficácia a longo prazo revelou que este método pode ter falhas, podendo mesmo ocorrer gravidezes alguns anos após a intervenção.



Vantagens da laqueação de trompas
  • Uma vez feita a laqueação de trompas, é improvável voltar a engravidar.
  • A laqueação de trompas não interfere com a actividade sexual havendo despreocupação quando a contracepção.



Desvantagens da laqueação de trompas

  • A principal desvantagem da laqueação de trompas é o facto de ser permanente e de difícil reversibilidade.
  • Muitos casais acabam por se arrepender da decisão tomada.
  • O insucesso desta operação, reflectido numa gravidez não desejada, afecta uma em cada 200 mulheres submetidas a laqueação de trompas.
  • Após a laqueação de trompas, a mulher continua a ter o período tal como anteriormente. Os estudos permitiram demonstrar que as mulheres que foram submetidas a esta cirurgia acabam por vir a efectuar também uma remoção do útero. O risco de futura remoção do útero é de 4,4 vezes.
  • A laqueação de trompas pode alterar temporariamente o equilibrio hormonal da mulher.
  • A laqueação de trompas é um procedimento cirúrgico com anestesia geral associada a possíveis complicações pós- operatórias.


O Sistema intra-uterino (SIU)- uma alternativa à laqueação de trompas

Actualmente, estão disponíveis várias opções contraceptivos eficazes e fiáveis para diferentes etapas da vida.
As mulheres modernas sentem cada vez mais necessidade de uma contracepção fácil, adaptável e de longa duração. O SIU consiste num dispositivo de plástico em forma de T e num reservatório hormonal cilíndrico de cor branca que envolve o braço vertical do dispositivo. O sistema liberta uma quantidade muito reduzida da hormona levonorgestrel para o útero durante um período de 5 anos. A prevenção da gravidez é feita principalmente por efeitos hormonais locais.


Como funciona o SIU?

O SIU
  • Espessa o muco do colo (abertura do colo) impedindo que os espermatozóides passem e fertilizem o óvulo
  • Mantém o revestimento do útero fino
  • Altera o ambiente dentro do útero tornando-o hostil à movimentação dos espermatozóides
  • Tem algum efeito inibitório da ovulação


O SIU previne a fecundação; não é abortivo.
Como é inserido o SIU?

A preparação para o procedimento de inserção pode demorar 5 minutos, mas a colocação real do sistema demora menos de 1 minuto.
Um médico qualificado insere o SIU no útero através da vagina utilizando um dispositivo de inserção concebido especialmente para o efeito. A maiorias das mulheres considera este procedimento apenas ligeiramente desconfortável. Se tiver preocupações quanto à ocorrência de dores durante a inserção, deve consultar o seu médico no que diz respeito à utilização de analgésicos ou de anestesia local.

Vantagens do SIU
  • Reversibilidade. O SIU pode ser facilmente removido em qualquer altura por um médico. Se a mulher decidir ter outro filho, a fertilidade é restituída imediatamente após a remoção.

  • A contracepção muito eficaz. O SIU pode ser utilizado como alternativa à laqueação de trompas e tem um período de duração até 5 anos. Se 1000 mulheres utilizarem o sistema durante um ano, apenas 2 podem ficar grávidas.
  • Efeito positivo nos ciclos menstruais. Após uma utilização de 3 meses do SIU, os ciclos menstruais tornam-se menos intensos e mais curtos. Algumas mulheres indicaram que os ciclos cessaram por completo. Este é um efeito local e não um sinal de uma perturbação hormonal dos ovários. As menstruações menos intensas ou mesmo ausentes são muitas vezes apreciadas pelas mulheres, sendo benéficos para a saúde ( menos dores e fluxo menstrual menos abundante reduz o risco de anemia).
  • Devido ao efeito positivo do SIU na hemorragia excessiva, reduz a indicação de histerectomia (remoção do útero) por este motivo.


Possíveis efeitos secundários do SIU
  • Hemorragia inicial reduzida é irregular. Algumas mulheres referem pequenas perdas intermenstruais ou menstruação mais prolongada que o habitual durante os primeiros 2-3 meses de utilização do SIU. Contudo no final do 3º mês, a maioria das mulheres apresentam períodos menstruais mais curtos e menos intensos.

Efeitos secundários temporários

  • À medida que o corpo se habitua ao SIU, podem ocorrer efeitos secundários hormonais ligeiros, como sensibilidade mamária, cefaleias ou acne. Estes desaparecem ao fim de alguns meses de utilização.

  • Possibilidade de expulsão. Por vezes, o SIU pode ser expelido. No entanto, é raro e inofensivo embora a eficácia cesse de imediato.

Conclusão
Antes de tomar a decisão da laqueação de trompas, fale primeiro com o seu médico assistente sobre as opções contraceptivas

reversíveis a longo prazo. Sendo um método definitivo, é aconselhável que seja uma decisão do casal. Muitos métodos contraceptivos a longo prazo proporcionam uma eficácia contraceptiva reversível excelente.
Além disso, alguns métodos, como o SIU, aliviam as dores menstruais e diminuem o fluxo menstrual, melhorando assim a qualidade de vida da mulher.


Fonte:  Schering

Leia também: ESSURE contraceção permanente 
Contracepção de longa duração qual a vantagem?

82 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde eu fiz uma laqueacao de trompas ha 8 ano e agora desconfio que estou gravida

Unknown disse...

Após uma laqueação, o risco de engravidar é muito pequeno, mas pode acontecer. Deverá fazer um teste de gravidez, para confirmar se está gravida ou então consultar o seu médico assistente

Anónimo disse...

tive o meu bebé á 3 meses, fiz laqueação e ainda não menstruei. será normal?

Maria disse...

Depois do parto, é normal ficar sem menstruar várias semanas.
Se está amamentar, o mais provável é que não menstrue. Se amamenta o seu bebé com regularidade, tanto de dia como de noite, pode passar até um ano livre de menstruação.
Se não está amamentar, pois deve consultar o seu ginecologista.

lu disse...

estive a ler so vossos comentários, e confesso, ando um pouco ansiosa e assustada: Fiz laqueação de trompas ás 10 anos e agora ando desconfiada que posso estar gravida, pois a menstruação não me vem faz 3 meses, quase. Será da idade, pois já faço 43, ou terei gravida? O pior é que sinto dores na zona da barriga..

Maria disse...

Olá Lu!
Se a sua menstruação já vem a três meses, poderá estar gravida( apesar de estar laqueada) ou então estar na menopausa.
Necessita de consultar o seu médico para lhe fazer um estudo hormonal.

Maria disse...

Lu queria dizer se a sua menstruação já não vem a três meses deve consultar o seu médico.

MGGM disse...

OLÁ!
TENHO 44 ANOS, FIZ LAQUEAÇÃO UMA SEMANA, ESTOU MUITO SATISFEITA POIS NÃO TIVE DORES NEM ALGUM SINTOMA INDESEJAVEL...
O UNICO SINTOMA É QUE NÃO TENHO SONO... ( NÃO SEI SE TEM HAVER COM O FACTO DE ESTAR EM CASA, ALTEREI OS MEUS HABITOS ROTINEIROS, TRABALHO,ETC...) A MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE:
- POSSO ENGORDAR?
- VOU MESTRUAR NORMAL?
- SE EXISTE ALGUMA ALTERAÇÃO NO ORGANISMO...?

Maria disse...

A laqueação é uma cirurgia relativamente simples que consiste em impedir que haja fecundação e consequentemente gravidez.
Após a laqueação de trompas, a mulher continua a ter o período tal como anteriormente. Os estudos permitiram demonstrar que as mulheres que foram submetidas a esta cirurgia acabam por vir a efectuar também uma remoção do útero. O risco de futura remoção do útero é de 4,4 vezes.

Anónimo disse...

Após a laqueação das trompas, qual é o tempo aconselhado para voltar a ter relações sexuais?

Maria disse...

Olá!
Normalmente 15 dias após a laqueação das trompas, poderá iniciar a sua vida sexual

Anónimo disse...

fiz uma laqueação de trompas no dia 23 só que agora sai me bastantes posta será que e normal.

Anónimo disse...

Ola!Bom dia!
Estou ainda com os pontos da laqueação das trompas,tenho 28 anos e não tenho filhos,devido um problema renal fui submetida a esta cirurgia aqui em lisboa(Portugal)mas estou com muitas dores,o medico disse que e normal,Mas me tire uma dúvida Qual e probalidade de engordar?E quanto tempo depois posso ter relações sexuais?

Maria disse...

Se foi submetida a laqueação de trompas há pouco tempo é normal que tenha dores.
Poderá voltar a sua vida sexual passados 15 dias após a cirurgia, ou quando achar conveniente.
Estudos indicam que a laqueação de trompas não provoca aumento de peso.

Anónimo disse...

tenho 2 filhos uma 10 e um 5 anos nao sou casada e gostaria muito de fazer uma laqueaçao mais tenho medo da cirurgia pois tenho problemas para cicatrizaçao gostaria de saber se ha algum metodo para se fazer a laqueaçao sem cortes agressivos (ou seja bem pequenos)

Anónimo disse...

Boa noite!

Fiz laqueação cerca de uma semana,tenho apenas dois furos que até momento julgo não ter problemas de cicatrização. Mas estava sujeita a levar um corte como o de uma cesariana caso não fosse possivel através dos furos

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 7 de Março 2012 03:29
Normalmente a laqueação e feita por cirurgia laparoscopia que é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado sob efeito de anestesia. É feito uma pequena incisão no umbigo e outras duas, um pouco mais abaixo. A distensão abdominal é a complicação mais frequente

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 17 de Março de 2012.
Actualmente a laqueação de trompas de Fálopio, é feita através de via laparoscopia.
Se houvesse algum impedimento em relação a cirurgia laparoscopia, claro que poderia ser necessário um corte como numa cesariana.

Anónimo disse...

Fiz laqueação de trompas há 5 meses. Tenho tido sempre a mestruação bem certinha...este mês nada...é normal??

Anónimo disse...

ola tenho tres filhos um de14 anos e duas gemeas de 7anos e eu tenho 30 anos quero fazer a laqueacao e tirar o utro como abordo o probelema a minha medica pois ando sempre com medo de engravidar a um ano fiz um aborto e desde ai tnho estado com uma depresao obrigado

Anónimo disse...

Olá, tenho 3 filhos, todos nasceram de Cesárea e estou grávida do quarto. Vou optar pela laqueação aquando do parto. É seguro levar a 4 gravidez ao fim e fazer a laqueação? Correrei algum risco?

Anónimo disse...

Boa tarde gostaria de saber uma coisa tenho duas filhas que nasceram de cesariana a segunda tem 11 meses e fiz a laqueaçao no parto só que em primeiro tive sem estar mestruada, depois vinha certinho e agora tenho dores abdominais a ter relaçoes, a mestruação não é regulada e entre as mestruações sai-me varias vezes tipo rolhao, digamos um corrimento muito espesso com sangue isto é normal? Só me acontece isto os dois primeiros meses de gravidez mas tenho a laqueaçao e a mestruaçao apesar de nao ser regulada vem normalmente nao vem menos quantidade. Terá a ver que tive relações passado uma semana de ter tido a minha filha e ter feito a laqueação.
obrigado

Anónimo disse...

Olá eu tive 4 cesarianas e na quarta fiz a laqueação...correu tudo bem graças a Deus, apesar da costura demorar um pouco a sarar... Mas foi de risco, na hora da cirugia minha tensão baixou eu desmaei e quando acordei já estava tudo feito...Quando Deus quer, quer... quando não quer não quer...

gaby disse...

gostaria de saber se e possivel ,fazer o inverso da laqueacao ,ja fiz a doze anos mas o meu atual marido nao tem filhos e era o que mais queria um filho .havera essa possibilidade.
e se possivel a quem me dirigir
gabrieladuarte@live.com.pt

Anónimo disse...

boa noite

queria mesmo uma opinião e a indicação de um bom especialista para o meu caso, pois queriapoder tomar uma decisão com plena consciencia que mesmo que não possa fazer o que quero que não fique duvida que fiz de tudo para saber se realmente não era possivel.
tenho 42 anos e tres filhos: um rapaz de 22 anos,duas raparigas uma de 17 anos e a outra de 4 anos, todos nascidos de cesariana. consideraram a 1ª de alto risco pk a tensão subiu a 14, a 2ª vez pk a 1ª tinha sido cesariana e eu engordava muito, embora só na ultima gravidez tivesse tido diabetes gestacionais mas que estabilizaram logo de seguida. todos eles nasceram grandes com mais de 50cm e entre os 4kg e 5,50kg. Graças a Deus são todos muito saudáveis. relativamente a mim o que se passa é que sempre tudo correu bem durante as gravidezes, apenas engordei e perdi calcio a nivel dos ossos e dentes. fiz laqueação nesta ultima cesariana, e na altura disseram me que era o melhor a fazer, nem me informaram do SIU, que agora tenho conhecimento. Voltei a casar e o meu marido não tem filhos e era nosso desejo ter mais um filho. Mas desde que pergunto só iço dizer que fiz bem em fazer a laqueação e que já não posso fazer nada porque posso morrer, ter diabetes permanentes, entre outras coisas. No entanto apesar disto tudo tenho algo que me diz que se eu fosse acompanhada , mas bem acompanhada que podia tentar reverter a laqueação e tentar In Vitro, mas o meu maior receio é realmente morrer durante a gravidez , no parto ou pós-parto. Também não sei que tipo de laquação fiz. Ou se posso fazer In vitro mesmo sem tentar reverter a laqueaçâo. Dê-me por favor um conselho e uma indicação de um bom especialista e artigos para eu ler sobre este assunto. Como já disse não quero desistir sem tentar tudo, mas não correndo perigo de vida pois tenho filhos para tomar conta. Agradecia o contato para o e-mail: M.Irene.Domingues@seg-social.pt se puder com alguma urgencia , pois tenho também um tratamento para efetuar de um by-pass para emagrecer e não queria decidir nada sem saber tudo sobre o assunto em questão. Obrigada.

Anónimo disse...

tenho 28 anos e a 21 anos que sou diabetica insulina independente tenho duas filhas uma de 10 anos outra de ano e meio anbas as gravideses foram de risco , eu tenho a certesa que nao quero ter mais nenhum filho pois nao tenho saude para mais aconselha me a laquiaçao?

Anónimo disse...

ola fiz uma laquiaçao a uns anos. e agora queria um filho do meu 2 casamento e estou em panico alguem me ajude por favor

Anónimo disse...

Ola tenho 42 anos e fiz uma laqeacao de tronpas a 9 anos agora esou com um atraso de 19 dias posso estar gravida tenho 4filhos e laciacao ke fiz foi dos furos no inbigo e mais abaixo.ke devo fazer?

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 22.12.2012
Primeiramente deve fazer um teste de gravidez para verificar se está grávida e depois deve procurar o médico para fazer um estudo hormonal.

gata linda disse...

fiz uma laqueação ha 4 anos agora quero ter mas um filho é possivel?

Maria disse...

Olá Gata linda!
Normalmente a laqueação é um método irreversível, isto porque as trompas foram desligadas dos ovários.
Para ficar novamente grávida, as trompas são fundamentais para que haja fecundação entre o óvulo que é libertado do ovário e o espermatozoide.
No entanto o seu médico poderá fazer a permeabilização das trompas,mas a taxa de gravidez conseguida após a permeabilização é muito baixa.
Outra hipótese é submeter-se a um tratamento de infertilidade, chamado de FIV. Em laboratório juntam um dos seus óvulos com o espermatozoides, depois de fecundado o ovo é colocado no seu útero. Neste procedimento a laqueação é ultrapassada.




Anónimo disse...

fiz uma laqueacao mas gostaria de voltar a engravidar o ke devo faser

Anónimo disse...

fiz uma cesariana e laqueacao tudo no mesmo dia e ao mesmo temo sera ke posso voltar a engravidar pk nao tenho a sertesa ke tipo de laqueacao e ke o medico me fez

Unknown disse...

Ola,fiz uma laqueacao à 2 dias ,tenho muitas dores,nas costas
Nos ombros ,e por dentro em toda a parte onde fui mexida ,será normal? Se sim qual o tempo de duração destes sintomas .
Muito obrigado ... ass :Ana Paula R.N

Anónimo disse...

Olá , fiz laqueação das trompas no dia 15 de Março de 2013...sim , tenho dores e não encontro forma de dormir sem que me falte o ar...Hoje fui fazer o penso e explicaram-me que estes sintomas são normais porque durante a cirurgia aplicaram-me um gáz... Já consigo caminhar (ainda que com limitações) e sexta-feira já devo tirar os pontos dos dois furinhos.
Fiz também a remoção do Implanon (via cirurgia de anestesia geral) , o braço também está a cicatrizar bem !
Quanto tempo depois poderei voltar à minha vida normal ? É seguro retomar actividade sexual ?
Obrigado

Mónica Isabel

filomena disse...

ola o meu nome e filomena fiz laqueaçao ha 10 anos e agora quero muito engravidar para ser in vitro eu nao tenho dinheiro aconselhem me o que posso fazer e a quem recorrer?obrigado

Luísa dias mendes disse...

Ola, fiz a laqueacao laparoscopica no dia 15 de abril 2013. Tive alta no dia seguinte. No dia da intervenção e seguinte tive muitas dores, mais concretamente pontadas nas costas e ombros devido ao gás injetado para fazer a operação. Apenas fizeram um pequeno buraco no umbigo e por isso alguns pontos q nem São necessários tirar. Tirando as pontadas não tives dores nenhumas.

Anónimo disse...

Boa tarde. Fiz segunda cesariana com laqueação há 10 dias. O sangramento parecia começar a parar mas hoje tenho muito mais. A laqueação faz com que haja mais sangramento ou seria o normal da cirurgia? Obrigada

Anónimo disse...

boa tarde
estou gravida e em principio vai ser parto normal posso fazer a laqueação na hora do parto? ou tem que ser em cesariana?
cumprimentos

Anónimo disse...

boa tarde tenho 39 anos eu fiz uma laqueacao de trompas ha 12 ano e agora desconfio que estou gravida ja fiz o teste de farmacia deu negativo a mestruçao ja nao desce a um mes, tenho sintoams de gravida ja fiz exame de laboratorio tbm deu negativo. o que devo fazer

Anónimo disse...

ola sou MARIA fiz laqueaçao de trompas ha ja 8 anos e a 1 ano tive que tomar a pilula para controlar o priudo, porque vinha muito e com cuagulos agora este mes ainda nao veio sera que estou gravida é que nao posso ,ter mais filhos por favor me respondam obrigado.

Anónimo disse...

ola sou maria e fiz laqueaçao de trompas com 30 anos e agora nao me vem o priudo sera que estou gravida

Anónimo disse...

boa noite ,tenho 32 anos e fiz a laqueaçao de trompas no dia 25 de junho deste ano ..em julho e agosto veio me o periodo certinho..no mes de setembro nao veio..isto é normal?gostaria muito de saber..obrigada

Anónimo disse...

sou a tania tenho 32 anos e por motivos de saúde me aconselharam fazer a laqueaçao de trompas ,entao fiz no dia 25 de junho,no mes de julho e agosto veio me o periodo certinho..no mes de setembro nao veio.isto é normal???gostava de saber se é normalll
OBRIGADA

Anónimo disse...

olá sou zinha vunge tenho 32 anos e gostaria de saber se quando estamos em tratamento de cancer o periódo demora a descer isto é grave ou é normal?

Unknown disse...

Ola´meu nome é Cris, estou grávida do meu terceiro filho e estou a pensar em fazer laqueação das trompas. Como o meu terceiro filho será por cesariana a médica disse que poderia fazer a laqueação nas mesma altura mas agora não sei o que fazer visto ter visto e me terem falado que ao fim de alguns anos após a laqueação das trompas poderei ficar grávida novamente ou que poderei ter de retirar o útero. Será realmente verdade isso poder acontecer? Será que alguém me poderia esclarecer? Obrigada

Anónimo disse...

Ola fiz a laquiaçao tubar laparoscopia a tres anos sera que corro o risco de tornar a engravidar

Anónimo disse...

ola sou a fato tenho 38 anos 3 filhos.
quero fazer a laquiacao .mas os medicos nao se deciden.sou hipertensa e tenho asma,esta tudo contrulado.ah algun problema para me fazer-ren.

Anónimo disse...

Olá TENHO 37 ANOS FIZ 3 CESERIANAS COMO FORAM GRAVIDEZ COM ECLANPSIA OS MÉDICOS ACHARAM QUE O MELHOR ERA FAZER LAQUEACAO TENDO EU 26 ANOS UM POUCO SEM SABER O QUE FAZER CONCORDEI ADORO CRIANÇAS MAS ULTIMAMENTE O MEU MARIDO DIZ MUITO QUERER UM FILHO SERÁ POSSÍVEL QUE DEVO FAZER É POSSÍVEL REVERTER

Anónimo disse...

Olá fiz uma laqueação a 3 anos pois a 4meses o meu período não bem tenho a barriga muito grande e os peitos também pois mumca tive. Será que estou grávida pode me ajudar

Dário matos disse...

Ola.
Minha mulher fez laqueação das trompas à uns 6 anos atraz porque nao queria ter mais filhos do ex marido, actualmente esta comigo e desejava ter um filho com ela, pelo que ja li pela Internet é um método irreversível, será mesmo? Nao ha outra maneira sem ser por invitro, pois ela tem 41 anos e eu 25. Ainda é jovem ela. Tambem é o desejo dela mas sendo assim nada a fazer entao. Pois 5000 nao temos para o invitro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ola 32 anos tenho 3 filho cesariana fiz laqueacao a 7anos gotaria de em gravidar o k faso

Anónimo disse...

Ola 32 anos tenho 3 filho cesariana fiz laqueacao a 7anos gotaria de em gravidar o k faso

Anónimo disse...

Ola fuz a laquiacao a quinze dias antes de a fazer o meu apetite sexual e zero , desde k fiz a liquiacao mudou por kompleto agora tenho mto apetite.
E normal?

Vida Linda... disse...

Tenho 42 fiz laqueação aos 25 agora quero te um bebé tenho possibilidade. De reverter a laqueação. ?

Ilsa disse...

Olá! fiz laqueação a pouco tempo, correu tudo bem só que agora sinto um peso enorme na barriga, quando me cento é como se estivesse a empurrar todos os órgão para cima...
Não consigo ter relações sexuais. o que faço? Algum pode me ajudar?
Obrigada pela atenção!!!

Unknown disse...

Olá boa tarde,fiz Cesaria e ligadura a 2 meses e meio não estou amamentando e minha menstruação só veio uma vez,esse mês não veio ! É normal?

Unknown disse...

Será k não a um doutor k responda aos comentários... E ou não possível voltar atrás numa laqueação ...

Unknown disse...

Será k não a um doutor k responda aos comentários... E ou não possível voltar atrás numa laqueação ...

Anónimo disse...

Boas noites eu foi mãe aos treze anos e tinho 3 filhos do meu ex marido ... Fiz laqueação a cinco anos mais o menos e não pesava ter mais filhos nem companheiro ... Mas aconteceu k tenho um companheiro mais novo k eu e ele não tem filhos e keria um ... E eu já tenho 31 ano e pela primeira vez decidi em conjunto com alguém ter um filho e não posso PK não sei se posso voltar a traz e desfazer a laqueação ... Alguém k me possa ajudar e me responder se a alguma esperança...

Unknown disse...

OLA TENHO 33 ANOS TENHO QUATRO FILHOS DUAS MENINAS E DOIS MENINOS FIZ A LIQUIACAO DE TROMPAS NA ALTURA AXA QUE ERA O MAIS SERTO SO QUE AGORA ARREPENDOME PK DEIXEI O MEU MARIDO E TOU JUNTA A 2 anos e o meu companheiro queria muito um filho dele o que posso fazer para ter outro filho
os meus filhos forao todos de seriana e com gracas a deus correu tudo bem

Anónimo disse...

Eu ha oito anos k tive o meu filho e a medica fez.me a laqueacao nas trompas e no mes passado a menstruacao veio.me poucos dias que o normal e este mes ainda nao veio havera possibilidade de estar gravida

Unknown disse...

olá eu fui mãe a 1 mês e 25dias giz a laqueação mas vou fazer 2mês k ñ vem o período é normal? eu dou pouco peito só me apetece comer o k faço������

Unknown disse...

olá eu fui mãe a 1 mês e 25dias giz a laqueação mas vou fazer 2mês k ñ vem o período é normal? eu dou pouco peito só me apetece comer o k faço������

Anónimo disse...

Fiz laqueacao depois Dum parto cesarea mas o periodo ainda nao party meu filho ja vai fazer 6meses isto Sera normal?

Anónimo disse...

Fiz laqueacao depois Dum parto cesarea mas o periodo ainda nao party meu filho ja vai fazer 6meses isto Sera normal?

Maria disse...

Olá Elisabete Nunes!
É normal que nesta fase, que não tenha a menstruação.
Normalmente leva + ou - três meses a regularizar o ciclo e se está amamentar poderá atrasar mais algum tempo.

Maria disse...

Olá Paulo Branco!
A laqueação não tem nenhuma consequência a nível do organismo, não engorda nem emagrece.
E vai menstruar normalmente, poderá lavar mais ou menos 2 meses até o seu ciclo menstrual regular

Anónimo disse...

Boa Tarde
O SIU pode ser colocado logo após o parto??
Obrigada

Unknown disse...

Olá! Posso perguntar o porquê de haver uma possibilidade maior de remover também o útero, depois de se fazer uma laqueação? Obrigada!

Márcia disse...

Olá eu tive três gravidez em q o último obtei por fazer a laqueação já vão a 19 anos fiz quando tive o meu filho agora tenho 42 anos e gostava de engravidar podem me darem informações do q devo fazer para engravidar obrigado

Cláudia disse...

Boa tarde fiz a laqueação a 1ano e este mês o período veio 2 vezes é normal

Unknown disse...

Olha fiz a laqueadura a 1 ano e 3 meses todos mês desce certinho esse mês não desceu e nolma

Unknown disse...

Boa noite fiz a laqueação a 6 meses entretanto no ultimo mês fiquei menstruada 2 vezes no mesmo mês e as vezes tenho perca de sangue e tenho alguma queda de cabelo é normal isto? Por favor ajudem me tou preocupada

Unknown disse...

Boa noite fiz uma cesariana ha 6 meses entretanto fiz laqueação porque já é o meu 3 filho mas no mês passado tive 2 vezes a menstruação no mesmo mês e as vezes tenho perda de sangue sem falar na queda de cabelo será normal??

Sonia disse...

OLa boa tarde sou mae de quatro meninas, passamos um mau bocado no meu casamento(fomos vitimas de maus tratos)e ficamos as cinco sozinhas e com graves problemas financeiros, motivo esse que me levou a tomar a decisão de fazer a laqueação, ja a fiz a cinco anos, mas quando achava que nunca mais teria uma pessoa especial nas nossas vidas, aconteceu e encontrei um homem que me fez mudar de ideias ele e solteiro nunca teve filhos e estamos numa fase das nossas vidas em que queremos muito engravidar o que posso fazer? Muito obrigada.

Maria disse...

Boa Tarde Sónia!
A laqueação normalmente é um processo difícil de reverter, mas existe uma cirurgia que se chama renastomose tubária microcirúrgia.
O ideal seria falar com a seu médico assistente para ver quais as hipóteses de voltar a engravidar
Se por acaso não for possível fazer a tal cirurgia para reverter a laqueação, há a possibilidade de fazer uma FIV ou ICSI, que são técnicas de procriação medicamente assistidas.


Rui disse...

Boa noite eu fiz a laqueação e gostava de ser mãe outra vez

Maria disse...

Olá Rui?
Normalmente a laqueação é um processo difícil de reverter. Existe uma cirurgia para reverter esta situação, mas a taxa de sucesso quanto a uma gravidez é muito baixa.
Existe a possibilidade de fazer técnicas de fertilização medicamente assistidas.
Deve consultar o seu médico assistente ou consultar um especialista área da medicina da reprodução.

Anónimo disse...

Tenho 37 anos fiz a laqueação há 5 meses mas queria ter mas um filho da para engravidar

Maria disse...

Comentário 06/06/2018 às 21:10
Após uma laqueação fica complicado revertê-la
Existe uma cirurgia feito no bloco operatório para resolver, reverter a laqueação, mas o sucesso desta cirurgia é muito baixa.
Existe também a possibilidade de fazer técnicas de fertilização medicamente assistidas.
Terá de procurar um especialista na área da medicina da reprodução.

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.