domingo, 14 de agosto de 2011

Desporto durante a gravidez

O movimento e a prática de uma atividade desportiva durante a gravidez ser-lhe-ão com certeza benéficas.
Promovem a circulação sanguínea, fazendo com que não só se sinta melhor, mas também apresente melhor aspeto.
Os seus músculos são fortalecidos e alguns incómodos da gravidez, tais como a prisão de ventre e a fadiga, poderão ser atenuados. Para além disso, atividade desportiva ajuda a suprimir as tensões físicas e emocionais. Se estiver fisicamente em forma, terá com toda a probabilidade uma gravidez sem complicações e um parto mais fácil. Se normalmente pratica algum desporto, poderá continuar a fazê-lo.
Determinante para saber até onde deve ir na prática de desporto; o seu próprio bom senso: basta dar ouvidos ao que o seu corpo tiver para lhe dizer. Não se obrigue a fazer algo que não lhe apetece e pare para descansar se sentir necessidade disso.
Poderá consultar o seu médico quando à atividade física que melhor se adapta ao seu caso.

O risco de um aborto
Se já antes abortou ou deu a luz um bebé prematuro, ou se em virtude de quaisquer outras complicações precisa de cuidados especiais, deverá então praticar exercício físico com muita moderação. A certas mulheres o médico poderá mesmo desaconselhar a prática de qualquer tipo de exercício físico.

Fitness
Se já participa em aulas de aeróbica e de fitness, não deixe de informar o técnico responsável acerca da sua gravidez. Para além disso, deverá consultar o seu médico no sentido de saber se este tipo de desporto é aconselhável para si.

Andar de bicicleta
Se continua a proporcionar-lhe prazer, então poderá andar de bicicleta até aos últimos meses da sua gravidez, no entanto tenha em atenção: Se o seu médico detetar em si vestígios que possam indicar um aborto ou um parto prematuro, arrume a bicicleta a um canto.

Jogging e corrida
Se já tem por hábito praticar joging e corrida, então poderá com certeza continuar a faze-lo durante a gravidez.
Não se ponha, porém, a correr maratonas e tome cuidado para não se cansar demasiado ou aumentar excessivamente a temperatura corporal. Beba muitos líquidos para não se cansar demasiado ou aumentar excessivamente a temperatura corporal. Beba muitos líquidos para compensar as perdas originadas pela transpiração. Use um soutien de desporto e ténis com solas bem almofadadas para amortecer quaisquer estremecimentos violentos.

Ténis
Se já joga ténis, poderá com certeza continuar a faze-lo, mas deverá ter em consideração que não deve esforça-se demasiado. Se costuma jogar squash, está na altura de mudar para ténis.

Patinagem e esqui
Se já tem bastante experiência em qualquer destas atividades, poderá continuar a praticá-las durante a gravidez, mas deverá sempre ter cuidado e evitar quaisquer saltos, pois uma queda mais séria poderá pôr em risco o bebé ou provocar um aborto ou parto prematuro.

Natação e desportos aquáticos
A natação é um desporto bastante recomendado durante a gravidez. fortalece tanto a musculatura das pernas e do abdómen como os músculos envolvidos na respiração. Desportos como o esqui aquático ou os saltos para a água deverão em todo o caso ser postos de parte como hipótese. Existem curso de natação específicos para mulheres grávidas.

Equitação
Algumas mulheres; continuam a praticar equitação durante a gravidez. O principal risco reside na possibilidade de um acidente, que poderia desencadear um aborto ou um parto prematuro. A prática intensa de equitação deverá, pois, ser evitada.

Ginástica
Caso tenha a possibilidade de participar num curso de preparação para o parto, não hesite em fazê-lo.
Nesse curso pré-natal ser-lh-ão ensinados entre outras coisas, exercícios de relaxamento que também poderá pôr em pratica em casa. Ensinar-lhe-ão a lidar com dores próprias do parto, discutir-se-ão vários aspetos; relativos à maternidade e partilhar e obter o apoio emocional de outras mulheres grávidas.

Fonte: O guia da gravidez felicitas


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