segunda-feira, 14 de março de 2011

Tratamento da flebite

Flebite significa inflamação de uma veia. Como termo clínico, a flebite significa inflamação de uma veia superficial, ou seja, uma veia que se encontra perto da superfície da pele.
Não se aplica a uma trombose de uma veia profunda, em que a inflamação se dá em veias maiores, mais profundas.
A flebite é, por isso, mais rigorosamente denominada tromboflebite superficial (trombo significa coágulo de sangue).
A tromboflebite é ligeiramente mais comum nas mulheres devido à sua associação ao parto, pílula anticoncepcional e veias varicosas.
Quase sempre ocorre devido a uma infecção local, como um furúnculo ou um abcesso, ou devido uma pancada.
Surge na pele como um coágulo de aparência mole, sólido, vermelho. Isto é devido ao coágulo de sangue aderido fortemente às paredes da veia. Não existe, por isso, perigo de parte do sangue se soltar e formar um êmbolo, causando uma trombose em qualquer outro local. Isto acontece com as tromboses profundas, quando o risco de uma embolia pulmonar está presente.
A tromboflebite superficial é, por isso, incómada, mas não perigosa. 
Sintomas
  • Goágulo mole, vermelho, firme sob a pele
  • Comichão sobre o inchaço duro
  • Se houver infecção, pode ter febre


Devo ir ao médico?
Se tiver um coágulo ou qualquer outro problema de pele, e a zona ficar dorida, dura e inchada, vá ao médico.
O que fará o médico?
Se houver infecção, o seu médico fará primeiro um tratamento à base de antibioticos e de pomadas locais anti-sépticas e antibióticas. Quando a infecção estiver sob controlo, o coágulo de sangue dissolver-se-á, diminuirá e eventualmente desaparecerá sem deixar vestígios.
Se o coágulo de sangue for grande, pode deixar uma pequena cicatiz, idêntica a um nódulo, ao ser palpada. No entanto, mesmo que o coágulo fosse sufucientemente grande para bloquear completamente a veia, não haverá problemas. A rede de veias nas camadas superiores da pele é tão vasta que se abrem novos canais para levar a cabo a tarefa da veia obstruída.


O que posso fazer?
Poderá ser mais confortável comprimir a área afectada com uma compressa elástica. Isto levará a que o sangue corra rapidamente, evitando assim que se formem mais coágulos.
O tratamento médico levará à cura em duas semanas.
Se sentir comichão, use uma pomada apropriada, para aliviar a irritação.

Fonte: Guia médico da mulher

12 comentários:

luciana_xuca disse...

Fiz uma cirurgia e depois aparecer um inchaço e avermelhado na area da coxa. Esse inchaço acaba? O que deve fazer ?

Maria disse...

Olá Luciana! Pode acontecer que após uma cirurgia, haja sinais inflamatórios na sutura cirúrgica, ou seja apresente zona avermelhada, dor, calor e edema (inchaço).
Normalmente coloca-se gelo, pois o gelo actua como anti-inflamatório. O gelo não deve entrar em contacto directo com a pele, deve ser envolvido num saco ou num tecido para não provocar queimaduras.
Se o inchaço nada tem haver com a sutura cirúrgica, pode também colocar gelo e fazer repouso.
Se estes sinais presistirem por alguns dias ou se aumentarem de tamanho, o melhor será consultar o seu médico, para que ele possa avaliação a sua situação. Rápidas melhoras. Obrigada pela sua participação no blogue

Paulo disse...

Olá, parabéns e obrigado pelo texto claro.

Fiz uma cirurgia com infusão durante a internação de 8 dias, tive irritação e extravasamento das veias do braço esquerdo que sumiram em alguns dias. No entanto voltei depois da alta para emergencia para fazer uma TC, e fui liberado em 8 horas, mas nesse periodo fiz infusão de antibioticos (referente ao tramento pos cirurgico) no braço direito, que me gerou mais sequelas que no braço esquerdo. Bom, faz 3 semanas dessa ultima infusao e os sintomas da irritação diminuiram bastante (sumiu a dor ao movimentar, vermelhidao, e sensação de "choque"), no entanto persiste uma certa dormencia da pele (em uma area menor que a inicial). Mas tendo em vista o tempo (3 semanas), isso é normal ? Vai sumir completamente essa leve dormencia ? Devo me preocupar com ebolias futuras? Fico curioso qual a razão dessa dormencia: pouca irrigação, nervos atingidos (foi próximo a mão, no antebraço...), residuo de coagulo ? Muito obrigado!!!

Maria disse...

Olá Paulo! A pele contém imensas terminações nervosas, que captam o calor, o frio e a dor. O que provavelmente aconteceu é que uma ou mais das terminações nervosa existentes na pele ficaram lesionadas pela "agulha", ou cateter venoso.
Normalmente ao fim de algum tempo essa sensação passa, não havendo qualquer consequência no futuro.
Pois também não há qualquer risco de embolia, isso acontece nas veias profundas que nunca são puncionadas devido ao facto de estarem muito profundas.
Mas se essa sensação continuar deverá consultar o seu médico.
Rápidas melhoras
Obrigada pela sua participação

Anónimo disse...

OLá boa noite!

Sou Adriana, injetaram em minha veia do braço analgésicos , e após 24 h fiquei com flebite, tomei anti flamatórios por 3 dias e já se passaram 8 dias e ainda não sarou e está voltando a ficar avermelhado. Estou preocupada... isso é normal? bjos Obrigada!

VAL disse...

Boa noite!
Meu nome é Valéria, há 1 mes e 15 dias, tive tromboflebite superficial no braço direito, em razao de dormonid na veia. Tomei antiinflamatorio por um bom tempo, fazia compressa morna, melhorei, o medico disse que ainda irei sentir dores, ele retirou o antiinflamatorio. Mas, até hoje sinto dor como pontadas, formigamentos na mão, e tenho preocupaçao com embolia, e se piorou...se corro riscos. Até quando sentirei tudo isso?
Obrigada.

Anónimo disse...

oi estou triste pois uma pessoa de minha familia tem; mas obriagada pelo conselho

Anónimo disse...

Ola, sou Cristina, e espero que alguem possa me ajudar. Fiz uma aplicacao de escleroterapia em minhas pernas mas o medico errou na dosagem e acabei ficando com um grave hematoma que apos 3 semanas continua inflamado, parecendo uma ferida. Usei a pomada Trok indicada por ele mas sem bons resultados. Agradeco alguma sugestao..

Anónimo disse...

Olá recebi uma pancada bem forte de retro escavadeira na perna esquerda nao fraturou mais ta mt inchada e fui internada com flebite tomei soro e aumentarao os analgesicos estou preocupada pois varias bolhas e bem vermelho posso fazer compressa com gelo"

Anónimo disse...

quantas vezes por dia tem que fazer a compresa?

Anónimo disse...

olá quebrei o meu joelho a ajguns meses e agora estou com um vermelhidão e inchaço logo abaixo do joelho.o que pode ser....

Mary A disse...

Olá! Fiz uma esclero com espuma, a veia do pé(a que fica em cima) está dura e com alguns coágulos, é normal, o que devo fazer?
Agradeço

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.





Pesquisa personalizada