sábado, 16 de fevereiro de 2013

Os 10 Mandamentos da atividade física

Os 10 Mandamentos da atividade física

Na prevenção dos Acidentes Cardiovasculares

Seja Diferente Previna o Acidente!

  1. O objetivo principal da atividade física é a promoção da saúde e do bem estar.
  2. A atividade física regular não significa apenas atividade desportiva, de lazer ou competitiva, mas engloba também formas diversas de atividade diárias menos intensas, como andar a pé, subir escadas, correr, nadar,dançar, jardinagem, andar de bicicleta, etc. Estas são igualmente geradoras de benefícios em termos de saúde.
  3. A atividade física regular combate a obesidade, baixa a pressão arterial, sobe o colesterol protetor e melhora a circulação arterial.
  4. As vantagens da atividade física regular não se limitam à prevenção das doenças cardiovasculares, mas também às outras situações: previne a osteoporose, a prisão de ventre, é a melhor arma anti-stress, ajuda-o a deixar de fumar.
  5. Antes de iniciar qualquer programa da atividade regular, consulte o seu médico: ele é o conselheiro ideal para o ajudar a escolher a modalidade mais adequada para si.
  6. Para que a atividade física seja benéfica em termos de prevenção das doenças cardiovasculares, ela deve ser regular e progressiva. A prática diária da marcha em passo acelerado é um excelente programa da atividade física.
  7. Os programas da atividades física devem iniciar-se na infância para se obterem os melhores resultados.Atualmente as crianças estão cada vez mais sedentárias, com todos os inconvenientes daí decorrentes. No entanto... nunca é tarde para começar!
  8. O fato de ter praticado atividades física intensa na sua juventude, não lhe concede uma proteção contra as doenças cardiovasculares, se deixar de realizar atividades física e /ou estiver sujeito a outros fatores de risco. Ter sido praticante não é uma vacina.
  9. A atividade física regular vai aumentar a sua esperança de vida, mais importante, vai melhor a sua qualidade de vida!
  10. A sensibilização da população para a importância da atividade de física na prevenção de diversas doenças deverá ser iniciada muito cedo na escola. Não se demita do seu papel como pai, mãe, ou educador incentivando a prática por aqueles que o rodeiam. Se já pratica convença outros a praticar.

Fonte: Fundação portuguesa de cardiologia

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

10 Mandamentos da Alimentação Saudável

10 Mandamentos da Alimentação Saudável na Prevenção dos Acidentes Cardiovasculares

Seja diferente, Previna o Acidente!

Uma alimentação saudável, variada, equilibrada e adequada às necessidades individuais, é fundamental para prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares.

Estes "mandamentos" podem ser adaptados aos hábitos e preferências de cada um, de forma gradual:
  1. Não esqueça o pequeno almoço, fundamental na sua manhã: leite ou iogurte, pão ou cereais e uma peça de fruta, constituem uma refeição saudável.
  2. Faça várias refeições por dia. Merendar a meio da manhã e da tarde, ajuda-o a controlar a apetite e a evitar os "grandes"almoços e jantares.
  3. Seja generoso no consumo diário de hortaliças e legumes. Podem ser frescos ou congelados, crus ou cozinhados, nunca esquecendo a sopa.
  4. Os cereais e derivados (pão, arroz, massas, feijão,etc...) são fundamentais numa alimentação equilibrada. Preferia sempre os "escuros" (menos refinados) e utilize-os em todas as refeições.
  5. Coma mais frequentemente peixe e aves (sem pele) em substituição das carnes vermelhas. Evite os produtos de charcutaria e outros derivados da carne pois são muito ricos em sal e gordura.
  6. Use leite e derivados magros ou meio gordos. Evite as natas e os queijos gordos.Experimente substituir as natas por iogurte.
  7. Use mas não abuse da fruta.Coma 2 a 3 peças por dia, evitando ingeri-la isoladamente.
  8. Seja moderado na quantidade e cuidadoso na escolha das gorduras que utiliza. Para temperar e cozinhar prefira o azeite. Se optar por óleos ou margarinas vegetais, verifique se suportam bem a temperatura. Evite os fritos.
  9. Atenção ao açúcar. Diminua o consumo de bolos e doces, prefira os caseiros, mas nos dias de festa... Reduza gradualmente o açúcar que adiciona às bebidas ou substitua-o por adoçante.
  10. Quando ao sal... modere a quantidade quando cozinha e não use o saleiro à mesa. Não se esqueça do sal escondido em alguns alimentos. Dê aroma e sabor aos seus cozinhados com muitas ervas aromáticas e um "cheirinho" de especiarias.

E não esqueça: beba água com e sem sede, mantenha um peso adequado e pratique atividade física regular.

Estes "mandamentos" adaptam-se a todos, mas se necessitar de um acompanhamento mais personalizado, peça ao seu médico para lhe indicar um nutricionista ou dietista, que o ajudarão a modificar os seus hábitos alimentares e a ter uma vida mais saudável. Drª. Elsa Feliciano (Grupo de Intervenção Comunitária-Nutrição).


Fonte: Fundação portuguesa de cardiologia

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cuidados com o seu bebé

O banho do bebé
Mesmo que a enfermeira de obstetrícia ou as enfermeiras lhe tenham explicado como dar banho ao bebé, é possível que não se sinta muito à vontade ante a perspetiva de ter de fazê-lo.

Cuidados com os olhos
Pode acontecer que, de vez em quando, as pálpebras do bebé se colem, pois os olhos segregam um líquido amarelado.
Para a limpeza dos olhos, utilize discos de algodão ou compressas previamente molhadas em água fervida já fria. Não utilize o mesmo algodão para limpar os dois olhos.
Os olhos devem sempre ser limpos de dentro para fora, para que não se alastre uma possível infeção. Caso os olhos lhe pareçam inflamados, consulte o pediatra.
A maioria dos bebés à nascença tem olhos de um azul acinzentado.
Caso a cor dos olhos do seu bebé se venha a alterar, é um processo que se dá ao longo de semanas e meses.

A temperatura certa para dormir
Pode ser perigoso para os bebés estarem deitados em ambientes demasiados frios ou demasiados quentes, pois ainda não conseguem regular a temperatura do seu corpo. Nas primeiras semanas após o nascimento, a temperatura ambiente deverá situar-se entre 21 a 22 graus; mais tarde é suficiente que esteja a 18ºC.
O quarto do bebé pode perfeitamente estar um pouco mais fresco na hora de dormir.
É preferível usar várias mantas finas para tapar o seu filho, pois assim pode variar a quantidade consoante a temperatura ambiente.

A posição correta para dormir
Ao contrário do que se fazia antigamente, hoje em dia já não se aconselha deitar a criança de barriga para baixo, para evitar o risco de morte súbita. Em vez disso, deverá deitar o seu bebé de barriga para cima ou de lado, no entanto apoie a sua decisão no médico assistente.

As fraldas indicadas
Tenha em mente os seguintes aspetos:
  • A fralda não deve irritar a pele. Deve absorver e reter a humidade.
  • A fralda deve estar larga entre as pernas, de modo a deixar bastante liberdade de movimentos ao bebé, o que evita danos nas articulações da bacia.
  • Todas as opções de fralda atualmente no mercado correspondem a estas exigências.
  • Durante a muda da fralda, não se esqueça de mimar bastante o seu bebé, pois isto é o mais importante para o bem-estar dele.

Mudar a fralda após cada refeição
Nos primeiros meses, o seu filho irá molhar a fralda sensivelmente de 20 em 20 minutos! È evidente que seria quase impossível mudar-lhe a fralda a esse ritmo. A pele do bebé aguenta bem um pouco de humidade, pelo que é perfeitamente suficiente que mude a fralda após cada refeição ou no intervalo , quando "lhe cheirar".
A maioria dos bebés acaba por ficar com a pele inflamada, independentemente do número de vezes que lhe muda a fralda. Nas crianças que têm uma pele particularmente sensível, deve prevenir-se esta situação aplicando uma camada fina de pomada protetora. Estas inflamações não se devem ao contacto com as fraldas de plástico, pois não fazem mal à pele.

Mas se uma parte da pele estiver constantemente húmida, sem possibilidades de apanhar ar, os fungos e as bactérias que estão presentes nos excrementos conseguem desenvolver-se melhor.
Posto isto,o "rabinho assado" de vez em quando é quase inevitável.
Não se culpabilize se o seu bebé apresentar uma vez por outra o rabinho vermelho, sobretudo nas primeiras três a quatro semanas.

Os cuidados regulares são importantes
Para que não chegue a esse ponto, mude imediatamente a fralda se esta tiver cocó. Quando a urina e as fezes se misturam, forma-se o amoníaco, que ataca a pele. As fraldas descartáveis modernas absorvem o molhado, pelo que a mistura de urina e fezes é reduzida, forma-se menos amoníaco e a pele delicada do bebé não fica tão irritada.Sempre que mudar de fralda, limpe bem o rabinho com água, mas sem sabão (todos os excrementos do corpo são solúveis em água) e de seguida seque-o bem, Se estiver fora de casa, os toalhetes húmidos são práticos. Os restos de pomada são mais fáceis de retirar se utilizar um algodão com óleo para o bebé ou então toalhitas de bebé.

Um rabinho assado precisa de muitos cuidados
  • Caso a pele tenha ficado inflamada, tem de ser limpa com muito cuidado.É preferível usar óleo de bebé do que água. Evite também as toalhetes húmidos, pois contêm álcool. A pomada para as assaduras só deve ser aplicada sobre a pele bem limpa, para que possa penetrar na pele e não fique logo pegada à fralda. Não ponha uma camada muito grossa de pomada, pos isso impede a respiração da pele. Para além disso, se aplicar demasiado creme, irá entupir os poros da fralda.
  • Interrogue-se também se haverá algo que possa ter irritado apele. As fraldas de pano não devem conter resíduos de detergentes.
  • A origem da irritação da pele pode também estar na alimentação. Se estiver a amamentar, tente perceber se a vermilhidão surge quando comeu, por exemplo, morangos ou citrinos (laranjas, tangerinas). Ou será que a criança bebeu o seu primeiro puré de cenoura? Se a vermilhidão não passar ao fim de alguns dias, e caso se tenham desenvolvidos borbulinhas e gretas, leve imediatamente o seu filho; ao pediatra ou ao médico assistente.
Poderá estar perante uma infeção por fungos (sapinhos), que tem de ser combatida com medicamentos.

A pele do rabinho precisa de ar
Depois da limpeza, se possível deixe sempre o seu bebé espernear um pouco sem fralda. É claro que o quarto tem de estar a uma temperatura agradável (entre 22 a 25 graus).
Para que não se molhe, deite-o de barriga para cima, sobre uma fralda aberta. Desde que o bebé não se movimente e se desvie da fralda, os resultados são garantidos.

Sugestões para o banho
  • Visto que numa fase inicial o banho pode ser difícil para si, deve preparar previamente todos os utensílios de que necessita, assim como a muda de roupa.
  • Algumas crianças demonstram algum medo quando são colocadas numa banheira grande, pois ainda estão habituadas ao aperto do ventre materno. Poderá portanto protegê-la melhor e proporcionar-lhe mais diversão com uma banheira pequena.
  • Os bebés adoram ser massajados após o banho. Sempre que tenha tempo, deve esfregá-lo com um óleo para bebé morno.

Fonte: O guia da Gravidez- Felicitas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Fumar e tomar pílulas combinadas que contêm estrogénio aumenta o risco cardiovascular


Fumas e usas pílulas combinadas com estrogénios?
Se disseste que sim podes estar em risco de ter um efeito secundário considerado grave. Fumar e tomar a pílula combinada aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Fumar aumenta o risco quando se usa a pílula com estrogénio
Quanto mais idade tiveres e mais cigarros fumares, maior é a probabilidade de um evento cardiovascular (enfarte, AVC).

Existem outras opções
Que outras alternativas existem? Se fumares e queres ter um método contracetivo adequado, deves considerar deixar de fumar ou tomar um método contracetivo sem estrogénio. A Organização Mundial de saúde aconselha a contraceção sem estrogénio a partir dos 35 anos para quem é fumadora.

Método sem estrógenios, uma alternativa para mulheres que fumam
Uma alternativa contracetiva para as mulheres que fumam é a contraceção sem estrogénios: pílula, implante ou dispositivo intra-uterino. Com estes métodos, terás menor probabilidade de ter os efeitos associados aos estrogénios. dores de cabeça, náuseas, dor e tensão mamária.

Fala com o teu médico
Existem vantagens em usar métodos sem estrogénios. Fala com o teu médico qual o contracetivo adequado para ti.

Leia também este post: Vantagens da pílula
Leia também este post: Métodos contracetivos

Fonte: MSD
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