Seja diferente, Previna o Acidente!
Uma alimentação saudável, variada, equilibrada e adequada às necessidades individuais, é fundamental para prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares.
Estes "mandamentos" podem ser adaptados aos hábitos e preferências de cada um, de forma gradual:
- Não esqueça o pequeno almoço, fundamental na sua manhã: leite ou iogurte, pão ou cereais e uma peça de fruta, constituem uma refeição saudável.
- Faça várias refeições por dia. Merendar a meio da manhã e da tarde, ajuda-o a controlar a apetite e a evitar os "grandes"almoços e jantares.
- Seja generoso no consumo diário de hortaliças e legumes. Podem ser frescos ou congelados, crus ou cozinhados, nunca esquecendo a sopa.
- Os cereais e derivados (pão, arroz, massas, feijão,etc...) são fundamentais numa alimentação equilibrada. Preferia sempre os "escuros" (menos refinados) e utilize-os em todas as refeições.
- Coma mais frequentemente peixe e aves (sem pele) em substituição das carnes vermelhas. Evite os produtos de charcutaria e outros derivados da carne pois são muito ricos em sal e gordura.
- Use leite e derivados magros ou meio gordos. Evite as natas e os queijos gordos.Experimente substituir as natas por iogurte.
- Use mas não abuse da fruta.Coma 2 a 3 peças por dia, evitando ingeri-la isoladamente.
- Seja moderado na quantidade e cuidadoso na escolha das gorduras que utiliza. Para temperar e cozinhar prefira o azeite. Se optar por óleos ou margarinas vegetais, verifique se suportam bem a temperatura. Evite os fritos.
- Atenção ao açúcar. Diminua o consumo de bolos e doces, prefira os caseiros, mas nos dias de festa... Reduza gradualmente o açúcar que adiciona às bebidas ou substitua-o por adoçante.
- Quando ao sal... modere a quantidade quando cozinha e não use o saleiro à mesa. Não se esqueça do sal escondido em alguns alimentos. Dê aroma e sabor aos seus cozinhados com muitas ervas aromáticas e um "cheirinho" de especiarias.
E não esqueça: beba água com e sem sede, mantenha um peso adequado e pratique atividade física regular.
Estes "mandamentos" adaptam-se a todos, mas se necessitar de um acompanhamento mais personalizado, peça ao seu médico para lhe indicar um nutricionista ou dietista, que o ajudarão a modificar os seus hábitos alimentares e a ter uma vida mais saudável. Drª. Elsa Feliciano (Grupo de Intervenção Comunitária-Nutrição).
Leia também este post: 10 Mandamentos do Controlo do Tabagismo
Fonte: Fundação portuguesa de cardiologia
0 comentários:
Enviar um comentário