terça-feira, 12 de outubro de 2010

Informação prática para as utilizadoras de Nuvaring ( Anel Vaginal)


Decidiu, em conjunto com o seu médico, que Nuvaring é um método contraceptivo que melhor se aplica a si?
O seu médico já lhe explicou como se utiliza Nuvaring?

Vou descrever de uma forma sucinta os passos importantes para que possa iniciar este método.

O que é o Nuvaring?

O Nuvaring é um método contraceptivo normal mensal. Apresenta-se sob a forma de anel vaginal, flexível, transparente e praticamente indolor. No interior do anel encontra-se as hormonas contraceptivas, que se vão libertando enquanto o anel se encontra no interior da vagina. As doses são muito baixas e actuam de forma a impedir a ovulação evitando assim uma gravidez (de forma semelhante à da pílula contraceptiva).
O Nuvaring apresenta-se em embalagem individual (1 anel), dentro de uma saqueta, que permite que se possa abrir e voltar a fechar.

Como se coloca e retira Nuvaring?

O Nuvaring é colocado e retirado pela própria utilizadora.
Deve lavar bem as mãos antes de colocar ou retirar o anel vaginal.
  1. Retire Nuvaring da saqueta
  2. Pressione o anel entre os dedos
  3. Escolha uma posição cómoda para colocar o anel vaginal
  4. Introduza profundamente o anel na vagina
  5. Empurre o anel o mais possível, até que se sinta confortável. A posição exacta do anel no interior da vagina não é importante para que seja eficaz. Por este motivo qualquer posição é valida, e não existe possibilidade de se enganar.

Três semanas dentro, uma fora.

1) O anel deve permanecer na vagina desde o dia que é colocado e durante três semanas seguidas, ininterruptamente.

2) No fim de 3 semanas, tem de retirar o Nuvaring, e deve fazê-lo no mesmo dia da semana em que colocou. Por exemplo se o colocou na quarta-feira, aproximadamente às 22.00 horas, deve retirá-lo 3 semanas depois, na quarta-feira, aproximadamente às 22.00horas.

3) Depois de retirar o anel, deve estar uma semana sem utilizar outro anel novamente. Durante esta semana, surgirá normalmente uma hemorragia parecida com a menstruação.

4) Coloque um novo anel exactamente uma semana depois (novamente no mesmo dia da semana, aproximadamente à mesma hora), mesmo que a hemorragia vaginal não tenha ainda terminado.

5) O anel utilizado deve ser posto na sua saqueta original e deitado fora com o lixo doméstico. Não deve deitar na sanita.


Utilização de Nuvaring pela primeira vez

Se não está usar nenhum método contracepção hormonal, a altura ideal para inserir o Nuvaring é entre 1-5 dia da menstruação e usar também durante 7 dias o preservativo (designado método de barreira).

Se está a tomar a pílula combinada, a altura ideal para usar o Nuvaring é no dia seguinte ao intervalo sem pílula, não havendo necessidade de usar preservativo.

Se está a usar um método com progestagénio ( pílula; implante ou injectável), poderá usar em qualquer dia (pílula), dia em em que é retirado o implante, ou no dia previsto para administração da injecção seguinte. Tendo o cuidado de usar o preservativo por 7 dias de utilização do primeiro anel.
Durante o resto do ciclo e todos os seguintes, Nuvaring protegê-la-á de uma gravidez não desejada.


Para sua tranquilidade:

A colocação e remoção são muito fáceis. É o que afirma a maioria das mulheres.

A colocação e remoção não são dolorosas e não correrá o risco de se magoar (mesmo se tiver as unhas compridas).

O anel não pode se perder no seu corpo. A única maneira que o anel tem de sair da vagina é pelo mesmo local por onde entrou.

Não existe qualquer problema se for necessário utilizar um tampão vaginal ao mesmo tempo que usa o Nuvaring.
Não existe qualquer problema em ter relações sexuais com o anel colocado na vagina. È possível que o o parceiro sinta o anel, mas a grande maioria dos homens não coloca qualquer objecção ao seu uso.

O Nuvaring pode ser expulso acidentalmente (por exemplo, se tiver prisão de ventre ou ao retirar um tampão). Se o anel for expulso, pode lavá-lo com água fria ou morna (nunca quente), e voltar a colocá-lo (Nuvaring nunca deverá estar fora da vagina durante mais de 3 horas).

Conserve o Nuvaring na sua saqueta original. O Nuvaring pode ser guardado até 4 meses a temperaturas não superiores a 30 graus.

O Nuvaring não deve ser utilizado depois da data na embalagem, ou seja, 4 meses depois da data de compra e nunca depois da data escrita na embalagem.

Fonte: Nuvaring (Oganon)

Artigos relacionados:
 Anel vaginal contraceptivo (Nuvaring)
Nuvaring com aplicador oferece mais confiança e satisfação
Como usar o anel Circlet

466 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   1 – 200 de 466   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

Sensacional. começei a usar em Dezembro e acho que até à data é o melhor método contraceptivo, além disso, não sinto qualquer efeito secundário, como o que aconteceu-me com o uso da pílula e do DIU, este último tive que o retirar pois estava-me a provocar anemia e fortes dores abdominais. Estou muito satisfeita.

Anónimo disse...

Eu não acho resposta em lugar algum. Na semana sem NuvaRing, a terceira, ele continua funcionando? Ou precisa de camisinha?

Maria disse...

Durante a semana que retirou o anel , surgirá normalmente uma hemorragia parecida com a menstruação. Não necessita de usar camisinha, pois não há risco de engravidar nesta semana, pois há descamação do endometrio (camada interna do útero, onde fixa o ovo quando há fecundação).

Anónimo disse...

Com um mês de uso, ainda é necessário utilizar a camisinha?

Maria disse...

Se usa o anel a um mês não necessita de usar camisinha ( preservativo). Recomenda-se o uso do preservativo apenas nos primeiros 7 dias seguintes após a colocação do anel.

Anónimo disse...

Oi :)
É a primeira vez que uso o anel e tem 10 dias que o coloquei, vi no comentário acima que só necessita de outro método antes de 7 dias. É realmente seguro não utilizar outro método em tão pouco tempo?
Desde já, obrigada.

Maria disse...

Olá! Obrigada pela sua participação no blog.
Segundo a literatura em relação ao anel Vaginal, realmente não necessita de usar outro método depois dos 7 dias de utilização.
Para melhor esclarecimento, vou colocar uma pequena parte do post aqui."Se não está usar nenhum método contracepção hormonal, a altura ideal para inserir o Nuvaring é entre 1-5 dia da menstruação e usar também durante 7 dias o preservativo (designado método de barreira)".

"Se está a tomar a pílula combinada, a altura ideal para usar o Nuvaring é no dia seguinte ao intervalo sem pílula, não havendo necessidade de usar preservativo".

Se usa um método com progestagénio ( pílula; implante ou injectável), poderá usar em qualquer dia (pílula), dia em em que é retirado o implante, ou no dia previsto para administração da injecção seguinte. Tendo o cuidado de utilizar o preservativo por 7 dias de utilização do primeiro anel.
Durante o resto do ciclo e todos os seguintes, o Nuvaring vai protege-lá de uma gravidez não desejada. Espero que tenha ajudado, mas se contínua com alguma dúvida em relação a este método contraceptivo procure o seu médico ou enfermeiro, para um melhor esclarecimento.

Anónimo disse...

OLA USO NUNVARING A 3 MESES E POR ACIDENTE NAO ME PREVINI NA RELAÇÃO E AI ESTOU NO 6 DIA,TEREI QUE TOMAR PIRULA DO DIA SEGUINTE??

Maria disse...

Olá! Se usa o Nuvaring há três meses não necessita de usar outro método contraceptivo para evitar a gravidez.
O Nuraving confere-lhe protecção a partir do 7º dia após a sua utilização, por isso não necessita de tomar pílula do dia seguinte por já está protegida de uma gravidez indesejada há 3 meses.

Anónimo disse...

Oi meninas. POr favor, me ajudem. Como tenho ovários policísticos, minha ginecologista disse que o mais indicado seria o Diane e que ele melhoraria minha pele em poucos meses. Mas tenho gastrite crônica e senti enjôos e fortes dores abdominais. Alguem sabe me dizer se o Nuvaring´é o melhor metodo para quem sofre de problemas no estomago, se ele serve para tratar os ovarios policisticos e se melhora a pele? Obrigada. REnata

Maria disse...

Olá Renata ! Realmente a Diane é uma pílula de alta dosagem que normalmente é usada por quem tem ovários poliquisticos, e problemas de acne. Deve ser usada por um período de 2 anos. Mas se ao tomar a Diane, a sua gastrite ficou pior, o melhor é consultar o seu médico para prescrever outra pílula que possa resolver o seu problema.
O Nuraving é um método também usado por quem tem problemas com a toma da pílula, é um excelente método mas não resolve o seu problema de ovários poliquistícos, nem da pele.

Anónimo disse...

Eu comecei a usar pela primeira vez o Nuvaring há 15 dias no primeiro dia da menstrução, só que desde então meu fluxo não acabou, sendo variável a intensidade. Eu estou numa viagem e não consegui contato com minha médica. Devo tirar o anel?

Maria disse...

Pode acontecer que no início do uso do Nuraving haja alguma instabilidade no fluxo menstrual, com o uso volta a normalidade.
Se continuar assim para o próximo mês deverá contactar a sua médica.

Anónimo disse...

Olá, estou a usar o Nuvaring faz 3 meses e estou bastante satisfeita, mas gostava de saber se existe algum problema em retirar o anel e colocar logo outro de forma a não mestruar e se devo manter as 3 semanas ou retirar mais cedo?
Obrigada

Anónimo disse...

OLá, Bom dia!
Comecei a utilizar o nuvaringa fas aproximadamente 2 semanas e tenho 2 dúvidas, por favor, me ajude!
1 - Durante a 1ª semana de uso do NUvaring, tive relações sexuais com meu namorado e o mesmo gozou dentro, posso ter ficado grávida?
2 - Quando tenho relações sexuais com meu namorado sinto muito incomodo com o nuvaring, poderia tirar no momento da relação (utilizar camisinha) e coloca-lo depois do ato sexual (antes de terminar as 3h) pois como vc comentou acima, o nuvaring só pode ficar fora da vagina no prazo máximo de 3h.
Obrigada pela ajuda,
Fico no aguardo da resposta!

Anónimo disse...

Nao consigo colocar o nuraving, coloco e ele começa a sair quando tento introduzilo ele é mto flexivel e nao congigo empurra-lo para dentro o que devo fazer???

Maria disse...

Não há qualquer problema em fazer o anel vaginal de forma contínua. Ao fim das três semanas, em vez de fazer uma pausa para permitir a descamação do endométrio (menstruação), pode introduzir outro anel vaginal.
Não traz qualquer problema para a sua saúde.

Maria disse...

Resposta ao comentário dia 10/06/2011
O Nuraving deverá ser introduzido profundamente na vagina.
1º Retire Nuvaring da saqueta
2º Pressione o anel entre os dedos
3º Escolha uma posição cómoda para colocar o anel vaginal
4º Introduza profundamente o anel na vagina.
5º Empurre suavemente o anel o mais possível, até que se sinta confortável.
A posição exata do anel no interior da vagina não é importante para que seja eficaz. Por esse motivo, qualquer posição é válida.

Maria disse...

Resposta ao comentário dia 9/6/2011,
É necessário saber em primeiro lugar:
Se no mês anterior usou pílula combinada ( estrogénio e progesterona).
Se usou não há qualquer problema porque mantém proteção, não correndo risco de engravidar.
Se no mês anterior não teve qualquer proteção hormonal, teria de usar preservativo durante os primeiros 7 dias de uso de Nuraving.
Para saber se está grávida, poderá fazer um teste de gravidez da farmácia ou então consultar o seu médico.
Se sente desconforto quando tem relações sexuais, provocado pela presença do anel vaginal poderá tirar, mas nunca deverá estar fora da vagina durante mais de 3 horas. Pode lavá-lo com água fria ou norma mas nunca quente e voltar a colocá

susana disse...

nao tirei o anel passado as 3 semanas, quando dei por isso ja tinha passado 4. o anel passado as 3 semanas perde o efeito?? agora posso tar gravida?? e que ja o tirei e ainda nao mestroei...

Anónimo disse...

estava usando pilula, porem devido a ter intolerancia gastrica meu médico me sugeriu trocar pelo nuvaring. Terminei de tormar meus comprimidos hoje quinta-feira, então meu médico sugeriu que no primeiro dia da menswtruação eu coloque o nuvaring já. ISso poderá prejudicar o ciclo ou irei menstruar normalmente?
COm esta ação tb estarei mudando a data do meu ciclo menstrual correto? adiantando em 1 semana...
Por favor aguardo resposta pois terei logo irei menstruar..

Anónimo disse...

Dia 1 de Junho inseri o anel pela primeira vez e no primeiro dia da minha menstruação (anteriormente não estava a tomar nenhum tipo de método). Tive relações a partir do 8º dia sem qualquer outro tipo de protecção e durante 6 dias seguidos. Há possibilidades de, neste caso, ficar grávida? Também houve um dia em que lavei o anel com água quente. O que acontece, perde ou reduz o efeito do mesmo em contacto com água quente?

Maria disse...

Olá Susana! O anel deve permanecer na vagina 3 semanas seguidas. Se manteve o mesmo anel na vagina por mais uma semana, poderá correr algum risco de estar grávida, para esclarecer essa duvida, será melhor fazer um teste de gravidez. Para não se esquecer a colocação e a remoção do Nuraving, poderá aceder ao sistema de alerta por SMS.
Para aceder a este serviço (grátis) basta enviar do seu telemóvel, no dia em que coloca o Nuvaring, um SMS para o nº 4421 com a mensagem "NUVA". A partir desse momento receberá pela mesma via uma confirmação do seu registo.Três semanas após o dia do registo, receberá um SMS alertando-a para a colocação de um novo anel vaginal.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 23 Junho 2011.

Segundo a literatura do Nuvaring, deve haver proteção de barreira durante os primeiros 7 dias de uso de Nuvaring, logo ao 8º dia está protegida contra uma gravidez. Quanto a lavagem do anel deverá ser feita em água norma e não quente, pois a temperatura da água poderá alterar o medicamento (a dose hormonal que o anel contém) correndo o risco de engravidar.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 23 junho de 2011 as 08:44

Em princípio não haverá qualquer alteração no seu ciclo, se colocar o anel vaginal no primeiro dia da sua menstruação, passadas 3 semanas terá de remover o anel vaginal e será menstruada normalmente.
Deve retirar o anel vaginal no mesmo dia que colocou, por ex: se o colocou na quarta-feira, aproximadamente às 22.00 horas, deve retirá-lo 3 semanas depois na quarta -feira aproximadamente às 22.00 horas.

Anónimo disse...

Meu ginecologista receitou o nuvaring e utilizei pela primeira vez este mês, eu retirei o anel na quinta feira dia 07 e hoje é domingo dia 10 e ainda não menstruei, o que pode ter ocorrido? Meu noivo utilizou camisinha em todas as relações, será que pode ser um disturbio já que é meu primeiro mês com o anel?

Anónimo disse...

Há algum problema se começar a utilizar o Anel a meio do mês? Isto é, fora do ciclo menstrual?

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 10 de Julho de 2011
Desculpe a demora da resposta. Penso que neste momento o seu problema esta resolvido.
Pois se usou proteção durante os primeiros 7 dias, após aplicação do anel vaginal, não há razões para estar preocupada.
Obrigada

Anónimo disse...

Olá
eu tirei hoje o anel pq confundi o dia
45 minutos depois eu me toquei do que fiz o lavei e o coloquei novamente... porém como eu ia jogar fora enrolei ele num papel higienico e coloquei dentro de um saquinho...
Ele perdeu sua funcinalidade?
Fico aguardando resposta

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 18 de Julho.
Poderá introduzir o anel vaginal a meio do ciclo,
tomando as medidas de proteção (uso do preservativo). O anel deve permanecer na vagina durante as 3 semanas seguidas, à quarta semana deve retirar-lo.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 25 de Julho 2011.

Fez bem introduzir novamente o anel. O anel pode permanecer fora da vagina cerca de 3 horas sem haver qualquer problema, após este tempo perde a sua função .

Anónimo disse...

Olá!
Eu comecei a utilizar o anel, e na última semana (pouco antes da 3º semana) comecei a ter hemorragias. No entanto retirei o anel na devida altura, mas continuei aquilo que acredito que seja a hemorragia. E dentro de poucos dias terei que voltar a por o anel e ainda continuo com a dita cuja. As minhas questões são as seguintes: é possível ter hemorragias e a menstruação ao mesmo tempo? E qual a diferença física entre elas?

Danielly Colares disse...

Caso eu tenha esqueçido a hora q foi colocado o anel?
O que deve ser feito?

Danielly Colares disse...

Tenho q tirar ele no final da proxima semana mais exatamente no dia 22 na segunda feira.... que é o final da terceira semana, foi colocado na segunda dia 25 de julho se lembro bem foi a tarde ou de tardizinha... O que devo fazer??

Anónimo disse...

Olá alguem me pode ajudar...
estava a usar nuvaring há 3 semanas, mas fiz mal as contas e retirei um dia antes o que faço agora? tirei o anel há 3 dias e ainda nao menstruei, é normal?

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 31 de julho 2011
Pode acontecer que no início do Nuraving apresente algumas irregularidades do ciclo menstrual ( pequenas perdas de sangue). Com o uso, essas irregularidades tendem a desaparecer.

Maria disse...

Olá Danielly, segundo a literatura do Nuvaring,
coloque um novo anel exactamente uma semana depois (novamente no mesmo dia da semana, aproximadamente à mesma hora), mesmo que a hemorragia vaginal não tenha ainda terminado.Para não se esquecer a colocação e a remoção do Nuraving, poderá aceder ao sistema de alerta por SMS.
Para aceder a este serviço (grátis) basta enviar do seu telemóvel, no dia em que coloca o Nuvaring, um SMS para o nº 4421 com a mensagem "NUVA". A partir desse momento receberá pela mesma via uma confirmação do seu registo.Três semanas após o dia do registo, receberá um SMS alertando-a para a colocação de um novo anel vaginal.Assim o risco de esquecer é menor.

Anónimo disse...

Olá,

Tenho pavor de engravidar, então minha médica recomendou o uso de NUVA uma vez que algumas vezes atrasava a ingestão da pípula, mas nunca acho que 01 único método seja seguro, sempre usei pílula junto com camisinha. E agora estou querendo combinar o NUVA com a pípula para então descartar a camisinha. É perigoso?

Grata

Maria disse...

O anel vaginal já contém hormonas capazes de evitar a gravidez. Se usar o anel e a pílula está a fazer uma sobrecarga de hormonas.

Anónimo disse...

Vou para o 2º NUVA, mas tenho receio de deixar de usar preservativo por nao ter 100% de certeza se esta bem colocado. Se nao o sentir, signifca que está bem colocado e terá a sua eficácia total para não ficar grávida? Tenho um enorme receio... Obrigada

Anónimo disse...

Minha namorada já usa o NUVA a bastante tempo, e sempre coloca e retira num sábado, porem não colocou neste sábado e estará colocando hoje (segunda), teremos algum problema por não ter colocado no dia correto?? e ela terá que retirar o anel depois de quanto tempo (21 ou 19 dias)?
pois tivermos relações sexuais tanto no sábado quanto no domingo...

Anónimo disse...

Continuação do post anterior.....
tirou sábado (11/09)
menstruou (14/09)- 4 dias de corrimento(14,15,16,17)
ela teria que colocar (17/09)
Colocou (19/09)
Relações sexuais (17/09 e 18/09)
Corremos grandes riscos ??

Anónimo disse...

Uso o nuvaring há 2 meses. Semana passada retirei ele, fiquei mestruada e após 7 dias coloquei um novo, entretranto algumas horas depois do que deveria ter colocado. E tive relação sexual sem outro metodo contraceptivo nesse mesmo dia que o coloquei. Devo tomar a pilula do dia seguinte? Posso estar gravida?

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 18 de setembro
7 dias após colocação do 1º anel vaginal, já está protegida de uma gravidez, isto é a informação que temos acerca do Nuvaring.
O anel vaginal dentro da vagina pode ficar em qualquer posição, porque contínua a ser eficaz, pois contém hormonas que se vão libertando ao longo de 3 semanas.
O anel deve ser colocado o mais profundamente possível na vagina de maneira a não sentir, pois pode ser desconfortável.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 19 e 23 de setembro.
O anel deverá ser colocado no dia correto, para não esquecer há sistema de alerta por sms, ue evita os esquecimentos.
Se a sua namorada usa o nuvaring já a muito tempo, está protegida de uma gravidez.
O risco de engravidar no inicio do ciclo
menstrual é quase nula. A mulher engravida quando se dá a ovulação,( libertação dos óvulos do ovários) isto só acontece a meio do ciclo menstrual.
Mas é importante seguir as instruções do nuvaring para diminuir o risco de gravidez.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 2 de outubro 2011
Se usa o nuvaring há dois meses, já está protegida de uma gravidez, não necessita de usar preservativo.
7 dias após a colocação do 1º anel vaginal já está protegida de uma gravidez, segundo a literatura do nuvaring.

Anónimo disse...

OLá gostaria de uma resposta era pra eu tirar o anel dia 4 mas esqueci e tirei dia 6 o que isso pode ocorrer?

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 6 de Outubro de 2011.

Agora deve colocar o próximo anel, na próxima semana, a contar do dia 6.

nininha disse...

Olá meninas,

Bom,eu uso nuvaring ha 1 ano e sempre tive os sangramentos(borras de cafe) no meio de todos os ciclos,só que este mês,além de eu ter tido esses sangramentos,minha menstruação,(ou sangramento intenso), desceu uma semana antes de eu tirar o anel...O que será que pode ter acontecido já que sempre usei o nuvaring corretamente???

obrigada!!

Anónimo disse...

Ola,estou no primeiro anel tenho 44 anos coloquei o anel no primeiro dia da mestruaçao mais na segunda semana com o anel a mestruaçao voltou ja vou tirar daqui a quatro dias e estou ainda com sangramento estou com medo de colocar o anel de novo no proximo ciclo!

Anónimo disse...

Nunca fiz uso de qualquer outro método anticoncepcional a não ser camisinha,gostaria de saber se fazendo o uso correto do NUVARING meu marido pode gozar dentro?Gostaria muito que me tirassem essa dúvida para que eu possa iniciar o uso.Desde já agradeço!

Anónimo disse...

Eu tirei o nuvaring sábado de manha, e de noite tive relações sexuais, ocorreu a ejaculação dentro, eu realmente nao tenho risco de engravidar? ou seria melhor eu tomar uma pilula do dia seguinte?

Maria disse...

Olá Nininha!
É normal haver pequenas perdas sanguíneas durante o uso do Nuvaring.
Se você colocou o anel na data correta, a hemorragia deveria também vir na altura certa.
Se voltar acontecer, o melhor é procurar o seu médico para saber se existe algum problema

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 12 de Outubro 2011
É normal que nos primeiros meses do uso do Nuvaring haja algumas irregularidades no seu ciclo menstrual.
Coloque o próximo anel na data correta, mesmo que tenha ainda perdas sanguíneas.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 12 de Outubro 2011
Após 7 dias de uso do Nuvaring, (aproximadamente uma semana depois do uso do Nuvaring), não necessita de usar preservativo ( isto é o que diz a literatura do Nuvaring)que está descrita no post do Nuvaring.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 16 de Outubro 2011
Ora se retirou o anel, significa que passaram 3 semanas. Certo!
O nuvaring protege de uma gravidez a partir do 7º dia após a sua utilização.
Não necessita de fazer a pílula do dia seguinte, porque passaram as três semanas.

Anónimo disse...

Uso o nuvaring há 8 meses, sempre direitinho, por conta problemas pessoais, acabei tirando o anel 1 semana antes do dia correto, e tive relação desprotegida no dia seguinte a retirada. Como já retirei errado mesmo, estou esperando o sangramento.Ainda faltam dois dias para o sangramento. Gostaria de saber se estou correndo risco, seria necessário o uso da pilula do dia seguinte? Obrigada, Gi

Anónimo disse...

OLá... Medicamentos como Antibióticos, anti-inflamatórios e até mesmo piroxican (que tomo para cólicas menstruais) interferem na eficácia do NuvaRing? Agradeço desde já....

Anónimo disse...

O NUVARING é recomendado para mulheres com mais de 40 anos? tenho 44 anos e gostaria muito de experimentar. Nunca usei nenhum método hormonal. Este seria o primeiro. Obrigada

Cláudia L. disse...

Boa tarde,

Já uso o anel há imenso tempo mas entretanto estive sem usar neste último ano.

Voltei a usar este mês e coloquei no 1º dia da menstruação, porém, cessou-se imediatamente e até agora (passaram 3 dias) ainda não voltou (a menstruação)...

Devo continuar a usar e tirar daqui a 3 semanas (procedimento normal) ou retirar e ir ao médico?
Obrigada.

Maria disse...

Olá Cláudia!
Deve continuar usar o anel vaginal e tirar daqui a 3 semanas. Se daqui a 3 semanas não voltar a menstruação deve então contactar o seu médico.

Anónimo disse...

O NUVARING é recomendado para mulheres com mais de 40 anos? tenho 44 anos e gostaria muito de experimentar. Nunca usei nenhum método hormonal. Este seria o primeiro. Obrigada

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 2 de Novembro 2011
O Nuvaring é um novo método contracetivo, pode ser usado por qualquer mulher, em fase reprodutiva.
Se vai usar o anel pela primeira vez, tem que usar preservativo até ao 7º dia de uso do nuvaring, para ficar protegida de uma gravidez não desejada.

Anónimo disse...

Coloquei o Anel no sábado e ontem tive relação desprotegida!!! Posso tomar pilula do dia seguinte?

Anónimo disse...

Uso o anel a algum tempo mas entretanto comecei a tomar antidepressivos e tive relações com o meu marido. Fiquei com medo de engravidar pois não sei se eventualmente estes possam diminuir a eficácia do anel.

Anónimo disse...

Olá, meu no é Andrea.
Eu estou usando o anel pela primeira vez porém segui todas as regras. Transei apenas depois de 8 dias de uso e depois de 3 semanas retirei o anel e fiz uma pausa de 7 dias porém NÃO veio a mestruação mas continuei seguindo as regras, depois dos 7 dias voltei a inserir o anel, na qual já estou faz uma semana. É normal não vir a mestruação? há alguma possibilidade de estar grávida? pelo menos não estou sentido nada e já fiz alguns testes e deram negativo, hoje tem 15 depois da última relação.

Anónimo disse...

Estou no 1º mês do uso do Nuva.Usei de acordo com as instruções.Retirei o anel na sexta dia 11\11 e hj dia 15\11 a menstruação ainda não chegou.Algum risco de gravidez?Qual é o periodo normal para que ela chegue?

Maria disse...

Olá Andrea!
Se teve todos os cuidados com o uso do Nuvaring, e até já fez alguns testes de gravidez e estavam negativo, não há razões para estar preocupada.Às vezes no início do uso do NUVA, poderá haver algumas irregularidades.

Anónimo disse...

Coloquei anel e aguardei 21 dias e retirei..mas nao foi no mesmo horario....porem ja se passaram 7 dias e ainda nao desceu !!!! So q tive relações sexuais tres vezes mas tomei tbm a pilula do dia seguinte.....e estava com ovario policistico.......e a medica me deu anel pra regular...será q nao desceu por isso ou posso estar gravida ?

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 25 de Novembro de 2011
Após a 7 º dia do uso do anel Vaginal, não necessita de usar outro método de contracetivo, nem de usar a pílula do dia seguinte.
Antes do 7 º dia teria de usar preservativo, se não estava a tomar a pílula.
Se a menstruação não veio, terá de fazer um teste de gravidez ou consultar o seu médico

Gabriela disse...

Bom dia!
Menstruei dia 15 de Novembro (terca) e na sexta dia 18 coloquei o anel.
No dia 1 de Dexembro (ontem) resolvi tirar por querer engravidar. Qual a probabilidade de ter engravidado? Considerando que tenho relacao sempre com meu marido!

Anónimo disse...

Coloquei o anel pois achei que tinha descido minha menstruação mas não era era só um corrimento meio marrom, mesmo assim coloquei o anel, quero saber se ta certo eu deixar e esperar as 3 semanas ou devo tirar e colocar somente quando descer mesmo.

Anónimo disse...

Minha namorada está usando NuvaRing a 1 mês. Nesse período tivemos relações sexuais e gozei dentro.
Ela retirou o anel dia 04.12 e a menstruação veio 3 dias depois.

1-Desde que ela tirou o anel no dia 4.12 não gozei dentro. Se tivesse gozado teria problema?

Ela vai recolocar o anel 7 dias depois(11.12) na hora correta.

2-É preciso esperar mais 7 dias para fazer o efeito do anel? Ou podemos tranzar tranquilamente?

Anónimo disse...

Eu usei o Nuvaring acidentalmente fora do prazo de 4 meses... sua data limite para utilização era até 27/10/11 e eu o inseri dia 21/11/11... porém o retirei dia 27/11/11 pois meu organismo não se adaptou bem a nenhum tipo de hormônio, logo após retirar eu tive sangramentos na semana seguinte...existe algum risco quanto a isso? Eu tb tive relações sexuais sem uma proteção alternativa nos primeiros 7 dias... e atualmente tenho sentido sintomas que confundem entre uma TPM e de gravidez... existe o risco de estar grávida?

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 19 de dezembro 2011
Primeiro tem de fazer um teste de gravidez ou então consultar o seu médico para saber se está gravida.
Nos primeiros sete dias após a colocação deverá usar preservativo para prevenir uma gravidez não desejada, após os sete dias pode ter relações sem proteção.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 10 de Dezembro
Se a sua namorada já usa o anel há um mês, agora no próximo mês não necessita de usar proteção.
Os 7 dias de proteção corresponde apenas para o 1º mês do uso do Nuvaring, isto apenas para quem iniciou como método contracetivo o anel vaginal- Nuvaring.
Se a sua namorada antes usava por exemplo pílula, pois não necessita de proteger-se durante 7 dias, pois já tem proteção da pílula.

Maria disse...

Olá Gabriela!
Cada mulher por mês só tem cerca de 30% de engravidar, Se usou o anel ou outro método contracetivo, tem de manter a sua vida sexual pelo o menos 4 meses para ficar gravida sem o uso de qualquer contracetivo. Para engravidar o seu corpo precisa de se libertar das hormonas do ane

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 3 de Dezembro 2011
Deve continuar a usar o anel vaginal e retirar daqui a três semanas.

Anónimo disse...

Nunca usei nenhum contraceptivo, e estou pesquisando qual seria o melhor para mim.
Irei casar e não quero filhos por enquanto...

eu colocando o NUVA no 1° dia da minha menstruação e ter uma relação sexual uma semana depois não necessitarei de camisinha?
Fico no aguardo, obrigada
Anne

Anónimo disse...

estou usando o anel pela primeira vez amanha tenho que tira mais nao estou consequindo tirar o anel nao estou vendo ele?tem possibilidade de sai sei eu ter visto?

Juliana disse...

Oi Maria, accidentalmente retirei o anel uma semana antes do correto (ja a tres dias) tive uma relação mas foi coito interrompido...uso o nuva a 4 meses... quando devo voltar a colocar o anel? tem riscos ou sao minimos? Obrigada!

Maria disse...

Olá Juliana!
Deve voltar a colocar o anel Vaginal no primeiro dia da menstruação, até lá deve usar preservativo.
Após a colocação do anel vaginal deve também usar preservativo até ao 7º dia de uso, para prevenir uma possível gravidez.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 24 de Dezembro 2011.
Não necessita de ver o anel vaginal, basta introduzir o dedo na vagina e com certeza que vai retira-lo. Veja no post do Nuvaring como se faz.

Maria disse...

Olá Anne!
Segundo a literatura do Nuvaring (anel Vaginal), deve colocar o anel vaginal no primeiro dia da menstruação e durante os primeiros 7 dias terá de usar preservativo.

Anónimo disse...

ola tenho uma questao
no dia 29 de novembro veio me a menstruaçao tirei o anel dois dias antes mais ou menos mas depois nao voltei a por porque quis fazer uma pausa entretanto tive relaçoes com o meu namorado mas sempre cm cuidado acontece que a menstruaçao ainda nao veio ja passaou mais de 28 dias que é o ciclo normal sera normal atrasar ou devo estar preocupada?

Anónimo disse...

Ola!
Tive relação sem camisinha no 7º dia de uso do NUVA.Tem risco de engravidar?Não usava nenhum hormonio antes. Posso tomar pílula do dia seguinte?
Obrigada

Anónimo disse...

Oii!
Estou com uma complicação com o meu anel.
Ele está saindo, como se estivesse sendo expelido...e isso nunca me aconteceu antes ( e uso o anel a 1 ano e pouco)E notei tb qndo tentava recoloca-lo, não estava ficando pq parece q o colo do meu utero está um pouco inchado. Agora não sei se isso q esta fazendo com q o meu anel nao se encaixe...e acredito q meu utero esteja assim pq retiro o anel já este domingo (08/01)
Gostaria de saber se eu tirar o Anel hj (06/01) é uma boa ideia, já q estou encomodada com o fato dele ficar saindo.

Anónimo disse...

Uso nuvaring tem 4 meses porem ontem quando fui retirar nao encontrei ele to desesperada pois nao vi ele saindo nem nada do tipo, meu utero esta baixo tem possibilidade de estar por tras?

Anónimo disse...

Boa tarde, Este blog esta realmente interessante para quem usa o Anel.

A minha duvida é a seguinte, uso o anel vaginal a um ano consecutivo, porem em setembro tive fortes dores de dentes e tive que recorrer ao medicamento clonix, e tomei de forma esxeciva (nessa altura a tava no 1 dia da minha mesntruação que veio certinha mas durou apenas dois dias) apartir de setembro trnho notado mesntruação com pouco fluxo com algumas colicas mas descendo sempre no dia correcto, mas dura apenas cerca de 3 a 4 dias. pode ser do uso do anel ou pode ser possivel gravidez.

Agradecia uma resposta.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 3 de Janeiro.
Espero que o seu problema já esteja resolvido, caso contrário é melhor fazer um teste de gravidez ou procurar o seu médico de família.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 5 de janeiro de 2012
Se é o primeiro mês que usa o Nuvaring e não usou antes nenhum outro método contracetivo hormonal, só podia ter relações sexuais desprotegida após o sétimo dia de uso do Nuvaring. Para ficar mais tranquila, faça um teste de gravidez.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 6 de janeiro às 06.04
O anel deverá ser introduzido o mais profundo possível na vagina.
Não é normal o anel estar a sair da vagina. Se acontece com frequência deve consultar o seu médico, para ser observada ( colo do útero inchado), se essa situação incomoda-a, deve falar ao seu médico na possibilidade de mudar para outro método contracetivo.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 6 de Janeiro de 2012 às 10:49
Para retirar o anel vaginal basta introduzir o dedo profundamente na vagina, e puxa-lo.
Se o seu útero está baixo, então introduza o útero com ajuda dos dedos com um movimento para dentro e procure com o dedo o anel, este procedimento deve ser feito deitada na cama.
Se mesmo assim o seu problema não ficou resolvido deverá consultar o seu médico.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 8 de Janeiro 2012
O fluxo menstrual tem a tendência para diminuir quando é usado um método contracetivo hormonal.Isto acontece para quem usa pílula e também para quem usa o anel vaginal.
Em principio, não é uma gravidez mas uma consequência de quem usa o anel vaginal ou outro método contracetivo hormonal.

Karla disse...

Faço uso do Nuvaring ha 5 anos, e tenho percebido que tem mês que menstruo e fico uns 3 sem menstruar, isso é normal?

Anónimo disse...

Ola,boa tarde,uso o anel a 3dias,mas noto que sinto desconforto abdominal,sinto-me inchada e com dores na zona pélvica mais concretamente na zona do ovário esquerdo,sei que ele está bem colocado,pois não o sinto.antes tomava a pilula e como não me dava bem a minha ginecologista aconselhou-me o anel,mas agora estou confusa com estas dores,são normais?

Anónimo disse...

Boa tarde.. estou no 3º mês do anel... mas minha pausa acaba amanhã e minha menstruação não veio... é normal?

Anónimo disse...

olá, eu usei o anel por 2 meses. retirei o ultimo há 3 dias e já menstruei. gostaria de voltar a usar pilula. quando devo tomar a primeira?

Anónimo disse...

Olá,Meu nome é Raquel eu uso o Nuvaring a 3 anos e neste final de semana eu deveria ter posto o anel no sábado, mas estava viajando em um lugar um tanto isolado e não encontrei para comprar lá! então acabei botando o anel só na segunda feira! imagino que não tenha grandes problemas pois eu deveria ter posto no sábado a noite e coloquei na segunda pela manhã, não deu pouco mais de um dia de atraso! mas queria saber se devo aguardar os 7 dias como se tivesse posto o anel pela primeira vez ou se posso ter relação normal sem camisinha.
Brigada!

Maria disse...

Olá Karla!
Poderá ser normal, mas o que está descrito é que quando é feita a pausa, há uma hemorragia, que pode ser pequena.
Se faz a pausa após as três semanas tem que menstruar.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 16 de janeiro 2012
O anel vaginal é colocado na vagina,tem uma ação local e não sistémica é normal que sinta algum desconforto abdominal, poderá ser passageiro. Mas se o desconforto provocar muito incomodo e continuar por muito tempo, é melhor consultar o seu médico.

Maria disse...

comentário relativo ao dia 20 de Janeiro 2012
Normalmente há sempre uma hemorragia após as três semanas de uso do anel vaginal, é o que está descrito pela literatura do Nuvaring.
Se a sua menstruação não veio, terá de consultar o seu médico, ou ginecologista.
Há sempre algum fluxo mestrual, pode é ser muito reduzido.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 21 de Janeiro 2012
A primeira pílula deve ser tomada no mesmo dia que iria colocar o anel vaginal, isto uma semana depois de retirar o anel vaginal.

Maria disse...

Olá Raquel!
Quando há alguma falha, o melhor é não arriscar, usar o preservativo como método de barreira.
o mesmo acontece com a pílula, quando há um esquecimento a recomendação é sempre usar o preservativo.

Anónimo disse...

Retirei o anel uma semana antes, o que devo fazer?

Carol disse...

oi maria... meu nome é ana, e eu deveria ter colocado ontem a noite, mas como esqueci de comprar, coloquei somente agora, as 11 hs. ja uso a mais de 3 meses,
terei q usar outro metodo?
obrigada

Anónimo disse...

Olá, Já estou usando Nuvaring a 4 meses, todo m~es, na segunda semana após ter inserido o anel, sinto dores no abdomem, mal estar, fico muito irritada e deprimida, seria conveniente trocar por outro método ou esse tempo ainda está em fase de adaptação? Por favor, me responda. Obrigada.

Anónimo disse...

NUVARING PODE PREJUDICAR SUA SAÚDE:
http://www.legaltube.com/breaking-news-hot-list/nuvaring/nuvaring-birth-control-linked-to-serious-health-risks.aspx

http://www.legaltube.com/breaking-news-hot-list/nuvaring.aspx

http://www.mastersoftrivia.com/blog/2011/05/the-5-most-dangerous-and-potentially-deadly-side-effects-of-nuvaring/

Anónimo disse...

ola bom dia eu tenho uma duvida estou usando o nuvaring a coisa de 2 anos nunca tive problemas veio sempre certinho todos os meses, a minha duvida e como tinha passado 3 dias da data de colocar o anel eu esse mês não o coloquei, este mês já coloquei tenho tido relações desprotegidas com o anel colocado posso engravidar?

Anónimo disse...

Estou usando o Nuvaring pela primeira vez e me confundi e retirei exatamente na quarta semana e na hora certa. Conforme informado na bula, o meu ciclo virá no segundo ou terceiro dia, certo? Ou vai ocorrer alteração do mesmo? em uma estimativa de quanto tempo?

Obrigada.

Anónimo disse...

Bom dia.
quando se utiliza pela primeira vez o nuvaring, de acordo com as regras deve usar preservativo durante os primeiros 7 dias, e necessario usar preservativo durante os primeiros sete dias de cada mes, ou so e necessario no primeiro mes?

Maria disse...

No final das três semanas, o anel vaginal tem pequena quantidade de hormonas. Em princípio não está gravida, uma vez que esqueceu de retirar o anel no final do ciclo, o risco de engravidar é a meio do ciclo.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 5 de fevereiro de 2012
Após a retirada do anel vaginal, normalmente 2 a 3 dias a menstruação aparece, mas poderá levar mais dias.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 6 de fevereiro de 2012
Quando usa o Nuvaring pela primeira vez, deve usar preservativo apenas no primeiro mês, durante os 7 dias seguintes, nos mês seguintes não necessita de usar preservativo para prevenir uma gravidez não desejada.

Anónimo disse...

Oi Boa noite?
gostaria de saber se depois q passa as três semanas usando o anel vaginal,se eu posso esta utilizando o mesmo anel no outro ciclo mestrual...

Maria disse...

A cada ciclo o anel vaginal terá de ser mudado, anel contém hormonas capazes de evitar uma gravidez, se manter o mesmo anel vaginal no outro ciclo menstrual seguinte o risco de engravidar é muito grande, porque o anel já não tem as hormonas para libertar, tem apenas um anel sem qualquer poder de evitar a gravidez.
O anel vaginal em contacto com a vagina liberta gradualmente hormonas por isso é importante mudar a cada ciclo

Anónimo disse...

Boa noite. Usei no mês anterior pilula combinada. Mas estive os 21 dias com o período ligeiro. Mudei para o anel no dia seguinte a ter acabado a pilula combinada, sem intervalo de 7 dias, tal como me foi dito pela farmacêutica. Mas pelo que estou a ler na net, fiz mal. As minhas perguntas são : faz mal eu ter colocado logo o anel? E em caso de diarreia ou vomitar, estou protegida?
Muito obrigada.

Maria disse...

Não há problema ter feito o anel vaginal sem intervalo.
Como não fez o intervalo, só vai menstruar daqui a 4 semanas, usa o anel durante 3 semanas seguidas e a 4 semana faz a pausa para menstruar.
Se apresentar diarreia ou vómitos, não se preocupe porque o anel vaginal tem uma ação local no interior da vaginal. Gradualmente as hormonas vão ser libertadas durante 3 semanas.
Pois se tiver vómitos ou diarreia não terá qualquer influência na contraceção.

Anónimo disse...

Olá, Comecei a usar o nuvaring e no mesmo dia tive relação sem preservativo, fiquei preocupada, pq além disso na embalagem a validade é de 2013, mas reparei q está escrito a mão q só podia ser inserido até 07/2011, devo tomar a pilula do dia seguinte?

Maria disse...

Se no mês anterior usou a pílula, não necessita de estar preocupada, por está protegida.
Mas se não usou nenhum método hormonal (pílula) no mês anterior, e este mês está a usar o nuraving pela primeira vez, teria de usar o preservativo até fazer 7 dias de uso de nuvaring.
Em relação a validade do nuvaring é melhor consultar onde foi comprado e ou cedido para esclarecer a dúvida.

Anónimo disse...

olá! tenho uma questão complicada a fazer..
é o seguinte: comecei a usar o anel vaginal há faz hoje 7 dias e nao usava nada antes, pilula, diu, nada. ora, o meu periodo acabou ontem. acontece que nesse mesmo dia tive relações desprotegidas e houve ejaculação dentro da vagina. gostaria de saber se ha alguma possibilidade de estar gravida ja que, apesar de ainda nao ter feito os 7 dias recomendados para o anel vaginal fazer efeito o periodo tinha acabado mesmo nesse dia .. se puder responder-me o mais depressa possivel ficar-lhe-ia muito agradecida

Anónimo disse...

Boa noite e desde já um mto obrigada por este seu fórum!
Tenho uma questão: Retirei o anel dia 13 Fev e deveria te-lo colocado novamente dia 20 Fev. Acontece que me esqueci e só o coloquei ontem, 21 Fev aproxidamente 24horas após o correcto.

Sei que passando os 7 dias de intervalo há o risco de a ovulação reiniciar e como tive relações desprotegidas dia 19Fev gostaria de saber se é mesmo indicado a toma da pilula do dia seguinte; considerando que a irei tomar com 72h de atraso.

Muito obrigada!

_Miaugusty disse...

Ola Maria .

Comecei usar o anel , sem presquiçao medica . Corro risco de n ter uma boa adaptaçao?

Anónimo disse...

Tomo anticpncepcional há 6 anos, fiz um mês de pausa e fiquei menstruada no dia certo. Com o conhecimento E indicação do meu médico coloquei o Nuvaring no sétimo dia após a menstruação, ou seja, não foi entre os dias 1 e 5. Nos primeiros 7 dias usei camisinha. Ele leva os mesmos 7 dias para fazer efeito ou fica o mês inteiro sem funcionar? Há possibilidade de gravidez?

Maria disse...

Comentário dia 21.02.2012
Não é necessário tomar pílula, terá de usar o preservativo apenas durante os sete dias, uma vez que houve atraso na retirada do anel.

Maria disse...

Comentário 29.02.2012 09:28
Poderá fazer o anel Vaginal, sem prescrição médica mas o mais indicado é informar o seu médico do seu uso.
Se tiver alguma dificuldade na sua adaptação ou dúvida no uso do anel deve então consultar o seu médico

Maria disse...

Comentário 29.2.2012 as 19:02
Após 7 dias do uso do anel vaginal, já tem proteção contra uma gravidez não desejada.
É o que está descrito na literatura do Nuvaring.

Anónimo disse...

oi! uso nuvaring há uns 03 meses. nunca tive tpm, mas esse mês, lá pelo meu 17º dia meu seio inchou e está bastante dolorido nas laterais. As vezes, sinto um pouco de cólica. E também umas dores de cabeça. Eu realmente não lembro se coloquei o anel na data certa desta vez, mas vez passada coloquei com dois dias de atraso. Como não estou aguentando estes sintomas, retirei o anel ontem (era pra tirar somente quarta) pra ver se desce logo. Minha dúvida é: o nuvaring causa esses efeitos colaterais? Há problema em tirar o anel antes das 03 semanas? Como tirei antes, será que levará apenas 03 dias para descer ou corre o risco de atrasar um pouquinho?

obrigada desde já pela atenção!

Anónimo disse...

OLÁ FUI RECEITADA A FAZER USO DE NUVA A MENOS DE 1 MES, POIS SEMPRE FIZ REAÇOES AS PÍLULAS, POREM INSERI O ANEL DIA 02/03, JA ENTENDI QUE DEVO ME PREVINIR PELOS 7 PRIMEIROS DIAS, COM UM OUTRO MÉTODO CONTRACEPTIVO, E VI TMBM QUE SE NA HORA DAS RELAÇOES ME ENCOMODAR, OU ENCOMODAR MEU PARCEITO, POSSO RETIRA-LO E ANTES QUE COMPLETE 3 HORAS DEVO INSERI-LO NOVAMENTE, MAIS ISSO É CERTO? POSSO TIRAR SEMPRE NAS HORAS DAS RELAÇOES E RECOLOCA-LO APÓS, SEM PROBLEMAS NENHUM. DESDE JA AGRADEÇO.

Anónimo disse...

boa noite!
coloque o nuvaring hoje pela primeira vez... nao sinto mais ele, estou preocupada em derrepente ele ter se perdido em meu corpo, na 3 semana eu consigo tira-lo...
por favor, me ajudem

Anónimo disse...

Gostaria de saber se posso tomar NOLVAGINA?Pois li na bula que quando for fazer uso de qualquer medicamento deve primeiramente constatar um medico.

Anónimo disse...

Olá, comecei a usar o nuvaring a uns 2 meses, segui tudo certinho. Uma semana antes de retira-lo tive perda de sangue de modo que nas relações sexuais tb saia sangue, depois na terceira semana retirei o anel, fiz a pausa de minha mestruação veio e recoloquei o anel certinho, no dia certo, e horário...passaram mais 3 semanas ( desta vez não houve nenhum sangramento) e retirei, só que faz 3 dias e minha menstruação não veio, meios seios estão inchados, estou preocupada, será que tem algum risco de estar grávida?

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 5 de Março 2012 16:44
O anel vaginal poderá dar algum desconforto (tensão mamaria), desconforto abdominal, irregularidades menstruais, normalmente acontece no início do seu uso, que tende a melhor com o uso contínuo.
O anel vaginal para fazer efeito, terá de permanecer no interior da vaginal 3 semanas seguidas. Se continuar a ter desconforto mamario,deverá consultar o seu ginecologista ou médico assistente para que possa fazer outro método contracetivo.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 5 de Março de 2012 16:48
Se tiver desconforto durante as relações sexuais provocado pelo o anel vaginal, poderá tira-lo sempre, mas não esquecendo de coloca-lo ao fim de 3 horas e deve passar por água tépida.
Não existe problema, porque mesmo sem o anel na vagina, está protegida de uma gravidez pelo um período de 3 horas, está descrito na bula.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 5 de Março de 2012 18:12
O anel ao ser introduzido no interior da vagina, deixa de ter a perceção do anel, por o seu interior tem menos nervos, isto também acontece quando introduzimos o tampão.
Não se preocupe, o anel não se perde pelo o corpo, a única saída do anel é pela vagina.
Para ajuda-la melhor, consulte uma imagem do aparelho feminino, e ficará descansada quando observar que o anel não terá outra saída.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 8 de março de 2012 04:14
Será que quer dizer "nuvaring", o anel Vaginal também chamado assim, tem menos interferências com outros medicamentos que necessite de tomar, uma vez que não passa no tubo digestivo.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 9 de Março de 2012 08:13
O anel Vaginal poderá dar algum desconforto abdominal, algumas cólicas, desconforto mamario, quando é usado inicialmente. Após o seu uso contínuo poderá passar.
Se fez tudo certinho, em princípio não está grávida.
Se tiver dúvidas poderá fazer um teste de gravidez ou consultar o seu médico.

Anónimo disse...

ola começei a utilizar o nuvaring hoje logo no inicio da mestruação nos meses anteriores nunca tomei a pliula como diz no folheto apos 7 dias de utilização do nuvaring ja podemos ter relações sem poteção isso e mesmo assim???aguardo resposta

Anónimo disse...

Uso o anel varginal a 4 meses mais so usei camisinha nos 7 primeiros dias do primeiro anel, tenh que usar caminha nos 7 primeiros dias de cada anel ?

bruna disse...

Oie me respondam o mais rapido por favor , é q uso nuvaring a 2 meses , so q meu namorado gozou dentro hj , so q no sabado eu tenho q tirar o anel , preciso tomar a pilula do dia seguinte ou ja dar pra confiar no segundo mes ?

Tania disse...

Oi, meu nome é Tania e primeiramente gostaria de elogiar o espaço...é precioso pra quem faz uso do anel
Gostaria de tirar uma dúvida...Eu uso nuvaring ha mais de um ano, de forma continua...ou seja, faço a troca de 3 em 3 semanas. Não há período e quando há é algo semelhante a uma borra, n me incomoda.
Gostaria de saber se fico protegida mesmo se atrasar um dia na troca do anel...Era pra ter trocado dia 24, no domingo, e só consegui o anel no dia 25, segunda feira...e tive relaçoes sem camisinha na terça.
em caso de atraso na troca do anel, mesmo sendo de forma contínua, como proceder?
No entanto, meu namorado se incomoda com o anel durante a relaçao.Gostaria de saber tambem se as 3h que o anel pode ficar no corpo sao continuas ou se sao 3h ao longo dessas semanas
Por favor, me responda.
Grata, Tania

Anónimo disse...

Olá Maria, meu nome é Laura e tenho um dúvida... Uso o Nuvaring há 2 anos mais ou menos, sempre tiro e volto a retornar nas terças à noite, não tendo um horário certo para isso, mas sempre à noite. Porém desta vez esqueci de inserir o anel na terça à noite e o coloquei na quarta de manhã. Tem algum risco de ter ficado grávida? Tive relações no domingo e quinta. Notei que minha menstruação neste mês veio muito reduzida em relação a fluxo, quando o meu normal é ter um fluxo bem forte. Será que corro algum risco de estar grávida?

Anónimo disse...

Uso nuvaring a alguns meses , mais mês passado esqueci de colocar então esperei ficar mestruada novamente e coloquei fiquei os 21 dias tirei a 5 dias e ainda não fiquei mestruada isso pode ocorrer.

Anónimo disse...

Tirei o anel e esqueci de colocar de volta, passei 15 horas sem ele, corro o risco de engravidar?

Anónimo disse...

Olá, tirei o anel e esqueci de colocar. Quando lembrei tinham se passado 10h, mas estava há 1 h de distância do local onde meu anel estava. Então comprei outro e recoloquei. Estava na 2º semana. COmo faço?

Anónimo disse...

ola,tive uma pequena infecçao vaginal e usei o gino travogen creme 2 dias mas uma pequena quantidade. sera que tira o efeito do anel?

Anónimo disse...

Ola, eu tirei o anel segunda 09/04/2012 e menstruei ontem 11/04/2012 porém eu vou sair este fds e não queria estar com o fluxo mentrual muito grande, posso introduzir o anel antes do prazo? no caso eu teria que colocar segunda feira, posso adiantar e colocar na sexta? se sim e depois eu volto ao periodo normal (retirar e colocar na segunda) ou eu adoto sexta para ser a data de introduzir e retirar o anel?
Grata :*

Maria disse...

Se não quiser menstruar poderá colocar o anel de 3 em 3 semanas, não faz pausa e não menstrua.
Agora colocar mais cedo não vai resolver o seu problema, porque o endométrio (camada interna do útero) já começou a descamar, pois se introduzir não irá sortir o efeito desejável.
Normalmente quem usa o anel vaginal tem um fluxo menstrual muito reduzido.

Maria disse...

Comentário relativo ao dia 08 de Abril 2012
Se está na segunda semana do ciclo corre o risco de engravidar, tem que usar preservativo durante os 7 dias, uma vez que deixou o anel fora da vagina cerca de 10 horas. O anel poderá ficar 3 horas apenas fora da vagina.
Retira o anel vaginal só daqui a 3 semanas, uma vez que introduziu um anel novo.

Anónimo disse...

Usei nuva pela primeira vez no dia 24-03-12 deveria retirar no dia 20-04-12 só que no dia 18-04 eu retirei pq estava sentindo cólicas e estava saindo uma borrinha marron só que coloquei um novo hoje 20-04 e praticamente minha menstruação desceu coisa que eu não queria e nem quero mais. Tem algum problema ele vai continuar fazendo efeito ???? ou devo esperar novamente os sete dias ???

DANI disse...

Bom Dia Maria, Sou DANI
Uso o nuvaring há uns 5 meses, e por umas 3 vezes fiquei c om o mesmo, 4 semanas e retirei para vir a mesntruação, só que na ultima vez fiquei com o nuva 4 semanas e mais 2 dias(segunda q era pra ser retirado +a terça q retirei a noite, em seguida retirei para descer a menstruação. a menstruação desceu e eu recoloquei na segunda feira,(mais era pra ter recolocado na terça, quando coloquei na segunda a noite tipo umas 23 horas, quando foi umas 2 e pouco da manha tive relação desprotegida, corro o risco de engravidar? estou preocupada obrifgada

Bruna disse...

Boa tarde,
Costumo tomar pílula, mas este mês tentei começar com o Nuvaring. O problema que surgiu foi na colocação. Não fica nada como nas imagens, "lá no fundo". Aliás, o fim do Nuvaring fica já no finalzinho da vagina. Sentia-se mesmo só mexendo na vulva, sem introduzir o dedo na vagina. Pensei que pudesse estar mal posto, mas a verdade é que simplesmente não há espaço para pô-lo mais para o fundo e que na posição em que ele estava não incomodava nem o sentia ao andar/sentar/etc. No entanto parece-me impossível usar um tampão ou, principalmente, ter relações sexuais.
É normal que fique assim tão pouco para dentro? Poderá ter a ver com o tamanho da vagina?
Cumprimentos

Anónimo disse...

Oi Maria!
usei o anel vaginal primeira vez dia 08/04 no primeiro dia da minha menstruação já que não fazia uso de contraceptivos antes,exatamente uma semana depois tive relação normal sem nenhuma outra proteção,minha médica me informou que deveria usar o anel durante 21 dias e retirar no 22º dia, assim foi feito, retirei dia 29/04 mais até agora não menstruei é normal ocorrer atraso no 1º mês de uso? Uma outra dúvida minha médica me disse que ele fica encaixadinho no útero mais não é isso que eu sinto por mais que eu empurre ele nunca fica lá no fundo e durante as minhas relações sexuais eu costumo senti-lo e incomoda um pouco e em um desses incômodos eu o retirei tive relação normal e antes das 3 hs introduzir novamente, é correto fazer isso, e se for, posso fazer em todas as relações sexuais?

Maria disse...

Olá Francini!
Poderá haver algum atraso, se teve relações sexuais sem proteção após 7 dias à introdução do anel, não há razões para se preocupar.
No entanto se não tiver menstruação nos próximos dias, deve fazer um teste de gravidez.
O nuvaring fica encaixado não no útero mas sim no interior da vagina, se introduzir o dedo na vagina vai verificar que está na vagina e não no útero.
Quanto ao incomodo que sente as relações sexuais, poderá retira-lo sempre que tiver relações, nunca deixar o anel fora da vagina mais do que três horas.
Lave com água tépida e introduza novamente.

Maria disse...

Olá Bruna!
Normalmente não existe problemas na introdução do anel na vagina.
Se tem alguma dificuldade na introdução, deverá procurar o seu médico, pois ele poderá explicar-lhe como se deve fazer.

Anónimo disse...

Coloquei o NUVA pela primeira vez e tive relação desprotegida no primeiro dia de uso do anel,c medo de engravidar acabei tomando a pilula do dia seguinte,tem algum problema?risco de gravidez??

sarelfa disse...

Confundi as datas de tirar e colocar o anel. Pensei que me tivesse esquecido de o tirar qd devia. Assim que me veio à cabeça tirei-o à noite. No dia seguinte fui comprar outro e, com receio de ter de esperar para me vir a menstruação, coloquei um novo anel. Mas vi mal as contas do calendário e só teria de tirar o anel uma semana depois. Agora, mantenho o anel, e só faço pausa no próximo ciclo? Ou posso retirá-lo na mesma, na próxima semana, para fazer a pausa para a menstruação? De facto, tirei-o à noite. Estive sem anel umas 8 h. Não há problema em fazer a pausa na próxima semana? Ou é preferível não fazer pausa e iniciar novo ciclo?

Obrigada.

Anónimo disse...

Olá!
Hoje estou no decimo dia de uso de NUVARING, e ontem no nono dia eu tive relação sexual sem camisinha, mas como o NUVA estava machucando resolvi tira-lo e houve ejaculação dentro da vagina, o probelma é que ultrapassou o período de 3 horas fora da vagina, só lembrei de coloca-o de volta exatamente 4 horas e 30 minutos depois! O NUVARING PERDEU SUA FUNCIONALIDADE? DEVO COLOCAR OUTRO AGORA MESMO? CORRO O RISCO DE ESTAR OU FICAR GRAVIDA????? PELO AMOR DE DEUS ME RESPONDAM MUITO OBRIGADA BJOS!!!

Ana disse...

Uso nuvaring há 1 ano.
Nunca tive grandes problemas com o contracptivo.
Porém, este mês, durante a relação sexual o anel foi expelido. Coloquei imediatamente, mas sem lavá-lo.
A data para retirar o anel seria amanhã, dia 18/05. Contudo hoje pela manhã (17/05) minha menstruação veio, ainda com o anel. Os calculos estão corretos pois utilizo o serviço de aviso por SMS.
Devo retirar o anel hoje mesmo ou espero até o dia correto?
Há algum motivo para a antecipação da menstruação?

Desde já agradeço.

Fatima Costa disse...

ola.
Eu estou no primeiro mes de nuvaring,mas tenho uma duvida eu quando o coloquei empurrei bem para o fundo da vagina, mas o certo e que o anel desce e fica a entrada da vagina, ando sempre a empurra-lo mas o certo e desce sempre para baixo. Sera que posso ficar gravida por isso.
desde ja obrigado

Maria disse...

Comentário relativa ao dia 3.5.2012
Fez muito bem em tomar a pílula do dia seguinte, porque só estava protegida de uma gravidez após 7 dias de uso do Nuvaring, quando usado pela primeira vez.

Maria disse...

Olá sarelfa!
Pode deixar o anel na vagina até ao próximo ciclo ou então retirar para fazer pausa e introduzir outro anel na data prevista.

Maria disse...

Comentário relativa ao dia 16.5.2012
Pois o anel só pode ficar fora da vagina cerca de 3 horas.
O melhor é usar preservativo nas próximas semanas ou então introduzir um novo anel, tendo o cuidado de usar preservativo nos primeiros 7 dias após a introdução do anel, para evitar a gravidez.

Maria disse...

Comentário relativo 16.05.2012
O Nuvaring só pode ficar fora da vagina cerca de 3 horas.
Poderá usar um novo anel, tendo o cuidado de usar preservativo nos próximos 7 dias,
Se decidir usar o mesmo anel, deverá usar preservativo nas próximas semanas.
Se houver suspeita de gravidez deve fazer o teste de gravidez.

Maria disse...

Olá Ana!
Se os calculos estão corretos pois deveria de tirar o anel vaginal no dia 18.5.2012.
Poderá acontecer que a menstruação venha mais cedo em relação a data prevista para retirar o anel da vagina, mas devemos cumprir as datas.

Maria disse...

Olá Fátima Costa!
O anel vaginal para ser eficaz deve ficar bem no interior da vagina.
Se o anel fica a entrada da vagina não terá qualquer efeito contracetivo.
Introduza profundamente o anel na vagina
Empurre o anel o mais possível, até que se sinta confortável. A posição exacta do anel no interior da vagina não é importante para que seja eficaz. Por este motivo qualquer posição é valida, e não existe possibilidade de se enganar.

Maria disse...

Olá,
Já uso o nuvaring a mais de um ano, mas este mês esqueci a data de retirar, passei a semana inteira com ele e nessa semana tive relações, será que corro algum risco?
Obrigado

Anónimo disse...

Bom dia Maria!
Tive relações com 4 dias que havia colocado o anel pela primeira vez e tomei a pilula do dia seguinte...porem não retirei o anel.Este seria o procedimento correto???
Obrigada!

Anónimo disse...

Bom dia!
Uso Nuvaring ha 3 meses, e todas as vezes que tirei a menstruação ocooreu ou no mesmo dia ou no segundo, já estou no quarto dia não mesntruei.
É normal ou posso estar gravida??

Elza disse...

Ola
Estou usando o Nuvaring ha dois meses para evitar sentir colicas e tb para reduzir a quantidade do sangramento e desde entao o periodo do sangramento aumentou, de 8 dias que era meu ciclo normal aumntou para mais de 30 dias, preciso tentar entender o que esta acontecendo comigo..
Obrigada!

EnContadora de estórias disse...

Olá, coloquei o Nuvaring pela primeira vez depois de um falso alarme da minha mestruação descer (famoso borro de café). Achei que mesmo assim, a menstruação fosse descer, mas o que aconteceu foi que não desceu até agora. Alguem sabe se seria recomendável tirar para descer e depois colocar outro?

Anónimo disse...

Olá..iniciei o uso de NuvaRing esta semana, e gostaria de saber se há o risco de o anel ser expelido durante a ida ao banheiro, ou durante as relações...

Mary disse...

Olá, estou no primeiro mês do NUVA, fiz tratamento para uma ulcera, mas antes de tomar os remedios, fui até meu gine e ele me informou que poderia tomar sem problemas, eu retirei o anel no dia 1 de junho e até agora não desceu, corro o risco de estar gravida!?


ME ajudem!

Anónimo disse...

boa noite!pode usar o anel vaginal direto,sem a pausa para menstruar??

Gabi Bastos disse...

Oi,

Tirei meu nuvaring no fim de duas semanas por engano, fiquei menstruada e coloquei outro na semana seguinte. Nesse periodo tive relacoes. Qual a possibiliade de estar gravida. Tenho 37 anos e uso nuvaring por mais de 5 anos.

Gabi

Anónimo disse...

Olá,

Deveria ter retirado o anel no dia 06/06 porém retirei no dia 10/06. Já utilizo o anel a 4 meses. Corro algum risco?
Qual a nova data que devo colocar? considerando uma semana a partir do dia 06/06? que seria o fluxo normal.Ou considerando o dia 10/06? a data efetiva da retirada. Agradeço!

Barbara disse...

Bom dia, iniciei agora o segundo mês de uso do anel mas estou com algum receio. Na caixa vem indicado que o anel deve ser conservado entre 2º a 8º graus, mas quando o compro na farmacia, ao contrario do que acontece com outras amigas minhas, o anel não vem frio. Será que na farmacia onde vou não estao a guarda-lo como deve ser? E será que o anel que coloquei agora não está com as propriedades a 100% e posso correr o risco de engravidar?
Obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde,
Este foi o meu primeiro mês a usar Nuvaring. Tive cuidado nos primeiros 7 dias e tirei-o no dia certo, que foi na passada 4ªfeira dia 13 de junho, mas até agora, sabado, dia 16 de Junho, ainda não me apareceu o periodo... Quando utilizava a pilula o periodo aparecia-me ao fim de 2 dias sem pilula, mas já vou no 4º dia e periodo nada...
Para além disso tive relações no dia em que tirei o anel. Poderei estar grávida?
Obrigada.

Anónimo disse...

vou começar a usar hoje, tenho pressa, mas minha menstruação só viria dia 1º, posso? tambem preciso saber se posso fazer uso contínuo, para não menstruar, e começando hoje, posso ter relação daqui a 7 dias sem proteção e sem o perigo de engravidar? não usava nada a muitos anos...

Anónimo disse...

Olá,
Já uso nuvaring há alguns meses, mas sempre tive a seguinte duvida, que não consegui esclarecer na farmácia.
Compro Nuvaring numa farmácia que estará no frigorifico da farmácia. o farmaceutico diz-me que tenho que colocar no frigorifico até ao uso. Na embalagem, refere "Antes da dispensa à utente, conservar no frigorífico (2-8ºC). Após a dispensa à utente, Nuvaring pode ser conservado por um período máximo de 4 meses. Não conservar acima de 30ºC. Conservar na embalagem de origem."
Não percebo muito bem este comentário. Tenho sempre de manter o nuvaring no frigorífico? ou depois de comprar na farmácia (onde o nuva está no frigorifico), posso mante-lo à temperatura ambiente durante 4 meses? relativamente a estes 4 meses, por exemplo, se comprar dia 15 Junho 2012, posso colocar na vagina até ao dia 15 Outubro 2012 ou 15 Setembro 2012?
Obrigado pela ajuda.

Anónimo disse...

Olá, eu recoloquei o anel com 2 dias de atraso, uso o nuvaring há 8 meses, tive relação após 3 dias de ter recolocado o anel, devo tomar contracepcao de emergência? Grata

Anónimo disse...

ola queria saber se no caso de coceira posso usar pomada, e qual poderia sem interferir na eficácia do nuva?

Anónimo disse...

Olá,
Eu uso o Nuvaring a mais de 3 anos.
Está com 8 dias que retirei o nuvaring, e não coloquei outro. Ainda posso colocar? Ou é melhor esperar menstruar novamente?
E se eu não puder mais colocar, existe algum outro metodo a ser feito sem ser o uso do preservativo?
Desde já obrigada!

Anónimo disse...

Olá, já usei nuvaring durante um bom tempo mas da maneira mais indicada que é por 3 semanas e dá uma semana de pausa e na semana seguinte mais ou menos no mesmo horário recoloca e deixa por mais 3 semanas, só que agora decidi junto com meu médico imendar um anel no outro, ou seja, coloquei no primeiro dia da menstruação, deixei por 3 semanas, retirei o antigo e imediatamente introduzi um novo anel para tentar cessar a mesntruação, só que ontem eu menstruei e estou de péssimo humor, tipo TPM mesmo, gostaria de saber se no começo isso é normal, esse sangramento fora de hora e essa TPM chata. Obrigada, Beatriz

Gabi Bastos disse...

Oi
Eu so queria responder ao meu proprio cometario porque alguem podera ter o mesmo problmea que tive. Eu usei o ring por duas semanas e tirei fiquei menstruada e coloquei outro. Enfim me disseram que era maior o risco de gravidez e isso e aquilo. Enfim nao fiquei gravida e minha menstruacao veio normalmente. :)

Anónimo disse...

Olá ,estou na semana de repouso do nuvaring mas não o tirei , pois vou de férias e não queria que nada me incomodasse . Será que existe algum mal ? Se não , para a semana posso colocar o outro anel novamente ou terei que ter obrigatoriamente uma semana de descanso ?

Anónimo disse...

Olá, desculpem mas estou preocupada e já não sei o que fazer. Eu tomava pilula mas por um motivo de saúde retiraram me a pílula, e ontem inseri pela 1ª vez o anel vaginal, o médico disse para ir verificando pois poderá sair... eu ainda a pouco decidi ir verificar e não encontro, eu penso que faço o processo mal e estou muito nervosa e ansiosa por não encontrar o anel, já não sei o que fazer, eu tive cuidado o dia todo e não reparei que ele tenha saido... se saisses deves se sentir alguma coisa deve meter alguma impressão ou não?
já não sei o que fazer... :( podem me dar alguma dica
Obrigada boa noite

Anónimo disse...

Olá, eu usei o nuvaring por três semanas, e no dia q era para retirar eu coloquei outro, pois não posso menstruar, mais hj é o 2 dia q troquei e estou com um pequeno sangramento, alguém sabe se posso usar "CONTINUO" se tem alguma contraindicação,
Grata
Mi

Anónimo disse...

Olá,
tem calma e verifica novamente. não tenhas receio em inserir o dedo bem dentro da vagina. concerteza o anel estará bem atrás. verifica numa posição relaxada, como por exemplo de pé e com uma perna/pé pousada numa cadeira como se fosses subir. caso não o encontres, faz uma visita ao teu médico e ele poderá verificar. o meu nunca saiu, mas imagino que se saísse acidentalmente, tu o sentirias!
Pensamento positivo.

Natalia disse...

ola..
utiluz o nuvaring a 4 anos e meio, e fui viajar p mes passado, e esqueci de comprar, e na cidade onde estava nao tinha. Fiquri.menstruada la, e voltei ontem. Gistaria de saber se posso coloca-li amanha mesmo, ou se preciso esperar minha proxima menstruacao.
Mesmo com esse tempo de aticonxepcional que tpmo, devo usar camisinha caso precise aguardar a proxima menstruacao??
obrigada

Anónimo disse...

Boa noite!
Uso Nuvaring a uns 5 meses e me esqueci de tirá-lo,ficando durante 4 semanas exatas.Tive relações sem usar nenhum outro tipo de preservativo.
Corro o risco de estar gravida?
Em que dia devo introduzir outro anel?
Peço que seja breve,pois estou apavorada.
Obrigada.

Anónimo disse...

uso Nuvaring à mais de um ano, nunca tive qualquer problema, no entanto aconteceu-me o seguinte coloquei o anel, e após menos de 2 semanas, tenho hemorragias mais abundantes do que periodo menstrual, e ainda falta 3 dias para retirar o anel e continuo com hemorragias, já liguei com o meu médico, mas não me ajudou em nada, disse para só retirar no dia que é devido e esperar para ver o que acontece..porque será que está aacontecer, devo ou não retirar o anel

Unknown disse...

O Nuva pode ser utilizado tambem de forma ininterrupta? para cessar a menstruação?

Unknown disse...

O NUVARING pode ser utilizado em metodos contínuos? Para além de servir como contraceptivos, também cessar a menstruação mensal, ou seja utilizar de forma ininterrupta.
Obrigado
Joffre

Anónimo disse...

Ola, comecei a utilizar o Nuva hoje, e, ao enviar SMS para o 4421, recebo um sms a informar do fim de servico SMS 4421 a 31 de Julho.
Sera que vamos deixar de ter este servico? A maior vantagem do Nuva desaparecera. Consegue confirmar esta informacao. Obrigada

Anónimo disse...

retirei o anel durante o ato sexual porque me incomoda e só o coloquei 4h depois. será que posso estar gravida?

Anónimo disse...

Ola. Uso anticoncepcional a 5 anos. Porem substitui o comprimido pelo NUVA a 3 meses. Estou adorando o método. Porem estou com uma duvida. Pretendo engravidar no ano que vem, e sei que para quem usa o anticoncepcional muito tempo pode acontecer de não engravidar com tanta facilidade. Gostaria de saber se o mesmo pode acontecer com o uso do NUVA? Muito Obrigada.

Anónimo disse...

Eu estava sem usar pilula no mes anterior e coloquei nuvaring ontem sem estar menstruada coloquei com 30 diad apos ter parado a pilula pois nao queria menstruar tem algum problema? ela faz efeito do msm jeito?

Anónimo disse...

ola, estou usando nuvaring a 3 meses, e sempre tiro e coloco no horario de 8:20, porem, no ultimo esqueci de colocar proximo da hora e coloquei as 10:50, sera que vou ter problemas. desde ja agradeço.

Anónimo disse...

Ola.......... minha ginecologista me indicou o Nuvaring... mas estou com medo de ser desconfortavel durante a relaçao sexual para mim ou para meu parceiro!!! O que me fala?

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 466   Mais recente› Mais recente»
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.