terça-feira, 12 de outubro de 2010

Informação prática para as utilizadoras de Nuvaring ( Anel Vaginal)


Decidiu, em conjunto com o seu médico, que Nuvaring é um método contraceptivo que melhor se aplica a si?
O seu médico já lhe explicou como se utiliza Nuvaring?

Vou descrever de uma forma sucinta os passos importantes para que possa iniciar este método.

O que é o Nuvaring?

O Nuvaring é um método contraceptivo normal mensal. Apresenta-se sob a forma de anel vaginal, flexível, transparente e praticamente indolor. No interior do anel encontra-se as hormonas contraceptivas, que se vão libertando enquanto o anel se encontra no interior da vagina. As doses são muito baixas e actuam de forma a impedir a ovulação evitando assim uma gravidez (de forma semelhante à da pílula contraceptiva).
O Nuvaring apresenta-se em embalagem individual (1 anel), dentro de uma saqueta, que permite que se possa abrir e voltar a fechar.

Como se coloca e retira Nuvaring?

O Nuvaring é colocado e retirado pela própria utilizadora.
Deve lavar bem as mãos antes de colocar ou retirar o anel vaginal.
  1. Retire Nuvaring da saqueta
  2. Pressione o anel entre os dedos
  3. Escolha uma posição cómoda para colocar o anel vaginal
  4. Introduza profundamente o anel na vagina
  5. Empurre o anel o mais possível, até que se sinta confortável. A posição exacta do anel no interior da vagina não é importante para que seja eficaz. Por este motivo qualquer posição é valida, e não existe possibilidade de se enganar.

Três semanas dentro, uma fora.

1) O anel deve permanecer na vagina desde o dia que é colocado e durante três semanas seguidas, ininterruptamente.

2) No fim de 3 semanas, tem de retirar o Nuvaring, e deve fazê-lo no mesmo dia da semana em que colocou. Por exemplo se o colocou na quarta-feira, aproximadamente às 22.00 horas, deve retirá-lo 3 semanas depois, na quarta-feira, aproximadamente às 22.00horas.

3) Depois de retirar o anel, deve estar uma semana sem utilizar outro anel novamente. Durante esta semana, surgirá normalmente uma hemorragia parecida com a menstruação.

4) Coloque um novo anel exactamente uma semana depois (novamente no mesmo dia da semana, aproximadamente à mesma hora), mesmo que a hemorragia vaginal não tenha ainda terminado.

5) O anel utilizado deve ser posto na sua saqueta original e deitado fora com o lixo doméstico. Não deve deitar na sanita.


Utilização de Nuvaring pela primeira vez

Se não está usar nenhum método contracepção hormonal, a altura ideal para inserir o Nuvaring é entre 1-5 dia da menstruação e usar também durante 7 dias o preservativo (designado método de barreira).

Se está a tomar a pílula combinada, a altura ideal para usar o Nuvaring é no dia seguinte ao intervalo sem pílula, não havendo necessidade de usar preservativo.

Se está a usar um método com progestagénio ( pílula; implante ou injectável), poderá usar em qualquer dia (pílula), dia em em que é retirado o implante, ou no dia previsto para administração da injecção seguinte. Tendo o cuidado de usar o preservativo por 7 dias de utilização do primeiro anel.
Durante o resto do ciclo e todos os seguintes, Nuvaring protegê-la-á de uma gravidez não desejada.


Para sua tranquilidade:

A colocação e remoção são muito fáceis. É o que afirma a maioria das mulheres.

A colocação e remoção não são dolorosas e não correrá o risco de se magoar (mesmo se tiver as unhas compridas).

O anel não pode se perder no seu corpo. A única maneira que o anel tem de sair da vagina é pelo mesmo local por onde entrou.

Não existe qualquer problema se for necessário utilizar um tampão vaginal ao mesmo tempo que usa o Nuvaring.
Não existe qualquer problema em ter relações sexuais com o anel colocado na vagina. È possível que o o parceiro sinta o anel, mas a grande maioria dos homens não coloca qualquer objecção ao seu uso.

O Nuvaring pode ser expulso acidentalmente (por exemplo, se tiver prisão de ventre ou ao retirar um tampão). Se o anel for expulso, pode lavá-lo com água fria ou morna (nunca quente), e voltar a colocá-lo (Nuvaring nunca deverá estar fora da vagina durante mais de 3 horas).

Conserve o Nuvaring na sua saqueta original. O Nuvaring pode ser guardado até 4 meses a temperaturas não superiores a 30 graus.

O Nuvaring não deve ser utilizado depois da data na embalagem, ou seja, 4 meses depois da data de compra e nunca depois da data escrita na embalagem.

Fonte: Nuvaring (Oganon)

Artigos relacionados:
 Anel vaginal contraceptivo (Nuvaring)
Nuvaring com aplicador oferece mais confiança e satisfação
Como usar o anel Circlet

466 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   401 – 466 de 466   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

ola esqueci de colocar o anel na data certa posso colocar ele depois de 3 dias vou conseguir o mesmo resultado

Anónimo disse...

esqueci de colocar o anel na data certa como devo prosseguir

Unknown disse...

Bom dia. Iniciei o uso do Nuva essa semana, porem ele ainda esta bem acessível, quando verifico. Nao consigo empurrar mais, ele se ajusta depois que o ciclo termina? (Coloquei ele no 4° dia) desde ja agradeço.

Anónimo disse...

Usei o Nuvaring durante 1 Mês. Retirei dia 30/09 e até hoje 06/10 só sinto fortes cólicas e a menstruação não desce, só desceram algumas gotrinhas durante um dia. O que será que aconteceu? Por que tantas cólicas? Devo colocar um novo anel assim mesmo, está marcado para colocação de um novo anel amanhã, 07/10. Não sei o que fazer. Estou estranhando muito.

Anónimo disse...

Continua funcionando amada. Não é necessário usar camisinha se seu parceiro for o mesmo!

Unknown disse...

Comigo aconteceu a mesma coisa. Passei os 21 dias menstruada e ai chegou o dia de menstruar e desceu normalmente. Agora ja parou e eu ja inseri um novo anel hj. Gostaria de saber se estou protegida mesmo com esse sangramento durante o primeiro mês de uso.

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Bom dia. Estava usando implante G6, que venceu no dia 10/11. Tenho uns 3 anos sem menstruar. Hoje, 15 dias depois de retirar o implante, posso colocar o nuvaring ou preciso esperar o primeiro dia da menstruação? Como não coloquei imediatamente após o fim do efeito do implante, fiquei sem saber.

Unknown disse...

Coloquei o nuvaring no primeiro dia da menstruação. .pois era a primeira vez de uso..comecei agora..primeiro mês. .a ginecologista falou p colocar no primeiro dia...coloquei e menstruação cortou

Anónimo disse...

Ola Boa Tarde. Pode esclarecer uma Duvida, uso o novaring ja tem alguns meses, porém no dia 27 eu perdi o mesmo e não percebi, só percebi quando desceu no dia 29 e fui procurar o remédio e não encontrei, não coloquei um novo hoje ja é dia 14 quando devo colocar novamente ??

Bruna disse...

Ola uso o nuvaring fas um tempo e sempre cada 3 ou 4 meses tenho sangramentos , pedi para o meu medico ele disse que é normal porem uso o nuva corretamente nas datas certas,mesno com sagramento gostaria de saber se eu usando com um pouco de sangramento u nuva vai deichar de fazer efeito durante o mes?

Unknown disse...

Olá .. também tenho gastrite e o anel foi a melhor solução ... Já usei várias marcas de compridos e todas me fizeram mal ... Pode usar o anel que é uma beleza

Unknown disse...

Olá,nunca usei luva é a primeira vez e estou no 5° dia de menstruação e gostaria de saber se posso começar a usar o luva no 5° dia?

Unknown disse...

Olá nunca usei o nuva e gostaria de usar,e estou no 5°dia de menstruação posso usar no 5° dia sem problema?

Anónimo disse...

Posso retirar um anel e no msm dia inserir outro?

Anónimo disse...

Boa noite
Uso nuvaring a 4 meses, tenho intolerância a lactose e não posso tomar comprimido. A injeção me fez mal, fiquei três meses sem menstruar. O nuva foi excelente pra mim até então, tudo muito reguladinho, poreeeem esse último mês retirei no dia 3 de janeiro e até hoje 15/01 minha mestruacao ainda não desceu! Eu estou simplesmente desesperada.

Unknown disse...

Armodafinil buy

An extraordinary post dealing with each and every aspect. well done job. Looking forward to follow you up

Anónimo disse...

Ola.. Eu usava pilula, e a 15 dias coloquei o anel.
Mas hoje tive um sangramento. (com 15 dias de uso)
é normal isso?

Anonimo disse...

Olá. Esqueci de tirar o NUVA e fiquei 4 dias a mais do que deveria.
Por orientação do meu ginecologista eu emendo o uso. O que devo fazer?
Coloco outro hoje ou espero o dia da semana do ciclo? (Daqui 3 dias)?

Anónimo disse...

Ola, comecei a usar o Nuvaring agora e tenho uma duvida, durante as relaçoes meu namorado sempre ejacula dentro, tem algum problema? Isso pode afetar a funcionalidade do anel?

Unknown disse...

Comecei a usar o anel em vez da pílula, mas julgo que errei na data de início da utilização, porque coloquei no primeiro dia da menstruação e pelo que li depois para quem toma a pílula deve deixar passar a fase da menstruação e colocar o anel pela mesma altura que começasse a tomar uma nova caixa! Certo? Que faço agora? Estou protegida na mesma?

Anónimo disse...

Aconteceu comigo igual a Claudia. Não se corre o risco de gravidez? Mês passado veio normal, antes de voltar a usar o nuva. Se eu tirar ele, fizer test de farmacia e colocar novamente, seria uma boa saida?

Anónimo disse...

Estou na primeira semana do Nuvaring, mas posso retirar o anel vaginal por dois dias, acondicionar na geladeira, para fazer o exame preventivo que exige que não estejamos fazendo uso de nenhum anticoncepcional vaginal por dois dias e depois recolocá-lo?

Anónimo disse...

Estou sem usar contraceptivo. Vou começar a usar o anel vaginal. Minha menstruação está apenas sinalizando, ainda não estou com fluxo. Se eu inserir o anel, a menstruação irá descer normalmente daqui há uns dois dias, que seria o prazo normal? Ou somente na retirada do anel, daqui a 3 semanas?

Eline Bonifácio disse...

Oi tomo a muito tempo o nuvaring queria saber se eu quiser tomar direto não querer fazer a pausa que tem que fazer e eu retiro o anel e coloco há algum problema não querer menstruar

Anônimo disse...

Olá,ja a mais de 3meses uso o anel , terça-feira era o dia de voltar a por as 23hrs porem esqueci so me lembrei de manhã as 7hrs , quais sao os ricos ?

Unknown disse...

Posso colocar no terceiro dia dá menstruação e conto 21 dias e tiro?

Unknown disse...

Olá! Iniciei o Nuvaring este mês e estava bem. Só que resolvi fazer uma cirurgia e o médico pediu que fizesse a retirada para reduzir a quantidade de hormonios no organismo, acontece que eu tinha apenas 18 dias de uso pela primeira vez. Retirei de tarde e na manhã seguinte já comecei a sentir dor numa glândula de 1 seio, nos 2 dias seguintes os seios aumentaram e está apenas um bastante dolorido. Existe a possibilidade de a menstruação adiantar e consequentemente a dor seja uma TPM antecipada?

Anónimo disse...

Olá meu ginecologista me indicou o Nuvaring, você acha que vou ter algum desconforto na relação ou em mim mesma ?

Anónimo disse...

Estava a tomar a pilula Gynera mas por ter muitas enxaquecas a medica recomendou me o anel, e disse me para colocar o anel quando acabasse a pilula faz uma semana hoje que coloquei o anel mas não me veio a menstruação durante esta semana é normal? É que ando com vômitos e não sei se é do anel ou não.obrigada

Unknown disse...

Olá. É a primeira vez que uso nuvaring e queria saber em qual dia desce está hemorragia(escamação do endométrio) após a retirada do mesmo, exatamente na terceira semana.

Anónimo disse...

olá estou usando nuvaring a um mês. Nesse período tive corrimentos todos os dias na cor marrom como se fosse o final de uma menstruação, agora que estou na semana de descanso o corrimento começou a ter mau cheiro. Devo me preocupar?

Anônimo disse...

Olá... posso atrasar minha menstruação introduzindo outro anel por mais 7 dias...dando um total de 27 dias

Unknown disse...

Comecei a tomar o nuvaring um dia depois q terminou a menstruação ex: coloquei na quarta a noite e na sexta tive relação sem camisinha, tenho q tomar a pílula do dia seguinte ou posso ficar tranquila q não tem problema? E se for tomar a pílula do dia seguinte tenho q retirar o nuvaring ou posso continuar com ele e tomar a pílula. Desde de já agradeço.

Mari e Rafa disse...

Ola, eu tive relações sexuais sem camisinha no 5° dia de uso, tenho muitas chances de estar grávida ?

Anónimo disse...

Ola, nao uso qualquer metodo contracetivo, e queria iniciar a tomar o anel, contudo ja estou no 7 ou 8 dia do ciclo menstrual, e ainda tenho fluxo sanguineo. posso colocar o anel vaginal agora ou tenho de esperar pelo proximo dia de menstruaçao para o mes que vem?

Online Generic Pill disse...

Yes,sometimes it happen that the Nuvaring can be removed and buy you do not afraid of having sexual intercourse with your partner.You can Buy MTP Kit online to terminate the pregnancy, if get pregnant then only.This is a oral pill and also prescribed by doctor.

Quem somos... disse...

Olá, tenho ovários policísticos, minha médica m passouo nuvaring de uso ininterrupto, visto que as pílulas, mesmo de alta dosagem, ñ suspendiam...já estou no terceiro anel, dia 23 seria o dia da troca, mas tem dois dias q comecei com um sangramento tipo uma borra e hj, a menstruação chegou, pode ser algum problema?

onlinepillsshop disse...

Excellent post.This information is good and very much useful for readers.
Buy Tramadol

Anónimo disse...

Oi... todas as vezes que tenho relações com meu namorado o anel sai no pênis dele.. isso é comum? Posso retirar e colocar novamente?

Anónimo disse...

Retirei o anel uma semana mais cedo. E já passou uma semana após o retirar. o que devo fazer ?

Anónimo disse...

Olá. Já uso anel há uns meses e já no mês passado apareceu-me a menstruação no dia anterior a retirar o anel, este mês apareceu-me 3 dias antes, porque e que isso acontece? Há algum risco? Obrigada

Joyce disse...

Ola, estou usando o Nuvaryng pela primeira vez.
Infelizmente deixei passar 7 dias da data de retirada do anel.
Estou preocupada! Quais são os riscos?

Unknown disse...

Ola,retirei o anel no dia certo,mas quando fui colocar já tinha se passado uma dia da data que era para ser colocado,agora quando eu retirar,eu retiro no dia q era antes,ou no dia q eu coloquei o nuvaring?

Unknown disse...

Estou usando nuvaring pela primeira vez, e estou satisfeita. O único problema é que no dia de tirar, percebi que ele já estava sendo expelido de forma natural. Há algum problema ele não estar mais pro fundo da vagina? Pois durante esse primeiro mês me preveni somente após o sétimo dia utilizando o anel.

Unknown disse...

Estou usando nuvaring pela primeira vez, e estou satisfeita. O único problema é que no dia de tirar, percebi que ele já estava sendo expelido de forma natural. Há algum problema ele não estar mais pro fundo da vagina? Pois durante esse primeiro mês me preveni somente após o sétimo dia utilizando o anel.

Maria disse...

Olá Juliana!
O ideal é manter o nuvaring no fundo da vagina.
Se o anel vaginal fica à entrada da vagina, corre o risco de sair, não vai fazer o efeito pretendido.
Agora com a nova aplicação do nuvaring já não necessita de usar preservativo.

Nádia Prado disse...

Oii será que este blog ainda esta ativo?
Uso o anel a 6 anos e agora em 1 semana ele quebrou 2x dentro de mim
Gostaria de saber se alguém mais passou por isso

Maria disse...

Olá Nádia!
Não é normal o anel "quebrar" dentro da vagina.
O anel tem uma forma circular que se adapta bem a vagina, o anel é feito de um material flexível.
Se voltar acontecer deve apresentar uma reclamação no local onde comprou.

Anónimo disse...

Olá. O meu médico recomendou o uso do anel. Mas estou com uma dúvida. Coloquei o anel no primeiro dia da menstruação. Ela durou o tempo normal. Mas a partir daí tenho sempre um corrimento com sangue há já uma semana. E normal? Devo retirar o anel? Obrigada

Maria disse...

Olá! É normal haver algumas perdas sanguíneas no 1º mês do Nuvaring, é uma adaptação ao novo método contraceptivo.
Não deve retirar o anel.
Se por acaso continuar a perder sangue nos próximos meses, deverá consultar o seu médico assistente.
Obrigada.

Anónimo disse...

Olá boa tarde. Coloquei o anel a primeira vez no dia 11 de Abril (que foi o primeiro dia de menstruação). A menstruação durou 4 dias como de costume. Mas a partir daí tenho um corrimento à quase 2 semanas. É normal isso? Devo retirar o anel? Obrigada

Anónimo disse...

Oi eu errei as contas e tirei o anel uma semana antes, é ja passou as 3 horas que ele pode permanecer fora o que eu faço????

Maria disse...

Olá! É normal haver algumas perdas sanguíneas no 1º mês do Nuvaring, é uma adaptação ao novo método contraceptivo.
Não deve retirar o anel.
Se por acaso continuar a perder sangue nos próximos meses, deverá consultar o seu médico assistente.
Obrigada.

Maria disse...

Se o anel está fora da vagina a mais três horas , perdeu a eficácia correndo o risco de engravidar. Poderá colocar um novo anel e retirar na data prevista, mas é importante que o seu parceiro use preservativo o resto do ciclo para evitar uma gravidez

Unknown disse...

Sim. Na verdade vc fica 3 semanas com ele e 1 sem. Na quarta semana n precisa usar outro método

Unknown disse...

Se tira-lo durante a relação e esquecer de colocar, sei que por mais de 3 horas ele n previne a gravidez, mas por quanto tempo esse anel fica válido? Fora do corpo em.temperatura ambiente.

Anónimo disse...

Boa noite, uso o Nuvaring há alguns meses, na última semana ao manter relações eme saiu e não me dei conta, só vi de manhã (eu tiraria na segunda, e era sábado), fiquei sem, e menstruei normal, logo na sexta-feira (li que poderia ser inserido até o dia em que retirei) botei um novo, a primeira semana devo usar preservativo, certo? Como tirei antes acredito que não estarei protegida contra gravidez

Unknown disse...

Olá, uso o Nuvaring há uns 7 meses e minha menstruação sempre veio certinho. Sempre tiro e coloco aos domingos e minha menstruação aparece na terça feira. Dessa vez minha menstruação atrasou um dia (desceu quarta feira) e veio uma cor vermelho vivo, com baixo fluxo e teve uma duração de 2 dias apenas. Devo me preocupar? Isso é normal?

Maria disse...

Olá Aline Becker!
É normal com o uso contínuo do anel vaginal, fique cada com menos fluxo menstrual.
O anel vaginal é um anel medicado, é o efeito das hormonas no útero
É bem normal, não se preocupe.

Anónimo disse...

Boa noite. É o 2 mês que uso o anel NuvaRing e fiz amor a primeira vez sem o uso do preservativo e no fim começou a sangrar. Porque?
Obrigada

Maria disse...

Anónimo 26-06-2018
Não é normal haver perda de sangue após ter relações sexuais com a utilização do anel vaginal.
Poderá retirar o anel antes de ter relações sexuais, e colocar depois.
Tem que ter o cuidado de lavar com água norma e não deixar o anel fora da vagina mais de três horas.
Se por acaso continuar com perdas de sangue após relações, deve procurar o seu médico assistente.

Anónimo disse...

Ola! Tenho uma dúvida.
Eu usei por dois anos uma injecao para nao engravidar, algo como (Depoprovera) a qual eu nao menstruava. A cada 3 meses eu fazia uma injecao. Mas eu me sentia desconfortável com esse medicamento, sendo assim nao fiz mais. Eu deveria ter feito em janeiro deste ano e nao fiz. Depois disso fiquei 3 meses sem tomar nenhum medicamento e também nao mesntruei. No mes de abril eu mesntruei 2 vezes (4 dias cada vez). No mes de maio tambem. No dia 3 de junho veio minha menstruacao e eu decidi voltar a usar o nuvaring, o qual eu usava antes de ter a minha primeira gestacao. Entao menstruei no dia 3 de junho e no dia 4 de junho coloquei o anel. No dia 13 de junho tive relacao sem protecao alguma, somente estava usando o anel. No dia 25 de junho eu tirei o anel e hoje já é dia 29 de junho e nao fiquei menstruada ainda. Será que posso estar grávida? Fiz um teste de farmácia e deu negativo, será que é muito cedo para mostrar? Fico no aguardo de uma resposta. Obrigado! Fernanda

Maria disse...

Olá Fernanda!
O normal é menstruar nos próximos 3 dias a seguir.
Se o teste de gravidez deu negativo, deve colocar o anel na próxima semana.
Se para o próximo ciclo se não menstruar, deve consultar o seu médico assistente,
Obrigada.

Unknown disse...

Bom dia

Uso o Nuva há quatro meses, no ultimo mês enganei-me e tirei uma semana antes, o período veio normalmente e voltei a colocar no sétimo dia. Devo prevenir-me, coloquei na sexta passada.

obrigada

Maria disse...

Olá UnKnown 30de julho de 2018!
Sim, deve usar preservativo nos próximos 7 dias, para evitar uma gravidez.
Obrigada

«O mais antigo ‹Mais antiga   401 – 466 de 466   Mais recente› Mais recente»
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.