Na prevenção dos Acidentes Cardiovasculares
Seja Diferente Previna o Acidente!
- O objetivo principal da atividade física é a promoção da saúde e do bem estar.
- A atividade física regular não significa apenas atividade desportiva, de lazer ou competitiva, mas engloba também formas diversas de atividade diárias menos intensas, como andar a pé, subir escadas, correr, nadar,dançar, jardinagem, andar de bicicleta, etc. Estas são igualmente geradoras de benefícios em termos de saúde.
- A atividade física regular combate a obesidade, baixa a pressão arterial, sobe o colesterol protetor e melhora a circulação arterial.
- As vantagens da atividade física regular não se limitam à prevenção das doenças cardiovasculares, mas também às outras situações: previne a osteoporose, a prisão de ventre, é a melhor arma anti-stress, ajuda-o a deixar de fumar.
- Antes de iniciar qualquer programa da atividade regular, consulte o seu médico: ele é o conselheiro ideal para o ajudar a escolher a modalidade mais adequada para si.
- Para que a atividade física seja benéfica em termos de prevenção das doenças cardiovasculares, ela deve ser regular e progressiva. A prática diária da marcha em passo acelerado é um excelente programa da atividade física.
- Os programas da atividades física devem iniciar-se na infância para se obterem os melhores resultados.Atualmente as crianças estão cada vez mais sedentárias, com todos os inconvenientes daí decorrentes. No entanto... nunca é tarde para começar!
- O fato de ter praticado atividades física intensa na sua juventude, não lhe concede uma proteção contra as doenças cardiovasculares, se deixar de realizar atividades física e /ou estiver sujeito a outros fatores de risco. Ter sido praticante não é uma vacina.
- A atividade física regular vai aumentar a sua esperança de vida, mais importante, vai melhor a sua qualidade de vida!
- A sensibilização da população para a importância da atividade de física na prevenção de diversas doenças deverá ser iniciada muito cedo na escola. Não se demita do seu papel como pai, mãe, ou educador incentivando a prática por aqueles que o rodeiam. Se já pratica convença outros a praticar.
Fonte: Fundação portuguesa de cardiologia
0 comentários:
Enviar um comentário