domingo, 27 de março de 2011

Tomate, tratamento anti-envelhecimento

Nunca deixa de os ver no mercado, mas por vezes sem sabor doce, tão caracteristico desta fruta (sim, leu bem, é uma fruta).
No verão, não só melhora o seu sabor, como contém mais vitaminas e sais minerais do que nunca, antioxidantes que muito podem fazer pela sua pele e pelo o seu aspecto geral. Para não falar da sua protecção contra as enfermidades degenarativas, desde alguns tipos de cancro, até mesmo a doença de Alzheimer. Além disso, o tomate é um alimento barato e muito light. É quase impossível imaginar uma salada sem a sua presença: também é protagonista de uma infinidade de deliciosos pratos de massa. É certo que estão no seu melhor quando são os protagonistas, porque é aí que tem a garantia de estar a preparar um prato baixo em calorias, repleto de nutrientes, deliciosos e mesmo veraneio.
Nutrientes e benefícios
Ricos em sais minerais: fero, potásio, sódio e magnésio; em vitaminas, especialmente antioxidante, A e C, além de vitaminas do grupo B e ácido fólico. As mais recentes investigações apresentam-no como um alimento essencial na luta contra o cancro, graças a uma substância que o compõe, o licopeno - pigmento que lhe confere a cor vermelha - com capacidade de bloquear o início do processo cancerígeno. Mas os seus benefícios para a saúde não acabam por aqui; o tomate ajuda a dissolver a ureia e previne a formação de cristais de ácido úrico. Também reduz a inflamação do aparelho digestivo e a actividade bacteriana intestinal.
Cerca de 90% por cento da composição do tomate é água e tem apenas entre 16 e 19 calorias por cada 100 gramas. O seu valor energético depende da sua cor; quando mais vermelhos, mais açucares (carbo-hidratos) e  portanto, mais calorias. Além disso, os tomates bem vermelhos contém menos ácidos e mais solanina, uma substância que os torna indigestos.

Licopeno: Fonte de saúde
O tomate é rico num pigmento muito valioso para o organismo; o licopeno. Este nutriente ajuda a combater os efeitos dos radicais livres. O tomate ajuda, assim a prevenir a osteoporose e o cancro. para os homens, é útil na protecção contra o cancro da próstata. Também já ficou cientificamente demonstrado, que o tomate processado, potencia as propriedades do licopeno.

Fonte: Cozinha saudável

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.