segunda-feira, 14 de março de 2011

Tratamento da flebite

-->
Flebite significa inflamação de uma veia. Como termo clínico, a flebite significa inflamação de uma veia superficial, ou seja, uma veia que se encontra perto da superfície da pele.
Não se aplica a uma trombose de uma veia profunda, em que a inflamação se dá em veias maiores, mais profundas.
A flebite é, por isso, mais rigorosamente denominada tromboflebite superficial (trombo significa coágulo de sangue).
A tromboflebite é ligeiramente mais comum nas mulheres devido à sua associação ao parto, pílula anticoncepcional e veias varicosas.
Quase sempre ocorre devido a uma infecção local, como um furúnculo ou um abcesso, ou devido uma pancada.
Surge na pele como um coágulo de aparência mole, sólido, vermelho. Isto é devido ao coágulo de sangue aderido fortemente às paredes da veia. Não existe, por isso, perigo de parte do sangue se soltar e formar um êmbolo, causando uma trombose em qualquer outro local. Isto acontece com as tromboses profundas, quando o risco de uma embolia pulmonar está presente.
A tromboflebite superficial é, por isso, incómada, mas não perigosa. 
Sintomas
  • Goágulo mole, vermelho, firme sob a pele
  • Comichão sobre o inchaço duro
  • Se houver infecção, pode ter febre


Devo ir ao médico?
Se tiver um coágulo ou qualquer outro problema de pele, e a zona ficar dorida, dura e inchada, vá ao médico.
O que fará o médico?
Se houver infecção, o seu médico fará primeiro um tratamento à base de antibioticos e de pomadas locais anti-sépticas e antibióticas. Quando a infecção estiver sob controlo, o coágulo de sangue dissolver-se-á, diminuirá e eventualmente desaparecerá sem deixar vestígios.
Se o coágulo de sangue for grande, pode deixar uma pequena cicatiz, idêntica a um nódulo, ao ser palpada. No entanto, mesmo que o coágulo fosse sufucientemente grande para bloquear completamente a veia, não haverá problemas. A rede de veias nas camadas superiores da pele é tão vasta que se abrem novos canais para levar a cabo a tarefa da veia obstruída.


O que posso fazer?
Poderá ser mais confortável comprimir a área afectada com uma compressa elástica. Isto levará a que o sangue corra rapidamente, evitando assim que se formem mais coágulos.
O tratamento médico levará à cura em duas semanas.
Se sentir comichão, use uma pomada apropriada, para aliviar a irritação.

Fonte: Guia médico da mulher

20 comentários:

Unknown disse...

Fiz uma cirurgia e depois aparecer um inchaço e avermelhado na area da coxa. Esse inchaço acaba? O que deve fazer ?

Maria disse...

Olá Luciana! Pode acontecer que após uma cirurgia, haja sinais inflamatórios na sutura cirúrgica, ou seja apresente zona avermelhada, dor, calor e edema (inchaço).
Normalmente coloca-se gelo, pois o gelo actua como anti-inflamatório. O gelo não deve entrar em contacto directo com a pele, deve ser envolvido num saco ou num tecido para não provocar queimaduras.
Se o inchaço nada tem haver com a sutura cirúrgica, pode também colocar gelo e fazer repouso.
Se estes sinais presistirem por alguns dias ou se aumentarem de tamanho, o melhor será consultar o seu médico, para que ele possa avaliação a sua situação. Rápidas melhoras. Obrigada pela sua participação no blogue

Paulo disse...

Olá, parabéns e obrigado pelo texto claro.

Fiz uma cirurgia com infusão durante a internação de 8 dias, tive irritação e extravasamento das veias do braço esquerdo que sumiram em alguns dias. No entanto voltei depois da alta para emergencia para fazer uma TC, e fui liberado em 8 horas, mas nesse periodo fiz infusão de antibioticos (referente ao tramento pos cirurgico) no braço direito, que me gerou mais sequelas que no braço esquerdo. Bom, faz 3 semanas dessa ultima infusao e os sintomas da irritação diminuiram bastante (sumiu a dor ao movimentar, vermelhidao, e sensação de "choque"), no entanto persiste uma certa dormencia da pele (em uma area menor que a inicial). Mas tendo em vista o tempo (3 semanas), isso é normal ? Vai sumir completamente essa leve dormencia ? Devo me preocupar com ebolias futuras? Fico curioso qual a razão dessa dormencia: pouca irrigação, nervos atingidos (foi próximo a mão, no antebraço...), residuo de coagulo ? Muito obrigado!!!

Maria disse...

Olá Paulo! A pele contém imensas terminações nervosas, que captam o calor, o frio e a dor. O que provavelmente aconteceu é que uma ou mais das terminações nervosa existentes na pele ficaram lesionadas pela "agulha", ou cateter venoso.
Normalmente ao fim de algum tempo essa sensação passa, não havendo qualquer consequência no futuro.
Pois também não há qualquer risco de embolia, isso acontece nas veias profundas que nunca são puncionadas devido ao facto de estarem muito profundas.
Mas se essa sensação continuar deverá consultar o seu médico.
Rápidas melhoras
Obrigada pela sua participação

Anónimo disse...

OLá boa noite!

Sou Adriana, injetaram em minha veia do braço analgésicos , e após 24 h fiquei com flebite, tomei anti flamatórios por 3 dias e já se passaram 8 dias e ainda não sarou e está voltando a ficar avermelhado. Estou preocupada... isso é normal? bjos Obrigada!

VAL disse...

Boa noite!
Meu nome é Valéria, há 1 mes e 15 dias, tive tromboflebite superficial no braço direito, em razao de dormonid na veia. Tomei antiinflamatorio por um bom tempo, fazia compressa morna, melhorei, o medico disse que ainda irei sentir dores, ele retirou o antiinflamatorio. Mas, até hoje sinto dor como pontadas, formigamentos na mão, e tenho preocupaçao com embolia, e se piorou...se corro riscos. Até quando sentirei tudo isso?
Obrigada.

Anónimo disse...

oi estou triste pois uma pessoa de minha familia tem; mas obriagada pelo conselho

Anónimo disse...

Ola, sou Cristina, e espero que alguem possa me ajudar. Fiz uma aplicacao de escleroterapia em minhas pernas mas o medico errou na dosagem e acabei ficando com um grave hematoma que apos 3 semanas continua inflamado, parecendo uma ferida. Usei a pomada Trok indicada por ele mas sem bons resultados. Agradeco alguma sugestao..

Anónimo disse...

Olá recebi uma pancada bem forte de retro escavadeira na perna esquerda nao fraturou mais ta mt inchada e fui internada com flebite tomei soro e aumentarao os analgesicos estou preocupada pois varias bolhas e bem vermelho posso fazer compressa com gelo"

Anónimo disse...

quantas vezes por dia tem que fazer a compresa?

Anónimo disse...

olá quebrei o meu joelho a ajguns meses e agora estou com um vermelhidão e inchaço logo abaixo do joelho.o que pode ser....

Unknown disse...

Olá! Fiz uma esclero com espuma, a veia do pé(a que fica em cima) está dura e com alguns coágulos, é normal, o que devo fazer?
Agradeço

Anónimo disse...

fiz aplicação de vazinhos me saiu uma ferida tipo um buraco e agora está duro em volta e avermelhado já usei pomada estou tomando cefalexina, já passei óleo de girassol e sinto estar irritado e não sara nunca, estou entrando em depressão estou muito preocupada.

Unknown disse...

Muito proveitoso...obrigada pelas informações...valeu-me demais. Obrigada.
Deus Abençoe

Pedagogia da Lê disse...

Olha eu tenho Flebite há 1 anos, mas não sabia que era flebite. Descobri faz um mês depois de ir ao médico.
Depois de alguns anos de flebite notei que: sentia dificuldade para respirar em algumas situações. Ás vezes quando faço algum movimento em que eu precise inclinar as costas, eu sinto uma dor no peito. Ultimamente notei que de vez em quando algo perto do meu coração começa a doer, pouco mas dói. E ás vezes sinto, no pulmão e na perna localizada flebite, que tem algo entupido e está soltando ar aos poucos. Por exemplo, quando colocamos uma garrafa de refrigerante com o gargalho para baixo e tiramos a tampa, o liquido descerá com pressão e aparecerão bolhas de ar. O que eu sinto é algo parecido com esta pressão. Não sei se é normal. A primeira vez que vi isso na minha perna tinha 6 anos de idade. Achei que tinha batido e todos os médicos disseram que isso ia passar porque eu bati em algum lugar. Deixei pra lá. Mas com o tempo foi crescendo e começou a doer. Tive que me acostumar com isso e viver assim, pois achei que iria passar.
Hoje tenho 17 anos e bom, pelo menos pra mim, isso não é normal. Como isso pode acontecer?
Gostaria muito que respondesse minha pergunta.
Agradecida.

Unknown disse...

Faz 8 dia que fiz cirurgia de varize e safena perna direita, tenho for com inchaço ao palpar,e ao pisar o pé no chão, é perigoso,?o médico não deu medicamento,nem terapia.o que faço?

Unknown disse...

Estou com trombiflebiti ja tomei ant enflamatorio estou tomando ant quagulante fazendo compressa quente mas as veias continuam duras e avermelhadas o que devo fazer

Maria disse...

Unknown 01/08/2018
Olá,
É natural ter dor ou desconforto após a cirurgia às varizes.Deverá fazer períodos de repouso e usar meia elástica conforme indicação médica.
Se a dor persistir deve contactar o seu médico.
O inchaço ao palpar está relacionado com o processo de cicatrização, normalmente podem surgir pequenos nódulos que regridem espontaneamente.

Maria disse...

UNknown 13/08/2018.
A tromboflebite melhora normalmente dentro de um mês, se for superficial, não necessita de hospitalização
Deve seguir a risca todos os cuidados indicados pelo seu médico.
Deve continuar a aplicar compressa quente na zona afetada,
Manter o membro afetado em posição elevada
Usar meias de compressão
Manter todos os medicamentos prescritos pelo seu médico.
Se acha que a situação não tem melhoras, procure o seu médico.
Rápidas melhoras
Obrigada

Unknown disse...

Fis aplicação de espuma faz quase 4 mês não sarou fiz o exame estou com febrite é a veia arterial sumi

Eu não tirei ela como pode isso já tomei tantos medicamentos nem quero ir no médico será que pôde tirarem a espuma para melhorar estou desanimada

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.