quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que é o ciclo menstrual?


O ciclo menstrual conta-se desde o primeiro dia de uma hemorragia até ao primeiro da hemorragia seguinte. O ciclo menstrual médio dura cerca de 28 dias. O aumento e a diminuição dos níveis hormonais ao longo do mês controla o ciclo menstrual, que tem três fases: folicular, ovulatória e luteínica
Na fase folicular, que se inicia no 1º dia de uma hemorragia (dia 1), os níveis de estrogénio aumentam gradualmente. A elevação dos níveis de estrogénios é responsável pelo espessamento das paredes do útero (endométrio) para conseguir suportar uma eventual gravidez. Simultaneamente, ocorre a maturação dos óvulos nos ovários, no interior de estruturas chamadas de folículos. Por volta do 14º dia, num ciclo de 28 dias, apenas um dos óvulos é libertado de um dos ovários para as trompas de Falópio, num processo denominado de ovulação.
 A fase luteínica começa após a ovulação é caracterizada por um aumento dos níveis de progesterona, produzida pelo corpo lúteo (folículo que deu origem ao óvulo). Esta hormona é responsável pelo aumento do endométrio e espessamento do muco cervical, com o objetivo de preparar o útero caso tenha ocorrido a fecundação do óvulo.
Se não houver fecundação, o corpo lúteo degenera, os níveis de estrogénio e progesterona diminuem e o endométrio sofre um processo de descamação, levando ao início de um novo ciclo menstrual, caracterizado pelo aparecimento de nova hemorragia.
Fonte: MSD

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.