terça-feira, 9 de junho de 2015

O que é o Circlet


Circlet é um anel vaginal contracetivo utilizado para prevenir a gravidez. Cada anel contém uma pequena quantidade de duas hormonas sexuais femininas - etonogestrel e etinilestradiol. O anel liberta lentamente pequenas quantidades destas hormonas para a corrente sanguínea. devido a esta baixa libertação diária de hormonas, Circlet é considerado um contracetivo de ultra - baixa dosagem. Como Cirlclet liberta dois tipos diferentes de hormonas, é um contracetivo hormonal combinado.
Circlet tem o mesmo efeito da pílula contracetiva, mas em vez de tomar um comprimido todos os dias, basta colocar o anel na vagina uma vez por mês (liberta de forma contínua as hormonas contracetivas através da vagina).

Como utilizar Circlet?
A partir do momento em que coloca o anel vaginal, este não deve ser retirado durante 3 semanas. Ao fim de 3 semanas, retirar o anel no mesmo dia da semana em que foi colocado e, se possível, aproximadamente à mesma hora. Por exemplo, se colocou Circlet numa 4ª feira, por volta das 10 horas da noite, deverá retirá-lo 3 semanas mais tarde, por volta das 10 horas da noite.
Após ter removido o anel, não use outro anel durante uma semana. Cerca de 2 a 3 dias após a remoção do anel deverá surgir uma hemorragia vaginal (privação).
Ao fim de uma semana de interrupção do uso do anel, colocar um novo anel, exatamente no mesmo dia da semana e, se possível, aproximadamente à mesma hora em que retirou o anterior, mesmo que a hemorragia não tenha terminado.

Como inserir e remover Circlet?
  1. Segure no anel entre o polegar e o indicador, aperte-o para introduzir na vagina
  2. Escolha a posição que achar mais confortável para si, como por exemplo, de pé e com uma das pernas elevada, de cócoras ou deitada. Insira o anel na vagina com uma mão e empurre o anel para o interior da vagina até se sentir confortável. A posição exata do Circlet dentro da vagina não é importante.
  3. Deixe o anel assim colocado durante 3 semanas.
  4. Circlet pode ser retirado prendendo o dedo indicador no bordo do anel ou prendendo o anel entre os dedos indicador médio e puxando-o para fora.

Quando iniciar Circlet?
Não usou nenhum contracetivo hormonal durante o mês anterior
Não coloque nenhum anel vaginal se achar que pode estar grávida. Insira o primeiro Circlet no primeiro dia da menstruação ( ou seja, no primeiro dia do ciclo menstrual). Circlet começa a exercer a sua ação imediatamente e,por este motivo, não necessita de utilizar qualquer outra medida contracetiva. Poderá também iniciar Circlet entre o dia 2 e o dia 5 do seu ciclo, mas se tiver relações  sexuais durante os primeiros 7 dias de utilização de Circlet, não se esqueça de usar também método contacetivo de barreira (por exemplo, um preservativo). Deverá seguir este conselho apenas quando usa Circlet pela primeira vez.

Usar uma pílula combinada durante o mês anterior
Comece a usar Circlet o mais tardar no dia seguinte ao intervalo de tempo sem comprimidos da sua pílula atual. Se a embalagem da sua pílula atual também contém comprimidos inativos, comece a utilizar Circlet o mais tardar no dia seguinte a ter tomado o último comprimido inativo. Se a não tiver a certeza qual é o comprimido, pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Nunca prologue o intervalo de tempo sem hormonas da sua atual embalagem para além do tempo recomendado. Se tiver usado a sua pílula em conformidade  e de forma correta, e se  tiver certeza que não está grávida, poderá, também, parar a toma da pílula em qualquer dia da sua embalagem atual e começar a usar Circlet imediatamente.

Usou um contracetivo injetável, implante ou sistema intrauterino (SIU) libertador de progestagénio durante o último mês.
Comece a utilizar Circlet no dia em que deveria tomar a sua próxima injeção ou no dia em que o implante ou o SIU libertador de progestágenio são removidos. Use sempre um método contacetivo de barreira (por exemplo, um preservativo) durante os primeiros 7 dias de utilização.

Dúvidas mais frequentes
Sente-se o anel durante as relações sexuais?
Quando está bem colocado, o anel vaginal não se sente. Este fica colocado na parte superior da vagina, que não tem sensibilidade ao tato. Além disso, há muitos homens que não sentem o anel durante as relações sexuais.

O anel pode ficar "perdido" dentro de mim?
Não. Não há perigo do anel ser empurrado para outros locais que náo a vagina ou "ficar perdido". O anel não passa o Cérvix uterino.

É preciso retirar o anel para fazer um exame ginecológico?
Não há necessidade de remover o anel para realizar a citologia morfológica do colo, exames de colposcopia ou ecografia pélvica transvaginal.

Leia também: Informação prática para as utilizadoras de Nuvaring

Fonte:MSD


1 comentários:

Unknown disse...

Posso fazer tratamento com comprimidos vaginais a usar o anel?

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.