sexta-feira, 2 de maio de 2014

Questões práticas sobre acne



O que é a acne?
 A acne é uma doença que afeta as glândulas sebáceas da pele. As manifestações da doença ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução do folículo pilossebáceo, dando origem aos pontos negros e pontos brancos, que por sua vez originam borbulhas. Os poros da pele estão ligados a glândulas sebáceas que produzem uma substância oleosa chamada sebo.

Os poros encontram-se ligados às glândulas por um canal chamado folículo. Quando o folículo de uma glândula da pele entope, uma borbulha desenvolve-se.

A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo na maioria das vezes de pequena e média intensidade.

Quando aparece?
As lesões começam a surgir na puberdade, altura em que as hormonas sexuais começam a ser produzidas, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e até mesmo surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.

Quais são os sintomas e sinais?
Os sintomas e sinais da acne são:
  • Cravos brancos, que são as glândulas sebáceas obstruídas, com o seu orifício fechado.
  • Pontos negros, que são glândulas sebáceas obstruídas, cujo orifício está aberto. O óleo torna-se escuro quando exposto ao ar.
  • Borbulhas, que são glândulas sebáceas vermelhas, inflamadas, infetadas, algumas vezes com pus.

Estas borbulhas podem ser dolorosas. Nos casos mais graves, podem desenvolver-se quistos (elevações cheias de líquido) sob a pele.

Porque surge a acne?
A causa da acne é desconhecida. No entanto, alguns fatores podem estar na sua origem:
  • Alterações hormonais na adolescência
  • Alterações hormonais durante a gravidez
  • Iniciar ou parar pílulas anticoncecionais
  • A hereditariedade
  • Maquilhagem com óleos.
A acne surge só na adolescência ?
A acne é a doença de pele mais frequente. Pessoas de todas as idades podem desenvolver acne, sendo mais comum na adolescência. No entanto, pode também ocorrer em recém-nascidos e lactentes (acne neo-natal), mulheres e homens adultos
Estima-se que 80% da população em geral, com idades entre os 11 e 30 anos, teve acne.

A pílula pode ajudar no controlo da acne?
As raparigas adolescentes com acne e sinais cutâneos de hiperandrogenismo (hirsutismo- excesso de pelos), seborreia, alopécia (queda do cabelo) e com irregularidades menstruais, poderão utilizar uma pílula contracetiva quando prescrita pelo ginecologista, após o estudo da sua situação em particular.
Alguns contracetivos orais têm propriedades antiandrogénicas, proporcionando um bom controlo do acne.

Deve tratar-se a acne?
Na maioria dos casos a acne desaparece espontaneamente a partir dos 20 anos de idade. No entanto, com o tratamento e os cuidados diários, individualizados caso a caso, consegue-se controlar a expressão da doença, favorecer a afirmação psicossocial e prevenir o desenvolvimento de cicatrizes permanentes.

Devem as borbulhas ser espremidas?
Não deve acontecer, já que podem resultar cicatrizes permanentes de difícil resolução, bem como, no plano mais imediato, agravamento do componente inflamatório das lesões. Também favorece a proliferação bacteriana com subsequente possibilidade de infeção.

A pílula poderá agravar a acne?
A contraceção promove um equilíbrio hormonal contínuo que favorece a menor expressão das lesões cutâneas associadas à acne
As pílulas, com um progestagénio com ação antiandrogénica são as que mais benefícios exercem na pele.

Tenho mais de 25 anos, porque tenho acne?
Alterações hormonais agravadas pela má alimentação, stress, tabagismo e uso inadequado de cosméticos podem causar o aparecimento da acne, após o período da adolescência.

Como cuidar da pele com acne?
Aqui estão algumas dicas para cuidar da pele acneica
  • Limpar a pele de forma suave com um sabonete neutro para desobstruir os poros. É recomendável lavar o rosto todas as manhãs e antes de deitar, mas suavemente, para não irritar a pele.
  • Lavar os cabelos frequentemente é também necessário. Evite deixar os cabelos no rosto e / ou fazer uso de óleos nos mesmos
  • Tentar não mexer na pele. Pessoas que espremem as borbulhas podem ficar com cicatrizes ou manchas escuras na pele.
  • Escolher maquilhagem sem óleo na sua composição.

O que pode piorar a acne?
  • Alterações nos níveis hormonais em adolescentes e mulheres adultas 2 a 7 dias antes da menstruação
  • A fricção ou pressão causada por capacetes de moto, telefones, mochilas, colares apertados ou mesmo a franja do cabelo.
  • Poluição e alta humidade
  • Espremer borbulhas.
Chocolate causa acne?
Existem muitos mitos sobre o que provoca a acne.
O chocolate e os alimentos gordurosos não causam acne à maioria das pessoas.

No entanto, borbulhas associadas ao consumo de chocolate poderão surgir num contexto alérgico.

Poderei reduzir a acne lavando o rosto mais regularmente?
O excesso de sebo e o acumulo de células mortas da pele leva ao agravamento da acne mas a lavagem excessiva do rosto, para além de estimular a produção sebácea, poderá também agredir as camadas cutâneas mais à superfície, favorecendo a inflamação.

Poderei tomar a pílula em associação com outros tratamentos para a acne?
Sim, para além dos efeitos benéficos da contraceção ainda poderão resultar efeitos positivos em associação.

Fonte:Effik

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.