sexta-feira, 25 de abril de 2014

Hidratos de carbono à noite engordam?


Sabe-se que os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do organismo e que na sua ausência, o metabolismo desacelera e gasta menos gordura. A dúvida relativamente à ingestão de hidratos de carbono à noite baseia-se no facto de poder existir a tendência para o nosso organismo gastar menos calorias e, desta forma, contribuir para engordarmos.

Um estudo divulgado recentemente pela "Prevention`s Guide" revelou que indivíduos que consomem mais de 50% das calorias após as 17 horas não engordam mais do que os consomem apenas 25% neste mesmo horário.
Outros estudos compararam duas dietas igualmente baixas em calorias e os  resultados revelam que nos casos em que os hidratos de carbono foram consumidos apenas ao jantar houve maior perda de peso, ao contrário do que seria de esperar. Logo, fica desfeito este mito, o importante é ter o cuidado na distribuição das porções adequadas pelo dia e ajustar a cada pessoa, conforme a idade, a altura, e a atividade física.

Se ingerirmos hidratos de carbono em excesso durante o dia podemos engordar, não necessariamente a hora da ingestão que influência mas sim a quantidade e a distribuição pelo dia. Não existe razão para cortar completamente os hidratos de carbono à noite, no entanto, pode dar preferência aos hidratos de carbono menos calóricos, mais digestivos e mais integrais, como exemplo a quinoa, o bulgur, o arroz integral ou o millet.
Fonte: Bioforma

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.