terça-feira, 8 de abril de 2014

Síndrome do intestino irritável


O que é a SII
A síndrome do Intestino Irritável (SII) caracteriza-se por um conjunto de sintomas, entre os quais os mais comuns são: dor ou desconforto abdominal (geralmente descritos como cólicas), distensão abdominal,gases, diarreia e/ou obstipação. A SII atinge o cólon (intestino grosso), que é a parte do aparelho digestivo onde se acumulam as fezes. A SII não é uma doença propriamente dita - é uma perturbação funcional, ou seja, uma condição na qual o intestino não funciona correctamente.
O que causa a SII?
A causa da SII não está totalmente esclarecida. Em doentes com SII, os nervos e músculos do  intestino parecem ser particularmente sensíveis. Estes músculos poderão contrair-se excessivamente quando come, causando cólicas ou diarreia durante ou logo após a refeição. Por outro lado, os nervos poderão reagir quando o intestino se distende, causando cólicas ou dor. A SII pode ser uma condição dolorosa mas não provoca lesões no cólon ou noutras partes do aparelho digestivo, nem conduz a outros problemas de saúde.



Quais são os sintomas da SII?

Os principais sintomas da SII são:
  • dor ou desconforto abdominal, geralmente aliviados por ou assciados aos movimentos intestinais;
  • diarreia crónica, obstipação ou a combinação de ambas,
  • muco esbranquiçado nas fezes;
  • abdómen inchado ou distendido;
  • sensação de esvaziamento intestinal incompleto;
  • As mulheres que sofrem de SII costumam ter mais sintomas durante a menstruação.

Como é diagnosticada a SII
O médico pode suspeitar de SII pelos sintomas que lhe apresentar. Alguns sintomas mais específicos, chamados "Critérios de Roma", permitem fazer um diagnóstico mais exacto. há ainda exames médicos que podem ser realizados para garantir que não existem outros problemas de saúde que justifiquem os mesmos sintomas.

Como é tratada a SII?
A SII não tem cura, no entanto pode fazer algumas coisas para aliviar os sintomas. O tratamento pode envolver:
  • alterações da dieta;
  • medicação;
  • alívio do stress.
  • Poderá ter de tentar algumas destas medidas para perceber qual ou quais funcionam melhor consigo. o se médico irá ajudá-lo a encontrar o plano de tratamento mais adequado.

Alterações da dieta
Alguns alimentos e bebidas agravam os sintomas da SII, tais como: alimentos gordurosos (ex: batatas fritas); produtos lácteos, como queijo ou gelados; chocolates, bebidas alcoólicas; bebidas com cafeína, como o café e alguns refrigerantes; bebidas gaseificadas.
Para perceber quais os alimentos problemáticos, mantenha um diário onde registe:
o que come durante o dia;
os sintomas que surgem;
que alimentos o (a) deixam sempre queixoso (a).
leve as suas notas consigo quando for ao médico para verificar se alguns dos alimentos desencadeiam ou agravam os seus sintomas. Se assim for; deverá evitar ou reduzir a ingestáo destes alimentos.

Alguns alimentos aliviam os sintomas da SII. As fibras ajudam a reduzir a obstipação associada à SII porque tornam as fezes mais moles. Contudo, alguns indivíduos com SII com maior sensibilidade nervosa poderão sentir maior desconforto abdominal após aumentarem o conteúdo de fibras na dieta (presentes no pão, cereais, leguminosas, fruta e vegetais). Deverá adicionar fibras à sua dieta de forma gradual para permitir que o organismo se adapte. O consumo excessivo de fibras pode causar gases e, consequentemente, desencadear outros sintomas de SII.

Faça refeições ligeiras. Refeições pesads podem causar cólicas e diarreia em indivíduos comSII. Se for o seu caso; procure fazer quatro  ou cinco refeições ligeiras por dia em vez de refeições pesadas menos frequentes.

Medicação
O médico poderá receitar-lhe medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas:
os laxantes tratam a obstipação. Existem muitos tipos de laxantes disponíveis. O seu médico poderá ajudá-lo a escolher o laxante indicado para si.
os antiespasmódicos controlam os espasmos do cólon e ajudam a aliviar a dor abdominal.
os antidepressivos, mesmo em doses mais baixas do que as utilizads para tratar a depressão, poderão ajudar a reduzir o desconforto ou dor abdominal associados à SII e, dependendo do tipo escolhido, aliviar a diarreia ou obstipação.



O stress causa SII?
O stress emocional não causa a SII mas poderá agravar os seus sintomas. Reduzir os níveis de stress poderá ajudar a aliviar os sintomas da SII; nomeadamente as cólicas e dor , e facilitar a forma como lida com os restantes sintomas. A meditação , exercício, hipnose e aconselhamento são opcções a considerar para aliviar o stress.


Fonte:
National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases.


0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.