segunda-feira, 5 de maio de 2014

Que fatores determinam os níveis sanguíneos de colesterol?

Bom colesterol e Mau colesterol
O colesterol "viaja" através do corpo ligado a proteínas. As proteínas conhecidas como LDL("mau colesterol") transportam colesterol para todos os tecidos para que sejam utilizados na síntese de hormonas, ácidos biliares, etc. O excesso de colesterol relaciona-se com o depósito de lípidos nas paredes arteriais. Para além disto, as proteínas denominadas por HDL ("bom colesterol") transportam colesterol através do corpo, mas fazem-no no sentido oposto às anteriores: removem colesterol dos tecidos (incluindo as paredes arteriais) e transportam-no para o fígado onde será metabolizado.

LDL- Deposita colesterol nos tecidos e nas paredes arteriais.
HDL- Remove colesterol dos tecidos e das paredes arteriais.

Porque razão o colesterol elevado é perigoso?
Quando os valores de colesterol estão acima de determinados limites (hipercolesterolemia), esta situação torna-se um fator de risco cardiovascular.

O colesterol em excesso poderá aderir às paredes arteriais, levando ao seu espessamento e aumento de rigidez (aterosclerose).

Este processo aumenta a probabilidade de aparecimento de doenças relacionadas com a obstrução arterial, como por exemplo o enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral, entre outros.

Que fatores determinam os níveis sanguíneos de colesterol?
Idade e sexo:Os níveis de colesterol aumentam com o envelhecimento. Antes da menopausa, os níveis de colesterol são mais baixos nas mulheres do que nos homens da mesma idade; no entanto após a menopausa os valores tendem a igualar-se em ambos os sexos.

Fatores hereditários: A quantidade de colesterol que pode ser produzido pelo corpo pode ser determinada pelos genes individuais de cada indivíduo. Em muitos casos, os níveis de colesterol elevados no sangue estão associados com certos padrões hereditários

Dieta: Quer os lípidos saturados, quer o colesterol proveniente da dieta, conduzem ao aumento dos níveis sanguíneos de colesterol. Por esta razão, a redução dos níveis de gordura alimentar auxilia a redução dos níveis de colesterol e prevenir a doença cardíaca.

Um pequeno-almoço abundante torna mais fácil ter um jantar mais leve: Uma chávena de café ou chá sem açúcar  ou com adoçante; 2 fatias de pão integral sem doce; 1 peça de fruta (por exemplo, uma laranja); 1/2 chávena de cereais com leite magro.

Ao almoço evite a tentação da "fast-food". Sugestões: 1 lata pequena de atum em água; 1 taça com legumes; 1 peça de fruta ( por exemplo, uma maçã)

Um jantar ligeiro significa reduzir a ingestão de carne e aumentar a de vegetais e fruta: 1 prato de carne magra ou massa com molho de tomate; 1 fatia de pão; 1 peça de fruta (por exemplo, uma pêra).

Peso corporal: O excesso de peso é um fator de risco para a doença cardíaca e também aumenta os níveis sanguíneos de colesterol. A redução do peso corporal é recomendada na redução dos níveis sanguíneos de colesterol. A redução do peso corporal é recomendada na redução dos níveis de "mau" (LDL) colesterol e no aumento dos níveis de "bom" (HDL) colesterol

Atividade física:Um estilo de vida sedentário predispõe ao aparecimento de doença cardíaca: A atividade física regular auxilia na redução do "mau" colesterol e aumenta o "bom" colesterol. Para além disso, promove a perda de peso.

Medicação apropriada: O objetivo primário da terapêutica hipolipemiante é a redução dos níveis de LDL. Os fármacos hipolipemiantes podem auxiliar a alcançar este objetivo e, neste caso, podem ser indicados pelo Médico assistente como adjuvante às alterações do estilo de vida. Estes fármacos são geralmente prescritos durante um longo período de tempo e manter a terapêutica é importante, mesmo quando os níveis de colesterol adequados já foram alcançados. A terapêutica não deve ser descontinuada sem indicação do Médico Assistente.
Fonte: Bial

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.