sábado, 16 de outubro de 2010

Infecção Urinária

A infecção Urinária é causada pela presença de microorgamismos patogênicos que podem afectar a bexiga, uretra, próstata, ou o rim. Frequentemente as infecções do tracto urinário são causadas por bactérias e em especial nas mulheres , esta infecção é causada pelos germes que habitam a flora intestinal.

Aqui deixo alguns conselhos para prevenir as infecções do trato urinário.

  • Quando vai à casa de banho, fora da sua casa, evite sentar-se na sanita e limpe-se sempre da frente para trás para evitar que as bactérias do intestino entrem na vagina e uretra.
  • Lave a zona genital de preferência com produtos com actividade antibacteriana. Deve reforçar estas medidas aquando do período menstrual e/ ou se sofrer de incontinência.
  • Lave-se antes e após a relação sexual.
  • Urine após cada relação sexual, para eliminar possíveis bactérias que tenham entrado na uretra.
  • Evite duches vaginais e sprays vaginais que podem irritar a uretra e favorecer o desenvolvimento de uma infecção urinária.
  • Urine logo que tenha vontade e esforce-se por esvaziar totalmente a bexiga, pois reter a urina pode favorecer o desenvolvimento bacteriano.
  • Prefira duche a banho de imersão, pois assim diminuirá a probabilidade das bactérias migrarem para a uretra e provocarem infecção.
  • Evite usar espermicidas, pois estes destroem os Lactobacilos vaginais que são úteis na prevenção das infecções bacteriana.
  • Ingira frequentemente alimentos com probióticos ( presentes em alguns iogurtes ou leites fermentados), pois favorecem a acidez/ presença de Lactobacilos no intestino e vagina, que a protegem das infecções urinárias.
  • Se já tiver passado a menopausa e o seu médico a aconselhar , use estrogénios tópicos na vagina, pois isso irá contrariar a atrofia vaginal habitual, podendo diminuir o risco de infecções recorrentes.
  • Substâncias que acidificam a urina ( p.ex. vitamina C) poderão também contribuir para que tenha menos infecções urinária.
  • Se, apesar de todos estes cuidados tiver infecções urinárias frequentes, aconselhe-se com o seu médico, pois poderá precisar de outra abordagem médica.

Fonte: Adaptado de Persad S, et al. Association between urinary infection and postmictrition wipinf habit. Acta Obstet Gynecol Scand .

2 comentários:

Anónimo disse...

boa noite tenho problema de infecao urinaria ha bastant tempo ja fiz varios tratamentos de antibiotico ms nao ta dar certo ,quue faco

Maria disse...

Se tem problemas de infeção urinária há muito tempo, tem de consultar o seu médico. Necessita de fazer uma urucultura para saber qual é a bactéria responsável pela a infeção urinária, e através desta análise a urina poderá saber o antibiótico a que é sensível. O médico também poderá passar algum medicamento para as vias urinárias para que as bactérias não tenham tanta apetência e aderência nas vias urinárias (uretra- canal por onde é eliminada a urina).
É importante seguir os concelhos a cima descritos no post.

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.