segunda-feira, 8 de março de 2010

MENOPAUSA


A menopausa é a última menstruação da mulher a qual deixa de vir devido ao fim da actividade dos ovários (deixa de produzir hormonas femininas - os estrogénios).
A falência dos ovários e o desaparecimento das ovulações ocorre na mulher por volta dos 50 anos e corresponde também com o fim da sua capacidade para ter filhos.
A menopausa poderá ocorrer mais cedo, nas mulheres com menos de 40 anos


SINTOMAS MAIS FREQUENTES
Com o fim dos período menstrual, começam os sinais e sintomas da menopausa: calores noturnos seguidos de sudorese, principalmente na região do pescoço e cabeça, angústia noturna, ansiedade, irritabilidade e eventualmente sintomas depressivos. Na parte física a mulher pode notar secura vaginal, diminuição da libido e do desejo sexual, dor durante as relações sexuais, sinais de envelhecimento da pele e queda parcial dos pelos púbicos, como ganho de peso. Também podem ter a necessidade de urinar com maior frequência, sobretudo a noite.
No entanto a consequência mais preocupante é a fragilidade óssea, havendo um maior risco de fraturas (principalmente do fémur e das vértebras) que podem pôr em causa a qualidade de vida e por vezes até a própria vida.

CLIMATÉRICO
É o período de tempo referente à peri-menopausa que se inicia antes da menopausa com os sintomas mais precoces como irregularidades menstruais e afrontamentos.

PÓS- MENOPAUSA
Período que começa 1 ano após a última menstruação ou seja é o período após a menopausa.

COMO AGIR DURANTE A MENOPAUSA
A menopausa deverá ser encarada como uma fase da sua vida e não como uma doença. Antigamente as mulheres pensavam que este período da sua vida era algo desagradável e que mais cedo ou mais tarde estavam condenadas a passar.O que é importante é garantir a melhor qualidade de vida possível quer a nível psíquico e físico.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.





Pesquisa personalizada