terça-feira, 21 de agosto de 2018

Como funciona o DUI Mirena e o Jaydess





 








Sistema intrauterino libertador de progestativo

Trata-se de um dispositivo intrauterino que contém 52mg de levonorgestrel (Mirena) e recentemente no nosso país  encontra-se já aprovado o mesmo sistema com 13.5mg (Jaydess).
Tem um duplo mecanismo de ação: efeito de corpo estranho na cavidade uterina associada à ação predominantemente local do levonorgestrel.
O endométrio rapidamente fica atrofiado. Inibe a implantação mas sobretudo inibe a progressão dos espermatozóides, pelas alterações pronunciadas que provoca no muco cervical. Tem uma eficácia elevada. Após a remoção o endométrio rapidamente volta ao normal.

As concentrações plasmáticas progestativo atingem 100-200pg/ml nas primeiras semanas, diminuindo progressivamente, mas com grande variabilidade individual.
A frenação folicular dos ovários  é irregular, após o primeiro ano podem provocar alguns efeitos secundários adversos locais ou sistémicos, dos quais os mais comuns são: hemorragias uterinas irregulares (principalmente nos primeiros meses) tendendo a perdas progressivamente mais escassas para o que a mulher deve estar preparada, acne, alterações do humor, aumento da sensibilidade mamária e redução da libido.


É recomendando para 5 anos, mas há evidência que a eficácia se mantém até aos 7 anos (Mirena)
Tem uma taxa de expulsão que ronda 6% e de remoção à volta dos 15%. Tem benefícios não contraceptivos importantes sobretudo nas mulheres que apresentam fluxo menstrual abundante com ou sem anemia associada. Diminui a incidência de infeções pélvicas. Há ligeiro aumento da incidência de quistos nos ovários que resolvem de forma espontânea.

Está contraindicado nos casos de processos inflamatórios/infeciosos pélvicos, tumores hormonodependentes e quando o tamanho do útero é superior a uma gestação de 12 semanas ou na presença de distorção importante da cavidade uterina, sobretudo na presença de miomas submucosos.

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.