segunda-feira, 11 de junho de 2018

Será que tenho fluxo menstrual abundante, menorragia?

Menorragia o que é?
Este termo descreve uma menstruação em que o fluxo sanguíneo é invulgarmente abundante. Pode ser apenas um sangramento exagerado, de uma só vez, num só período que dura mais tempo (digamos mais de 7 dias), ou períodos muito frequentes de forma que a perda de sangue em qualquer mês é excessiva. Em geral só se perde cerca de 50ml de sangue em cada período - a maior parte das secreções vaginais são muco e revestimento que se desprende do útero.

Qual é a causa?
É uma situação comum nas mulheres que se aproximam da menopausa quando o revestimento do útero (endométrio) se torna muito espesso, havendo assim uma grande perda de sangue quando esse tecido se solta. A colocação recente de um DIU pode provocar períodos mais abundantes durante os meses seguintes. os fibromiomas (miomas) também causarão, um sangramento grande porque aumentam a superfície do útero e o seu revestimento, e uma causa menos frequente é o desequilíbrio hormonal, mas este caracteriza-se mais vezes por um fluxo forte e irregular.
Se o ritmo do fluxo sanguíneo se mantiver durante vários dias por vários períodos, então talvez apareça uma anemia que, se não for tratada, pode tornar-se grave.

Sintomas
  • Fluxo sanguíneo  abundante durante a menstruação tão rápido e excessivo que tem de usar vários pensos
  • Palidez, fadiga e falta de ar o que indica anemia.


Quando devo ir ao médico?
Se os seus períodos mudarem  e se tornarem mais longos ou muito mais abundantes do que anteriormente, vá ao médico para descobrir a causa.

Que fará o medico?
Far-lhe-á perguntas acerca do seu ciclo menstrual normal e examina-la-á para saber se existe qualquer anomalia no útero, como fibromiomas, bem como verá se há sinais de anemia. Pode ser que a oriente para fazer uma análise de sangue por onde se verá se está anêmica, o que será tratado com suplementos de ferro.
O médico poderá prescrever-lhe uma ecografia ginecológica para avaliar a presença de miomas na cavidade uterina.
Se usar um DIU, o seu médico talvez lho tire ou lhe coloque um aparelho diferente que seja mais apropriado para si.

A base do tratamento da menorragia, quando não existe qualquer doença uterina, é a terapia hormonal como finalidade e evitar a acumulação de tecido endometrial antes da menstruação. Muitas vezes utiliza-se a pílula anticoncepcional a menos que já a esteja a tomar ou lhe seja contra- indicada, caso em que tomará outro medicamento.
Se desconfia de fibromiomas ou de qualquer outra causa, fará uma dilatação e curetagem (através de uma histeroscopia) para então se obter células do revestimento uterino (biopsia uterina). É um procedimento muito bem sucedido como primeira medida cirúrgica.
Se a hemorragia a debilitar muito, talvez lhe surgiram a ablação do útero- conhecida por histerectomia. Mas não irá concordar com isso senão depois de discutir o assunto com o ginecologista e apenas após ponderar muito bem. Muitas vezes essa medida é usada desnecessariamente. Terá de ter em conta uma quantidade de factores como, por exemplo, o facto de querer ter mais filhos futuramente, ou não.

Que posso fazer?
  •  Consulte o seu médico assistente
  • Se acabou de ter um período muito abundante, repouse
  • Ingira suplementos em ferro, por indicação médica
  • Aumente a ingestão de alimentos ricos em ferro comendo fígado, gema de ovo e legumes de folha verde- escuras, que são ricos em ferro. Para aumentar a absorção de ferro ingira-o com alimentos ricos em vitamina C.

Fonte: Guia da mulher

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.