quinta-feira, 14 de junho de 2018

Infertilidade o que é?

A infertilidade é uma doença que pode ser definida como a incapacidade de engravidar após 12 meses de vida sexual regular sem a utilização de um método contraceptivo, ou a inabilidade de se conseguir um desfecho de gravidez com sucesso, estando assim incluído na definição os abortos de repetição.
Pelo menos um em cada seis casais necessitam de ajuda especializada em qualquer momento das suas vidas devido a dificuldade em conceber o número de crianças que desejam.
A esterilidade ocorre quando não há qualquer hipótese de ocorrer uma gravidez.

Quando recorrer a um especialista?
Em geral, é adequado ser avaliado no contexto de infertilidade após 12 meses sem sucesso na tentativa de obter uma gravidez (ou após seis meses se a mulher tiver mais 35 anos de idade).
Muitos casais iniciam a avaliação diagnóstica da sua infertilidade com o seu ginecologista, enquanto outros preferem recorrer diretamente a uma consulta de apoio à fertilidade- Consulta da medicina da reprodução.
Ambas as vias são adequadas, devendo a referenciação ao especialista precocemente se a mulher tiver 35 ou mais anos de idade.

Incidência da infertilidade
Em condições completamente normais ocorrem 20 a 25% de gravidezes por ciclo ovulatório.
A infertilidade é um problema comum que afeta 10 a 15% dos casais em idade fértil.
No nosso país, de acordo com os dados do primeiro estudo sobre a infertilidade realizado pela Sociedade Portuguesa da Medicina da Reprodução, existem 290 mil casais portugueses afetados por problemas de infertilidade.
Cerca de dois terços dos casais que procuram uma intervenção médica conseguem ter um filho.
Apenas 10% dos casos de infertilidade são tratados com recurso a técnicas de procriação medicamente assistida (PMA).
Apenas 1% das crianças nascidas em Portugal, cerca de mil por ano, advêm de técnicas de PMA.

Problemas de infertilidade mais frequentes
Na mulher
  • 40% corresponde a disfunção ovulatória
  • 40% A fator tubário e pélvico
  • 10 % A causa inexplicada
  • 10% Outros fatores

No Homem
  • 90% Corresponde a alterações na espermatogénese
  • 6% Obstrução
  • 4% Disfunção sexual.

Casal
  • 35% corresponde a factor tubário e pélvico
  • 35% Fator masculino
  • 15% Disfunção ovulatória
  • 10% Causa inexplicada
  • 5% Outras causas

Infertilidade inexplicada ou idiopática
Cerca de 10 a 15% dos casais inférteis têm uma avaliação global completamente normal.

O diagnóstico da infertilidade
A Avaliação do casal tem como objetivos encurtar o tempo necessário para a obtenção da gravidez pretendida, identificar a(s) causa(S) de infertilidade, avaliar riscos, estabelecer o prognóstico avaliar a necessidade de suporte emocional e possibilitar o interromper do diagnóstico e da terapêutica quando necessário.
A primeira consulta de avaliação é a mais importante. A infertilidade é discutida como um problema do casal, pelo que ambos devem estar presentes.

Nesta consulta é feita a recolha dos dados clínicos, elaborada a história clínica de ambos os elementos do casal e realizado o exame clínico da mulher (com avaliação dos parâmetros biométricos, sinais clínicos de androgenidade e exame ginecológico), o que vai permitir delinear um plano diagnóstico e terapêutico.


Esquema de investigação da infertilidade

O esquema de investigação da infertilidade compreende a realização de exames dirigidos a estabelecer a causa de infertilidade.
Estão ao dispor do médico especialista as ferramentas laboratoriais para o estudo de eventuais infeções e o estudo hormonal nas situações de alterações da ovulação, exames de imagem como Ecografia e a histerosssonografia (HSSG), a histerossalpingografia (HSG) para estudo indireto da anatomia pélvica e avaliação da permeabilidade das trompas, o espermograma, que permite avaliar a quantidade, a qualidade e a capacidade de migração e de sobrevivência dos espermatozoides. Também a Histeroscopia e a Laparoscopia diagnóstica para avaliação direta da anatomia uterina e pélvica e da permeabilidade das trompas.

Fonte: EFIK

Artigos relacionados:
Ovusitol suplemento  que ajuda a engravidar 
Ovulider, o que é? 
Spermox, o que é?

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.