quarta-feira, 28 de março de 2018

Infeção vaginal provocada pelo Trichomonas Vaginalis

É uma infeção provocada pelo trichomonas vaginalis, um pequeno organismo unicelular, (um  parasita que infecta só o ser humano). Os sintomas da tricomoníase são semelhantes aos de uma candidíase mas com uma secreção esverdeada abundante, espumoso que exala um cheiro desagradável. 
É uma situação contagiosa em que nove em cada dez parceiros sexuais serão afetados, se bem que a infecção também possa ser contraída através de contacto íntimo com as secreções de uma pessoa contaminada, (ex: toalhas) Pode ser transmitida por homem/mulher, mulher/ mulher. O trichomonas, que provocam estes sintomas, estão alojadas na vagina, colo do útero, uretra e bexiga. São vulgares em mulheres com uma vida sexual ativa e em pessoas com múltiplos parceiros

Sintomas
  • Secreção vaginal amarelo- esverdeada cheia de bolhas e com cheiro desagradável.
  • Prurido na vagina e períneo. A vagina tem aspecto de congestão da mucosa com as faces recobertas de ponteados hemáticos/equimóticos parecendo uma framboesa.
  • Ardor na passagem da urina (dispareunia)
  • Observam-se sintomas de cistite se a bexiga estiver afetada.

Se suspeitar que está infectada, vá imediatamente ao seu médico para obter um diagnóstico seguro e abstenha-se de ter relações sexuais. Faça saber ao seu parceiro sexual que está convencida de que sofre de uma infeção transmitida sexualmente e que talvez seja necessário que ele faça também tratamento.


Qual o tratamento?
 
Após o reconhecimento dos sintomas, a mulher deve procurar o médico ginecologista, que solicitará exames laboratoriais como coleta da secreção vaginal, cultura de secreção ou PCR, exame de sangue que avalia se há infecção no organismo.

A realização da citologia do colo do útero (teste papanicolau).
A primeira medida indicada é a abstinência sexual, pois é necessário um reequilíbrio do aparelho genital para assim evitar o aumento, o desconforto e o surgimento de novas doenças.

Também é indicado o uso de antibióticos e quimioterápicos, sendo obrigatório o tratamento conjunto do parceiro sexual para evitar a reinfecção. Nas mulheres, o tratamento oral é de dose única simultaneamente ao tratamento tópico, com o uso de pomada vaginal.

Recomenda-se evitar o consumo de álcool para prevenir náuseas e vômitos, efeito secundário da medicação oral.

Prevenção
A tricomoníase é  uma doença sexualmente transmissível, a melhor forma de prevenção é o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Caso você apresente alguns dos sintomas descritos acima, consulte o seu médico para verificar a possível existência da doença e iniciar o quanto antes o tratamento.

Fonte: Guia da mulher

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.