terça-feira, 13 de março de 2018

Como usar o anel vaginal Circlet

Antes de iniciar a utilização do Circlet é importante que leia o folheto informativo que se encontra dentro da embalagem.

A sua vida com Circlet
O seu médico prescreveu-lhe Circlet. É natural que tenha várias questões sobre um método contraceptivo que lhe é desconhecido
Para ajudar reunimos algumas questões que surgem frequentemente às mulheres sobre a utilização de Circlet.

O que é o Circlet?
O Circlet é um anel contraceptivo usado para prevenir a gravidez
Cada anel contém uma pequena quantidade de duas hormonas sexuais femininas- etonogestrel e etinilestradiol. O anel liberta lentamente estas hormonas para a circulação sanguínea.
O Circlet funciona como uma pílula contraceptiva combinada, mas em vez de uma toma díaria, o nale é usado durante 3 semanas seguidas.

Como é que uso o Circlet?
O seu médico irá dizer-lhe quando deverá iniciar a administração de Circlet pela primeira  vez.
O anel vaginal deve ser colocado no dia correto do seu ciclo menstrual e deverá permanece colocado por 3 semanas seguidas.

Semana1-Dia1:Inserção do anel
Semana2
Semana3
Semana4-Dia 21: Remover o anel

Para inserir o anel
  1.  Lave as mãos
  2. Segure o anel entre o seu polegar e o indicador
  3.  Quando o Circlet estiver colocado não o deverá sentir. Se se sentir desconfortável deverá empurrar o Circlet mais para dentro da vagina.

Alternativamente poderá inserir o anel utilizando o aplicador de Circlet:
1- Aperte os lados apostos do anel em conjunto e coloque o anel no interior do aplicador.
2- Empurre cuidadosamente o anel para dentro da cânula. Aponta do anel deverá ficar um pouco para fora da abertura da cânula.
3- Insira suavemente o aplicador na vagina. Use o seu dedo indicador para empurrar suavemente o êmbolo totalmente para o interior da cânula.

Remover o anel após 3 semanas
1- Lave as mãos
2- Alcance o anel com o seu dedo indicador e puxe-o
3- Coloque o anel no lixo doméstico preferencialmente dentro de um saco fechado.

Vou sentir o Circlet?
Se o Circlet estiver no sítio certo, não deverá senti-lo
Se se sentir desconfortável deverá empurrar o Circlet mais para dentro da vagina
A maioria dos parceiros não sentirá o anel durante a relação sexual e aqueles que sentem não referem desconforto

E se me esquecer de retirar o Circlet?
Se o seu anel permanecer colocado entre a 3ª e a 4ª semanas, ainda estará protegida de uma gravidez. Faça o intervalo sem o anel de uma semana normalmente e depois insira outro anel.
Se o seu anel estiver colocado durante mais 4 semanas existe a possibilidade de ficar grávida. Fale com o seu médico antes de colocar um novo anel.

É importante o local onde o Circlet fica posicionado?
A posição exata do anel dentro da vagina não é importante.
Se o anel estiver fora da vagina por um período inferior a 3 horas ainda estará protegida de uma gravidez. Poderá passar o anel por água fria ou norma (não utilize água quente) e volte a inseri-lo. Se o anel estiver fora da vagina mais de 3 horas, poderá não estar protegida de uma potencial gravidez, para mais detalhes sobre este assunto consulte o folheto informativo na embalagem de Circlet.

Será o Circlet menos eficaz se usar...
Tampões? Poderá usar tampões em simultâneo com o anel. Insira o anel antes de inserir o tampão. Deverá ter cuidado ao retirar o tampão, certificando-se que o anel não é retirado também. Se o anel sair deverá passá-lo por água fria ou norma (não utilize água quente) e colocá-lo de imediato.
Tratamento vaginais ou espermicidas? É pouco provável que o uso de espermicidas ou produtos para infecções vaginais (antimicóticos) reduza o efeito contraceptivo
E quando tiver vômitos ou diarreias? Uma vez que o Circlet não tem absorção intestinal, a eficácia não é afetada quando está doente ou tem episódios da diarreia.

Onde devo guardar o Circlet?
Guarde o Circlet fora do alcance das crianças. Guarde o seu Circlet na embalagem original abaixo dos 30ºC de modo a protegê-lo da luz e da humidade.
Não deverá utilizar uma embalagem de Circlet que lhe foi dispensada há mai 4 meses ou se a data de validade tiver expirado. A data de dispensa e a data de validade são visíveis na embalagem e na caixa. Não use o anel caso note que a cor do anel se alterou ou se houver sinais de deterioração.

O Circlet pode sair da vagina?
O Circlet pode ser acidentalmente expulso da vagina- por exemplo, se não foi colocado corretamente, aquando da remoção de um tampão, durante uma relação sexual. durante um episódio de obstipação, ou se tiver um prolapso dos órgãos pélvicos. Deste modo, deverá verificar regularmente se o anel se mantém na sua vagina.

Sentirei alguns efeitos secundários?
Tal como todos os medicamentos, o Circlet pode ter efeitos secundários..
Deve comunicar todos os efeitos secundários ao seu médico ou farmacêutico
para mais detalhes sobre este assunto o folheto informativo na embalagem de Circlet.

Fonte:MSD



0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.