quinta-feira, 22 de março de 2018

Anemia por défice de Vitamina B12

Anemia megaloblástica produzida por défice de vitamina B12. Juntamente com ácido fólico, participa na síntese de ADN nas células da medula óssea. O seu défice produz uma diminuição da velocidade de síntese de ADN e um atraso na divisão celular o que origina células sanguíneas imaturas e grandes (megaloblastos). Acompanha-se também de destruição das células precursoras das células sanguíneas na medula óssea (eritropoiese ineficaz).  vitamina B12 é necessária para a síntese da mielina, substância que cobre as fibras nervosas. A vitamina B12 ou cobalamina está presente nos alimentos de origem animal.
O seu défice é causado por dietas vegetarianas restritas, perturbações da absorção (gastrectomia, anemia perniciosa, alterações intestinais, alcoolismo) ou aumento das necessidades (gravidez, hipertiroidismo). A anemia perniciosa é uma gastrite crônica atrófica. As células gástricas não produzem fator intrínseco, substância indispensável à absorção d cobalamina. Predispõe também para o cancro do estômago.

Sintomatologia

Junto com os sintomas da anemia (palidez da pele e mucosas, fadiga, adinamia, irritabilidade, palpitações, náuseas, cefaleias e sensação de falta de ar), surgem sintomas digestivos (queilite angular ou boqueira, atrofia das papilas gustativas, perda de apetite, diarreia ou obstipação) e neurológicos.
As manifestações neurológicas são produzidas por défice de formação de mielina nos cordões laterais e posteriores da medula, conhecida como degeneração combinada subaguda, e dos nervos periféricos sensitivos. Manifesta-se pelo aparecimento de formigueiro seguida de marcha instável, falta de coordenação e diminuição da força muscular. Pode causar ainda demência e psicose.

Diagnóstico
A análise do sangue apresenta diminuição dos eritrócitos e da concentração da hemoglobina,macrocitose (aumento do tamanho dos eritrócitos); ansiocitose (eritrócitos de diferentes tamanhos) e neutrófilos hipersegmentados. É frequente a redução do número de neutrófilos ( neutropénia) e das plaquetas ( trombocitopénia). O défice de vitamina B12 diagnostica-se medindo a sua concentração no sangue. O teste de Shilling mediante a administração de vitaminaB12 e fator intrínseco marcados com radioisótopos, permite orientar o diagnostico da anemia perniciosa, que deve depois ser confirmado por endoscopia digestiva e biopsia gástrica. O diagnóstico de certeza faz-se pela biópsia da medula óssea.

Tratamento
Consiste na administração  de vitamina B12. Também deve ser administrado ácido fólico, já que o défice de vitamina B12 propicia o défice de folato.

Fonte: Italfarmaco

Artigos relacionados:
Anemia
Anemia ferropéncia 
Anemia de células falciforme

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.