domingo, 5 de junho de 2011

Amamentação, problemas e sugestões

 Mamilos gretados ou inflamados
A principal causa das gretas nos mamilos é a posição de amamentação incorrecta. Quando está a amamentar, ofereça em primeiro lugar a mama menos sensível e procure antecipar a hora da refeição, de modo a que não mame com tanta força.
Se a amamentação for demasiado dolorosa, extraia o leite durante um ou dois dias para um biberão e alimente com ele o seu bebé.
Sempre possível, deixe os mamilos apanhar ar. Passe com um pouco de leite materno pelos mamilos, pois também ajuda a sarar. Não utilize sabonetes ou cremes que possam irritar a pele.
É também útil falar com outras mães ou frequentar um curso de amamentação.

Inflamação das mamas
A mama incha, está quente e dói ao toque. Não deixe de amamentar, o peito necessita de ser esvaziado com frequência. Antes de colocar o bebé ao peito, esprema um pouco de leite com a mão. Deste modo, a mama fica mais mole e sentir-se-á melhor.
Compressas quentes ou duche ou banho quente antes da mamada estimulam o fluxo de leite. As compressas frias entre mamadas também proporcionam algum alívio.
Deve aplicar-se um creme com vitamina A, no mamilo e na auréola, para fazer com que aumente a melanina e se reforce a protecção e diminui o risco de aparecimento de gretas.

Fonte: O Guia da Gravidez, Felicitas

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.