terça-feira, 28 de junho de 2011

As vantagens de guardar o sangue e o tecido umbilical do seu bebé


Normalmente, o cordão umbilical é descartado após o parto. Contudo, o sangue que está dentro do cordão, bem como o próprio tecido são ambos extremamente ricos em células estaminais. E se estas células forem recolhidas na altura do nascimento e armazenadas, podem, um dia, ajudá-la a proteger a saúde do seu bebé.

O que são células estaminais?
Células estaminais são "células-mestras". São "blocos de construção" que se podem desenvolver em todas as outras células que constituem o nosso corpo, tais como células sanguíneas, células nervosas e células cardíacas. São capazes de restaurar as funções do sangue e do sistema imunitário, ou mesmo de órgãos do nosso corpo.

Como é que salvam vidas?
Durante os últimos 20 anos, ocorreram grandes desenvolvimentos na utilização de células estaminais retiradas do cordão umbilical- que, em regra, é descartado após o nascimento. Estas células estão a ser usadas para tratar milhares de pessoas, com um número cada vez maior de doenças.
Vários tipos de cancro incluindo leucemia, distúrbios sanguíneos, anemias e doenças auto-imunes são apenas algumas das doenças que podem beneficiar deste tratamento, que é  cada vez mais uma prática médica comum.

Como é que as células são recolhidas?
As células estaminias hematopoiéticas são removidas recolhendo o sangue do cordão umbilical do seu bebé.
Este sangue é colocado numa embalagem especial e enviado por correio especializado directamente para os laboratórios. As células estaminais mesenquimais do cordão umbilical são removidas recolhendo um pedaço de cerca de 15cm de cordão, que é colocado num recipiente estéril e, tal como o sangue umbilical, enviado por correios especializado para os laboratórios para processamento e armazenamento. A recolha de ambas as amostras é não-invasiva, rápida e totalmente indolor.

Porque é que esta é uma oportunidade única?
O sangue e o tecido umbilical só podem ser recolhidos imediatamente após o nascimento do seu bebé. É uma oportunidade que apenas surge uma vez na vida do seu filho. Por isso é importantíssimo que não a desperdice.

O sangue e o tecido umbilical são 100% compatíveis com o seu bebé... e existem grandes probabilidades de compatibilidade com o resto da família. Então, quando guarda estas células, não é só o seu filho que pode vir a beneficiar....

Para mais informação
Fonte:Future Health Biobank

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.