quinta-feira, 24 de março de 2016

Como cuidar e preservar a sua visão.


O olho é um dos órgãos mais complexos e sensíveis do corpo humano. Dele depende o sentido que mais utilizamos - a visão.

Assim como outros órgãos do corpo humano como o cérebro ou o coração, a visão depende, de uma maneira geral, do estado físico, do estilo de vida e de uma alimentação variada e equilibrada.

Uma consulta regular ao oftalmologista pode detetar antecipadamente problemas que, quando não são tratados num estado precoce, podem afetar gravemente a visão e consequentemente a qualidade de vida.

O que é a retina?
A retina é a parte do olho responsável pela receção da luz que recebemos do exterior e que é posteriormente transmitida ao cérebro para ser descodificada em imagens.

A retina é constituída por milhões de fotorreceptor, células que captam a luz que chega à retina e que a transmitem para o cérebro através de impulsos nervosos.

Na área central da retina encontra-se a mácula que é responsável pela visão de maior definição - a visão central - fundamental, por exemplo, para ler.

Benefícios dos Ómega 3
Os Ómega 3 são ácidos gordos poli-insaturados, essenciais para a manutenção da estrutura e da atividade das membranas assim como para a atividade de todas as células do organismo. Não são fabricados pelo organismo e têm que ser através de uma dieta diária equilibrada e rica em certos tipos de alimentos como algumas espécies de peixes.

Os ácidos alfa- linolénico (ALA), eicosapentaenóico (EPA) ou docosaexanóico (DHA) são alguns dos tipos de Ómega 3 que têm funções especificas em diversos tecidos, particularmente no cérebro e na retina (visão).

Diversas fontes científicas apontam também os Ómega 3 como essenciais para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

O complexo vitamínico B
Estudos recentes apontam para uma importância fundamental da vitamina B na redução dos níveis de homocisteína, fator que pode predispor para acidentes cardiovasculares e doenças da retina.

A Lutéina e a Zeaxantina
A Lutéina e a Zeaxantina são anti-oxidantes potentes que se encontram em altas concentrações na retina.

Diversos estudos revelaram que a ingestão de Luteína e Zeaxantina é fundamental para a prevenção de doenças degenerativas da retina.

Fonte: Thea Innovation

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.