A produção de cânhamo iniciada na Ásia, é hoje conhecida como uma das mais ecológicas e a planta uma das mais versáteis. Com um elevado aporte de vitaminas, minerais e um alto teor em fibra, presente maioritariamente na casca, as sementes inteiras são um excelente complemento à alimentação diária com inúmeros benefícios, nomeadamente:
- As proteínas contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular. O Zinco contribui para a síntese normal das proteínas. O Potássio contribui para o normal funcionamento muscular.
- A Vitamina B1, o Magnésio e o Ferro contribuem para o normal metabolismo produtor de energia. O Ácido Fólico e o Magnésio contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. A Vitamina E contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
- O Ferro e o Zinco contribuem para uma normal função cognitiva. A Vitamina B1 e o Magnésio contribuem para uma normal função psicológica e para o normal funcionamento do sistema nervoso
Devido ao seu perfil nutricional único são ideais para quem pretende reduzir o consumo de proteína de origem animal, vegans, desportivas, para pessoas ativas fisicamente e com um grande desgaste mental.
Como utilizar as sementes inteiras no seu dia-a-dia
Pequenos-almoços e lanches- Colocar as sementes inteiras de molho durante a noite. Adicionar 1 a 2 colheres de sopa a cereais de pequeno-almoço, às papas de aveia, batidos, iogurtes e puré de maçã.
Pães, bolos, bolachas, panquecas- Num processador de alimentos, reduzir as sementes de cânhamo inteiras a farinha. Enriquecer as massas de pães, bolos, bolachas e panquecas, com 2 a 3 colheres de sopa de farinha de cânhamo por cada 500g de farinha.
Bebida de cânhamo- Colocar 100g de sementes cânhamo inteiras e 25g de amêndoas de molho cerca de 8 horas. Escorrer e triturar as sementes de cânhamo e as amêndoas com 500ml de água, 2 colheres de chá de canela em pó e 1 colher de sobremesa de xarope de agave. Filtra a mistura com um pano ou passador. Reservar no frigorífico e consumir no período máximo de 3 dias.
Fonte: Cem porcento
0 comentários:
Enviar um comentário