quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Desenvolvimento do feto - 12 a 20 semanas

De 12 a 16 semanas
Inicia-se a formação das pálpebras:
Entre a 9ª semana e a 10ª a cabeça do feto já está bem delineada, parecendo ainda algo desproporcional em relação ao resto do corpo.
Neste período formam-se as pálpebras que irão proteger os globos oculares.

Um rápido desenvolvimento:
Já se começam a desenvolver outros órgãos. Os sistemas circulatórios e urinários já estão a funcionar, os órgãos genitais já se desenvolveram e o rosto já começa a ser modelado. No final da 10ª a 11ª semana, aparecerem sob a derme as terminações nervosas e o feto já consegue reconhecer os sons maternos de respiração, dos batimentos cardíacos e da voz.

O bebé move as mãos e os pés, e abre a boca:
O bebé começa a fazer os seus primeiros movimentos. Na ponta dos dedos já se visualizam as unhas e começa a movimentar continuamente pés e mãos, abrindo e fechando. Tem também já desenvolvido o reflexo de sucção, engolindo líquidos à sua volta.

Qual é o aspeto do bebé?
Próximo do final do terceiro mês o feto já aumentou de tamanho, medindo entre 6,25 e 7,5 cm e pesando entre 14 a 18 gramas.


De 16 a 20 semanas
Começam a crescer os primeiros cabelos:
Entre a 15ª e a 16ª semana o rosto começa a ficar melhor definido, com a formação da boca. A pele que se vai formando é lisa e transparente, e os primeiros cabelos começam a surgir. Como o bebé engole muito líquido amniótico, por vezes pode ter soluços. Poder-se-á também visualizar o bebé a chupar o polegar.

Ele faz xixi pela primeira vez:
A partir da 14ª semana, todos os órgãos internos do feto estão com as suas estruturas principais já formadas. O fígado começa a funcionar e os rins iniciam a produção de urina, que nesta fase, é muito diluída e formada principalmente por líquido amniótico

Formam-se 100 células nervosas por segundo:
Neste período, a produção de células nervosas começa a aumentar e as estruturas muscular e óssea prosseguem o seu desenvolvimento, fazendo com que o bebé se comece a movimentar mais dentro do útero.

Qual é o aspeto do bebé?
Ao final do 4º mês, média, o bebé mede 10-12 centímetros e o seu peso pode chegar às 220 gramas.

Fonte: Italfarmaco (Natalben)

Leia também o post Desenvolvimento do feto - 4 a 12 semanas

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.