sábado, 14 de maio de 2011

Doenças transmitidas por animais durante a gravidez

 Ao longo dos últimos anos tem vindo a aumentar a preocupação com as doenças infecciosas que durante a gravidez possam ser transmitidas à futura mãe por animais.

Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma infeção causada por parasitas. A fonte de infeção mais comum é a ingestão de carne de porco ou de borrego crua ou mal passada.
Também os gatos são focos infeciosos importantes, pois os toxoplasmas alojam-se no seu intestino. Se tiver de gatos em casa, deverá confiar a limpeza da latrina dos gatos a outra pessoa, ou use luvas sempre que o tiver de fazer.
Os sintomas da toxoplasmose nos adultos são em geral inofensivos, mas uma infeção no início da gravidez pode resultar num aborto, no parto de nado- morto, ou em deficiências mentais. O seu médico poderá confirmar se você possui anticorpos contra os toxoplasmas. Se não for esse o caso:
  • Durante a gravidez não deverá carne crua ou mal passada.
  • Deverá usar luvas quando andar a trabalhar no jardim.
  • Deverá lavar muito bem as mãos após trabalhar no jardim ou depois de fazer festas ao gato.
  • Deverá lavar muito bem as frutas e os legumes para as saladas antes de os consumir, pelo que deve evitar o consumo fora de casa.
Doenças das ovelhas
As mulheres grávidas deverão evitar o contacto com ovelhas prenches e cordeiros durante a época dos partos. As infeções que atacam as ovelhas e lhes podem causar abortos são transmissíveis ao ser humano. Se o seu parceiro lidar profissionalmente com ovelhas e cordeiros, é imperioso que tenha grandes cuidados com a higiene.
Fonte: O guia da gravidez, felicitas

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.





Pesquisa personalizada