terça-feira, 20 de abril de 2010

CANCRO ENDOMETRIAL

O cancro do endometrial é um cancro que tem origem no endométrio (revestimento do útero). Os mais frequentes são os adenocarcinomas. Anualmente há aproximadamente cerca de 42.000 novos casos diagnosticados, com 7.780 mortes, de acordo com o NationalCancer Institute. É o quarto cancro mais frequente entre as mulheres e o mais frequente do aparelho reprodutor feminino. Desenvolvem-se após a menopausa, nas mulheres entre os 50 e 60 anos.
Poderá também ocorrer entre mulheres que menstruam apresentam hemorragias vaginais entre o períodos menstruais. Além do sangramento poderá surgir ainda dor pélvica, dor durante a relação sexual, perda de peso involuntária.
Os níveis de estrogênio pode ter um papel fundamental no desenvolvimento do cancro do endométrio .
Outros factores de risco incluem o início precoce da menstruação (antes dos 12 anos) ou o início da menopausa mais tarde, o facto de nunca estar grávida, ovulação irregular, sindrome dos ovários poliquistícos, obesidade, uma dieta rica em gorduras, diabetes, história de cancro da mama ou do ovário, especialmente depois de tomar Tamoxifen.
A cirurgia é o tratamento mais comum. É feita uma histerectomia que consiste na extirpação cirúrgica do útero.
É o tratamento base para este tipo de cancro. Durante a operação, o cirurgião extrai normalmente as trompas de Falópio, os ovários (salpingooforectomia) e os gânglios linfáticos adjacentes. As peças anatómicas em seguida são enviadas para um anatomopatologista que examina todos estes tecidos para avaliar se o cancro se espalhou e o cirurgião irá decidir se é necessária a radioterapia e ou quimioterapia depois da intervenção cirúrgica.

1 comentários:

Anónimo disse...

A mulher que tiver com tumores no endométrio, podem ter complicações para engravidar ou tem infertilidades?

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.