terça-feira, 27 de abril de 2010

GORDURAS PODE VICIAR TANTO QUANTO DROGAS


Uma pesquisa recente mostrou que os mecanismos do corpo que provocam dependência das drogas são os mesmos que geram compulsão por comer alimentos gordurosos.

Esta pesquisa foi realizada pelo Scripps Research Institute, no Estado da Florida (América) indica que tal como o vício em drogas, a compulsão por alimentos gordurosos - como doces e frituras - é muito difícil ser combatida.
Este estudo foi realizado por roedores que mostrava que as zonas do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se gradualmente na medida que ia aumentando o consumo das gorduras. essas zonas do cérebro vão respondendo cada vez menos aos estímulos, o que faz com que os roedores comessem cada vez mais, tornando-se obesos.

Esta pesquisa foi também realizada com heroína e cocaína, os ratos tiveram o mesmo comportamento.
O cientista Paul Kenny que coordenou este estudo, afirma que os alimentos gordurosos são altamente viciantes. Paul kenny pude observar que os ratos perderam o controlo sobre os seus hábitos alimentares, o que é o primeiro sinal de vício. Eles continuaram a comer demais mesmo quando antecipavam que receberiam choques eléctrico, demonstrando o quanto estavam estimulados para comer. A experiência foi realizada com alimentos que engordam como salsichas, bacon e queijo.
O mesmo cientista refere que quando a dieta foi trocada por alimentos mais saudáveis, alguns roedores deixaram de comer e preferiram não se alimentar.
Feita análise da pesquisa, kenny e a sua equipe estudaram o mecanismo que leva a compulsão alimentar. O receptor D2 responde à dopamina, que é um neurotransmissor que esta intimamente relacionado com a percepção de prazer- como o provocado por comida, sexo e drogas.

Quando há excesso no consumo de drogas como cocaína, por exemplo, o cérebro é "invadido" pela dopamina, aumentando a sensação de prazer. É um mecanismo semelhante que acontece com as dietas cheias de gorduras. Este estudo foi publicado no jornal "Nature Neuroscience"

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.





Pesquisa personalizada