quarta-feira, 4 de abril de 2018

Como tratar o prolapso uterino.

Outra designação para o prolapso uterino é " relaxamento pélvico" e ocorre quando os músculos pélvicos enfraquem e permitem que haja protrusão de um ou mais órgãos pélvicos, saindo da sua posição. Este fenômeno é sentido quando aumenta a pressão no interior do abdômen, tal como acontece ao fazer força para evacuar, ao tossir ou ao levantar objetos pesados.
O órgão mais vulgarmente afetado é o útero. Mas a bexiga, o recto, a uretra e a vagina também podem sofrer prolapso. Se um ou mais órgãos descem, as paredes vaginais podem descer até à parte mais externa da vagina.
Se o útero sofre prolapso, o colo do útero pode protrair.

Existem tipos diferentes de prolapso?

Se o recto desce até as paredes vaginais, denomina-se rectocelo; se for a uretra denomina-se uretrocelo; se a bexiga desce até à parte frontal das paredes vaginais. denomina-se cistocelo
Um prolapso da bexiga dá quase sempre origem a sintomas urinários de algum tipo.

Porque acontece?

O prolapso é quase sempre causado por uma anterior lesão nos músculos do fundo pélvico, do colo do útero ou dos ligamentos de suporte do útero durante o parto, especialmente se o parto for rápido, se teve um trabalho de parto muito longo ou se os filhos eram muito grandes.

Uretrocelo
Trata-se de uma protuberância na parede frontal interior da vagina, onde se situa a uretra. Se o revestimento da uretra ficar irritado, conduzirá a uma micção frequente.

Cistocelo

Ocorre quando a bexiga pressiona a parede frontal superior da vagina

Deverei ir ao médico?

Se tiver dores fortes nas costas ou sentir mal-estar a nível da pélvis, sensação de corpo estranho na vagina tipo "bola", consulte o seu médico.

Sintomas
  • Dores nas costas.
  • Sensação de corpo estranho na entrada da vagina.
  • Sensação de peso na pélvis.
  • Dores durante o ato sexual ou incapacidade de atingir o orgasmo.
  • Incontinência urinária.
  • Micção frequente (uretrocelo).
  • Indisposição e dificuldade em evacuar (rectrocelo).
  • Micções frequentes e sintomas do tipo cistite, com dores fortes e ardor durante a micção (cistocelo).

O que fará o médico?
O seu médico irá fazer-lhe um exame ginecológico e irá questioná-la acerca dos seus partos, por exemplo se s seus filhos eram maiores que o normal, se a segunda fase do trabalho de parto demorou tempo de mais ou se houve lesão do colo do útero
Se estiver na meia -idade, os tecidos perdem a força após a menopausa e as lesões que ocorrem no parto ainda podem dar origem ao prolapso
Vai questioná-la em relação à sua atividade profissional, se levanta pesos
Se sofre de obstipação intestinal

Qual é o tratamento?
Se o prolapso for ligeiro o seu médico irá recomendar-lhe que mantenha um programa diário de exercício Kegel para fortalecer os músculos do fundo pélvico
Se não for possível a intervenção cirúrgica ou em caos menos graves, ser-lhe-á colocado um pessário anelar no interior da vagina. Contudo este deverá permanecer na vagina entre 4 a 6 meses, após este período tem que ser examinada, pois pode alterar os tecidos, provocar feridas no interior da vagina.
Quando é colocado o pessário a utente terá de aplicar uma pomada com estradiol, 2 vezes por semana para manter a mucosa´vaginal saudável e ser observada entre 4 a 6 meses, pelo especialista do pavimento pélvico.
Para corrigir um prolapso grave, é frequente recorrer-se à uma histerectomia. O útero, o seu músculo distendido e o colo do útero podem ser removidos.
Em certos casos, é possível uma intervenção cirúrgica através da vagina.
De for obesa, poderá agravar o prolapso, por isso o médico irá aconselhá-la a perder peso.
O tratamento preventivo mais importante será fazer exercícios para fortalecer os músculos do pavimento pélvico.
Após o parto, as mulheres deverão iniciar imediatamente os exercícios, para evitar o desenvolvimento de um prolapso.

Fonte: Guia da mulher

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.