domingo, 22 de abril de 2018

Anemia por défice de ácido fólico

Anemia megaloblástica produzida por défice de ácido fólico.
Junto com vitamina B12, o ácido fólico participa na síntese de ADN nas células da medula óssea. O seu défice produz uma diminuição da velocidade de síntese de ADN e um atraso na divisão celular o que origina células sanguíneas imaturas e grandes (megaloblastos) que dão nome a este tipo de anemia. Acompanha-se também de destruição das células precursoras das células sanguíneas na medula óssea (eritropoiese ineficaz). O ácido fólico está presente em verduras, legumes, frutos secos e alimentos de origem animal. Para atuar, deve ser transformado na forma ativa, o ácido folínico (Ácido tetrehidrofólico). O seu défice pode dever-se a uma diminuição do aporte (desnutrição, etilismo), aumento do consumo (gravidez, hipertiroidismo), medicamentos que impedem a ativação ou perdas (hemodiálise, hepatopatia crónicas).


Sintomatologia:
Surgem os sintomas característicos da síndrome anêmica:
  • Palidez da pele e mucosas;
  • Fadiga;
  • Adinamia;
  • Irritabilidade;
  • Palpitações;
  • Náuseas;
  • Cefaleias;
  • Sensação de falta de ar.
  • A estes associam-se os sintomas da patologia causal.


Diagnóstico
A análise do sangue apresenta uma diminuição do número de eritrócitos e da concentração de hemoglobina, macrocitose (aumentado tamanho dos eritrócitos), ansiocitose (eritrócitos de diferentes tamanhos) e neutrófilos hipersegmentados. Pode medir-se a concentração de folato no sangue e no interior dos eritrócitos. A resposta positiva ao tratamento com ácido fólico suporta o diagnóstico.


Tratamento
Deve ser administrado ácido fólico. Se a anemia é devida à falta de ativação do folato, deve ser administrado o ácido folínico. O ácido folínico. o ácido fólico está indicado de forma profilática na gravidez por aumento das necessidades e durante a lactação. Também para prevenção das anomalias congénitas do tubo neural (espinha bífida, anencefalia e encefacelo) está indicado desde antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez.

Fonte:Italfarmaco

Artigos relacionados:
Anemia por défice de Vitamina B12 
Anemia ferropénica

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.