segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Como tratar a queda de cabelo

Existem vários motivos que explicam a queda de cabelo, entre os quais fatores hormonais, genéticos ou até mesmo psicológico. No entanto, há cuidados que pode ter no seu dia-a-dia para evitar que perca mais cabelos do que o normal. Em média, uma pessoa perde diariamente cerca de 50 a 100 dos 150.000 fios de cabelo do seu couro de cabeludo. É normal a perda de um ou outro fio de cabelo quando o escovamos, ou quando tomamos banho. No entanto, quando durante o dia cai com mais frequência e em maior quantidade, então pode ser sinal que algo se passa com o nosso organismo, recomendando-se o aconselhamento com um dermatologista.

Nunca é demais relembrar que o aconselhamento farmacêutico ou de outro profissional de saúde pode ser uma ajuda preciosa no combate à queda de cabelo, sobretudo quando esta é provocada por maus hábitos alimentares, stress, tabagismo ou por agressões físicas ou químicas. O farmacêutico pode ajuda-lo na escolha dos produtos mais indicados para a sua situação, bem como na adoção de um estilo de vida mais saudável. Na maioria dos casos, a queda de cabelo explica-se com o ciclo de renovação do cabelo. Os fios de cabelo têm um ciclo de vida que se divide em três fases: a anagénese, que corresponde à fase de crescimento, que pode durar entre 2 a 6 anos. Cada folículo cresce ao seu tempo, ou seja, cada fio de cabelo tem o seu próprio crescimento, não há qualquer sincronização de regeneração dos fios de cabelo. Esta fase é importante para a produção de fibra capilar, sendo que, geralmente, o cabelo cresce cerca de um centímetro por mês. Numa segunda fase, a catagénese, com a duração de 3 semanas, o cabelo passa por uma transição, durante a qual o crescimento pára. Nesta fase estão menos de 1% dos cabelos de uma cabeleira saudável. Posteriormente, o folículo prepara-se para a fase de repouso celular, ou telogénese, que constitui a terceira e última fase do processo de crescimento do cabelo. Nesta fase, com duração de cerca de 3 meses, o cabelo não cresce mais e os fios de cabelo começam a cair, empurrados pelos novos fios em crescimento,iniciando-se assim um novo ciclo. Num ciclo normal, cerca de 85% dos seus fios de cabelo estão em crescimento, enquanto os restantes (15%) estão na fase de queda. Pode haver, no entanto, um descontrolo e uma descontinuidade neste processo, que pode ter diversas causas.

Porque caem os cabelos?
A genética, neste caso, pode ser muitas vezes determinante e há muito pouco a fazer para evitar este processo. Níveis de stress elevados, problemas de tiróide ou até uma alimentação pobre em proteínas, podem também ser algumas das causas da queda de cabelo.Existem igualmente fatores externos que podem causar estragos no cabelo, desde a raíz até às pontas, como os alisamentos e a utilização de tintas excessivamente agressivas. Deve evitar esses tratamentos, particularmente a sua repetição, pois os danos provocados podem ser notórios. Um fio de cabelo danificado poderá cair mais depressa.

Especialmente para as mulheres, usar penteados em que faça o chamado "rabo de cavalo" pode ser também uma das causas para a queda de cabelo. Quando apanha o seu cabelo com um elástico, o facto de puxar a sua cabeleira para que fique estática durante tanto tempo pode partir ou danificar a raiz dos folículos.
E de certeza que já ouviu dizer para nunca ir dormir com o cabelo molhado! Este conselho serve tanto para evitar a queda de cabelo como para evitar o aparecimento da caspa. O facto de que a água permanece no cabelo durante horas pode ajudar ao desenvolvimento excessivo de fungos e bactérias na raiz.

Há também a queda sazonal de cabelo. A estação do ano pode influenciar a queda de cabelo. Parece existir uma aceleração do crescimento no verão e uma queda mais acentuada nos meses mais frios sobretudo no outono. Ainda se pode falar em incluir na sua alimentação minerais, como o zinco, para reforçar a vitalidade do seu cabelo.

Tenha cuidado com as dietas muito rígidas, elas podem contribuir para a queda de cabelo. É essencial ter um bom regime alimentar, com destaque para alimentos ricos em proteínas, algumas vitaminas do complexo B, e ainda minerais como o zinco e o cobre, que contribuem para a manutenção de um cabelo saudável. Caso não consiga introduzir na sua alimentação diária estes nutrientes, existem no mercado suplementos alimentares que os incluem na sua composição.

Fatores que provocam queda de cabelo:
  • Hereditariedade
  • Stress
  • Maus hábitos (lavagem com água demasiado quente, dormir com o cabelo molhado)
  • Alimentação pobre e pouco variada
  • Envelhecimento natural do folículo
  • Tabaco (a nicotina diminui a circulação do sangue o que impede a chegada de nutrientes essenciais à raiz do cabelo)
  • Aplicação frequente de técnicas ou produtos químicos agressivos para o cabelo
  • Alterações hormonais (pós-parto)
  • Doenças Virais e Bacterianas
  • Sazonalidade (maior queda durante os meses mais frios, sobretudo outono)

Fonte:+ saúde





0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.





Pesquisa personalizada