sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Os benefícios dos antioxidantes

Os radicais livres são produzidos no nosso organismo e resultam, em parte, dos processos metabólicos que sustentam a vida, principalmente da respiração celular. Nem todos são prejudiciais-estão envolvidos no combate às bactérias e vírus - mas quando são produzidos em excesso podem danificar as células saudáveis. E as causas deste excesso de produção de radicais livres são silenciossas: o fumo do tabaco, a poluição, as radiações solares, o álccol. alguns medicamentos, uma alimentação rica em gorduras e pobre em vitaminas. A solução encontra-se no nosso próprio corpo, com um mecanismo de defesa apropriado para combater este efeito: os antioxidantes.


Os benefícios dos antioxidantes
É a alimentação que vamos buscar os antioxidantes de que o organismo necessita, principalmente vitaminas e sais minerais. As principais fontes de antioxidantes são a fruta e os legumes, daí a importância de serem ingeridos a todas as refeições.
O recomendado é ingerir diariamente cinco porções destes alimentos: três peças de fruta e 200 gramas de legumes ou duas peças de fruta e 300 gramas de legumes,dependendo dos gostos de cada um...

As vantagens destes alimentos são inúmeras: possuem níveis mínimos de gorduras e um elevado teor de fibras, ao mesmo tempo que conferem uma sensação de saciedade, o que leva a um menor consumo de alimentos gordos  e ricos em açucares entre as refeições. As suas propriedades antioxidantes fazem deles bons aliados no prolongamento da juventude e oferecem proteção contra doenças cardiovasculares e oncológicas, bem como cataratas, Parkinson e Alzheimer, que são algumas das doenças relacionadas com o excesso de radicia livres. apesar de benefício dos alimentos naturais ser significativamente superior, pode-se ainda recorrer apenas como complemento, aos suplementos vitamínicos, embora nunca sem aconselhamento de um profissional de saúde.


Outras abordagens de sucesso
A fruta e os legumes são as principais fontes de antioxidantes, mas não as únicas.Existem vários alimentos valiosos para a nossa saúde, que nos dotam de nutrientes fundamentais. O importante para a obtenção do necessário equilibro nutricional é variar, não privilegiando uns alimentos em detrimento de outros. Assim, o betatacaroteno pode ser encontrado nos bróculos, agrião e demais vegetais de folha verde, cenoura, batata doce e abóbora; a vitamina C nas laranjas, kiwi, morangos  frutos silvestres, brócolos, espinafres, manga, tomate, pimento e uvas; a vitamina E no óleo de gérmen de trigo,amendoim, nozes,amêndoas, sementes e óleo de girassol, milho, brócolos, espinafres,óleo de soja e azeite; 

O Licopeno no tomate, melância e goiaba; os Flavonoides nas uvas, vinho tinto, chá, azeite e azeitonas; O selénio em cereias pouco refinados, frutos secos, atum e ovo, finalmente, O Zinco em ostras, cereais integrais, marisco e carne.

Fonte: Revista + Saúde

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