terça-feira, 4 de Setembro de 2012

Teste rápido de urina

O teste rápido de urina é um exame simples e indolor, realizado com fitas reativas que podem ser compradas na farmácia. Pode ser feito a qualquer hora e em casa.

É conhecido por Combur test ou Multistix. Rápido, económico, é o primeiro exame pedido pelo seu médico no centro de saúde, nas urgências ou na consulta externa, quando o doente apresenta suspeita de infeção urinária (ardor, dor ao urinar, peso no fundo barriga ou pequenas perdas de urina), problemas renais, ou problemas hepáticos.

Como se faz o exame de urina?
A pessoa urina uma pequena quantidade para um recipiente. Introduz a fita dentro do recipiente com urina, retira-a de imediato e remove o excesso da amostra com auxilio de uma toalha de papel. Aguarda 2 minutos e de seguida coloca a fita ao lado do frasco. O frasco traz um autocolante com uns quadrados com cores diferentes e com alguns nomes de constituintes da urina, se houver alterações na urina alguns quadrados mudam de cor.

Através deste simples teste poderá ser avaliada a existência de proteínas, nitrito, leucócitos, sangue, glucose, bilirrubina, uribilinogeno, corpos cetónicos, densidade, valor pH. Estes parâmetros ajudam o médico a determinar o diagnóstico e o  tratamento se houver alterações nas fitas reativas.

1 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Blogueiro!

Viemos te convidar para a Mobilização Nacional pela Doação de Órgãos. Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade que traz mais vida e qualidade em seus dias para quem recebe. No Brasil, é a própria família quem autoriza a doação em caso de morte encefálica comprovada. Por isso, a informação é fundamental. É preciso que as famílias saibam desta vontade e se sintam seguras ao tomar esta decisão.

Abrace esta causa com a gente no Facebook:
https://www.facebook.com/DoacaodeOrgaos
E também estamos no Twitter:
www.twitter.com/doeorgaos_MS
O material da campanha para divulgação está disponível em:
http://apps.facebook.com/doacao_orgaos/?fb_source=search&ref=ts
Espalhe esse recado e nos ajude a aumentar o número de vidas salvas.

Obrigada,
Ministério da Saúde

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.





Pesquisa personalizada