terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O poder do chá

O chá é uma das bebida mais consumidas nos dias de hoje. Feito a partir de rebentos da camellia sinensis, é o processo de fabrico que determina todas as suas variedades...

...O chá verde, rico em catequinas, apresenta um elevado poder oxidante (sabia que é superior ao sumo de tomate, laranja, toranja?), actuando contra os processos de envelhecimento. Exprimente bebê-lo após as refeições.Além de aconchegante, tem propriedades digestivas!

...Uma chávena de chá preto pela manhã, vai ajudá-lo a despertar! O seu teor em cafeína é ligeiramente superior ao chá verde. Deriva de um processo de fermentação, onde se formam teorrubinas e teoflavinas (flavonóides), que além de benéficos para a saúde, conferem-lhe a sua cor e aroma característicos.

...O chá branco, distingue-se de todos os outros, por não sofrer nenhum processo de transformação. Uma vez colhido, é simplesmente seco, apresentando um ligeiro toque adocicado.

Grande parte das fórmulas existentes no mercado são bastantes açucaradas. Se deseja controlar o seu peso, esteja atento à lista de ingredientes e opte pelos chás ou infusões de ervas, aos quais pode ainda juntar folhas de hortelã ou poejos.
Aproveite os dias para desfrutar de um chá quentinho! Reconfortante e diurético, o chá está ainda associado a estilos de vida mais saudáveis, mais que não seja, porque nos "obriga" a parar o tempo necessário para apreciarmos o aroma do nosso chá preferido.

Os flavonóides, devido ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório,apresentam benefícios na prevenção do cancro e de doenças cardiovasculares, no entanto podem produzir um efeito anticoagulante que potencia o efeito de alguns medicamentos, se for o caso consulte o seu médico para saber a dose diária premissiva de chá.

Já no século XIII um monge budista afirmava: "o chá tem o poder de prolongar a vida..."hoje, no século XXI, a ciência deu-lhe razão!

Fonte: Sabores Mediterrânicos

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.