domingo, 30 de maio de 2010

Telemóvel não aumenta o risco de cancro


Um estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que não há maior risco de cancro entre pessoas que utilizam telemóveis, no entanto recomenda que a investigação prossiga, devido ao rápido aumento destes diapositivos pelos mais jovens. Elisabeth Cardis, investigadora deste trabalho, publicado na revista International Jornal Epidemology declara que "O estudo não evidencia um maior risco de cancro, mas não podemos concluir que não haja nenhum risco, porque há resultados suficientes que sugerem um risco possível"
" O estudo não nos permite concluir que haja algum relacionamento com o uso de telemóveis, mas é prematuro dizer que não haja risco nenhum", refere o director da Agência Internacional de Investigação do cancro da OMS, Christopher Wild. Esta investigação é muito esperada por um lado pelas as operadoras telefónicas e por aqueles que acreditam que há uma relação com o cancro cerebral e o uso do telemóvel. Após vários anos de investigação nada se pode concluir acerca deste tema, actualmente não se consegue estabelecer uma ligação directa entre o uso do telemóvel e o aumento do cancro cerebral.

Este estudo foi realizado em 13 países, pretendia apurar a existência de uma relação entre o uso do telemóvel e o cancro cerebral e do nervo acústico. No entanto, os investigadores que participaram neste estudo chamam atenção que o resultado pode decorrer do facto de as pessoas não dizerem exactamente quantas horas passam ao telemóvel e destacam o aumento exponencial do uso deste aparelhos.

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.