domingo, 28 de fevereiro de 2010

OVÁRIO POLIQUÍSTICO


Todos os meses, as mulheres que têm menstruações regulares, um desses folículos quando atingem 20 milímetros de diâmetro e liberta um óvulo (ovulação)que passa pelas as trompas de falópio. Se o óvulo não for fertilizado, o endométrio descamas sob a forma de menstruação, cerca de 14 dias após a ovulação.
Se houver fertilização o óvulo fertilizado (ovo) fará o seu trajecto até ao útero onde se implanta no endométrio, originando a gravidez.
Os estrogénios, androgénios e progesterona são as hormonas que são produzidas nos ovários. Por sua sua vez estas são controladas por outras duas hormonas que são produzidas na glândula hipofisária ( encontra-se na base do cérebro) a hormona folículo estimulante (FSH) e a hormona luteinizante (LH). Estas duas hormonas que influenciam o desenvolvimento do folículo e o momento da ovulação.

OVÁRIOS POLIQUÍSTICOS
Os ovários poliquísticos têm muitos quistos pelo o menos dez e alguns destes quistos contem óvulos, alguns podem produzir hormonas e outros não estão operacionais.

Estes quistos são muitos pequenos, não atingindo mais do que milímetros, mas são facilmente encontrados pela ecografia o que permite um diagnostico preciso. As análises sanguíneas também podem revelar alterações hormonais, mas estes resultados das as análises são variáveis de mulher para mulher. Ainda hoje não são muitos claros os motivos pelos os quais algumas mulheres têm ovários poliquísticos. Parece haver uma causa hereditária este problema poderá ser encontrado em mulheres de todas as idades, muitas destas não apresentam SÍNDROME DO OVÁRIO POLIQUÍSTICO (SOP).

Pensa-se que a causa dos ovários poliquísticos seja a incapacidade destes produzirem hormonas em proporções adequadas. A glândula hipofisária sente que os ovários não estão a funcionar correctamente e por sua liberta para a corrente sanguínea níveis elevados de LH e de FSH.


SINTOMAS DO SOP- SÍNDROME DO OVÁRIO POLIQUÍSTICO
Menstruação irregular
Esta desregulação na produção de hormonas por parte dos ovários e da hipófise, poderá originar uma ovulação irregular ou em nenhuma ovulação denominada de anovulação. Devido a este desequilíbrio o período menstrual pode tornar-se irregular, mais abundante, ou então aparecer após longas ausências (oligomenorreia) ou em alguns casos não aparecer ( amenorreia). Algumas mulheres podem apresentar dores pélvicas.

Alterações de fertilidade
A ovulação irregular significa que é mais difícil engravidar, e se não houver ovulação (anovulação), será impossível engravidar sem tratamento. Deste modo as mulheres com menstruações irregulares que desejem ter filhos terão mais hipóteses quando o período menstrual voltar a normalizar.

Aborto
As mulheres com SOP têm maior risco de abortar quando comparado com as outras mulheres sem esta alteração.

PROBLEMAS DE PELE
A testosterona é uma hormona libertada pelo o ovário em grandes quantidades, quando este está desregulado. Níveis altos desta hormona podem causar acne na cara e nas costas ou excesso de pêlos no rosto, no peito, nos braços e nas pernas.

EXCESSO DE PESO
SPO é mais comum em mulheres obesas do que em mulheres que têm uma relação peso/ altura correcta. Da mesma maneira, algumas mulheres só têm sintomas quando engordam. Assim é importante manter uma boa relação entre o peso e altura.

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.