terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ovário poliquístico

Cerca de uma em cada cinco mulheres tem ovários poliquísticos. Como o nome indica, o ovário poliquístico caracteriza-se pela existência de vários folículos (semelhantes a pequenos quistos) à volta do ovário e que são visíveis nas ecografias.

A síndrome do ovário poliquístico (SOP)é assim chamado à situação em que as mulheres com ovários poliquisticos apresentam sintomas. Nem todas as mulheres com os ovários poliquisticos sofrem de SOP.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o diagnostico do SOP tem sido muito mais fácil. Antes do aparecimento da ecografia, só as mulheres com sintomas mais acentuados poderiam ser diagnosticadas. Actualmente com a realização de uma simples ecografia é possível detectar problemas ligeiros.


Ovários

Os ovários tem como principais funções libertar ovúlos e produzir hormonas. uma criança do sexo feminino a nascença, os ovários contêm milhares de ovúlos sendo cada um envolvido por células que englobam uma pequena vesícula cheia de fluido, constituindo assim um folículo.

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.