sábado, 16 de agosto de 2014

Sal especial para hipertensos

 O que é a hipertensão arterial (HTA)?
A hipertensão Arterial (HTA) sucede quando a pressão que o sangue exerce sobre as artérias (isto é, a Tensão Arterial) é superior ao considerado saudável (TA normal 130-85mmHg)
À parte de alguns fatores orgânicos, como a idade e fatores genéticos, sabe-se que muitos casos de HTA estão associados a outros fatores de risco, tais como:


  • Excesso de peso e obesidade;
  • Consumo de sal;
  • Colesterol elevado;
  • Má alimentação;
  • Sedentarismo;
  • Tabaco;
  • Álcool;
  • Stress.
Incidência da hipertensão em Portugal:
Um estudo* recente realizado em Portugal concluiu que cerca de 46% da população portuguesa adulta é hipertensa, isto é, em média 5 em cada 10 portugueses sofre desta patologia
Contudo, apenas metade destes indivíduos sabe que é hipertenso, já que a HTA se caracteriza como uma doença silenciosa na sua fase inicial, por não apresentar sintomas.
Por esse motivo, o nível de tratamento e controlo é bastante baixo: apenas 34% dos hipertensos têm acompanhamento médico destes só 8% estão controlados.
Verificou-se ainda que a prevalência da HTA nas pessoas com idade inferior a 35 anos é já de 20% e que o sexo masculino é o que mais sofre deste problema.

O sal e a hipertensão arterial (HTA)
A maior parte do sal que ingerimos provém dos alimentos processados (cerca de 70%), isto é, o facto de não adicionarmos sal à comida, não significa que se consuma pouco sal.
Na realidade, os alimentos pré-cozinhados, os enlatados, as refeições rápidas (fast food) e a grande maioria dos snacks têm um teor de sal considerável e muito acima das recomendações da Organização Mundial de Sáude (OMS).
Estudos estimam que a população ocidental consome em média 9 a 15g de sal por dia.
As recomendações internacionais são unânimes quando à importância de um consumo controlado de sal: seja numa prespectiva de prevenção, seja no controlo da HTA, a quantidade de sódio (sal) que ingerimos potencia o risco desta doença.
Em particular, a OMS recomenda a ingestão diária de 5g de sal para um adulto, o equivalente a 2g de sódio

Sabia que...
Um estudo realizado pela sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) concluiu que se cada pessoa consumisse menos 2g de sal por dia, a taxa de AVC cairia entre 30 a 40% nos próximos 5 anos.

Medidas de controlo
HTA é uma doença crónica, sem cura, mas que é possível prevenir e controlar. A melhor forma de prevenir a HTA é adotar um estilo de vida saudável.

10 passos para uma vida saudável
  1. Diga NÂO ao tabaco - O seu risco de doença cardíaca coronária diminuirá para metade em apenas um ano, acabando por normalizar ao longo do tempo;
  2. Mantenha um peso saudável;
  3. Conheça os seus valores-consulte um profissional de saúde para medir a sua tensão arterial, o seu nível de colesterol e de glicose, e faça o cálculo do seu índice de massa corporal (IMC);
  4. Reduza a ingestão de sal na alimentação (OMS recomenda inferior a 5 gramas.
  5. Esteja atento à informação nutricional dos rótulos dos alimentos e opte pelos que possuem 5%da DDR (dose diária recomendada) de sódio;
  6. Evite as gorduras saturadas e os alimentos processados, tais como: alimentos pré-cozinhados, congelados, enlatados, refeições rápidas (fast food) e snacks;
  7. Opte por uma alimentação rica em frutas e vegetais- coma pelo menos 5 porções de fruta e vegetais por dia (recomendação da Organização Mundial de Saúde -OMS);
  8. Modere o consumo de álcool;
  9. Pratique pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia;
  10. Incentive os momentos de relaxamento.

Bonsalt é um substituto de sal sem sódio
À base de ingredientes 100% naturais e baixo em calorias
Bonsalt foi especialmente desenvolvido a pensar nas pessoas
Com restrições de sódio na alimentação, nomeadamente doentes hipertensos
Com tendência para a retenção de líquidos
Em dietas de baixas calorias.
Com Bonsalt,o sal volta a ser saudável. Continue a desfrutar de todo o sabor dos alimentos, sem os malefícios do sódio.
Na cozinha (para confeção dos alimentos) ou à mesa, Bonsalt deve ser usado da mesma forma que o sal comum.
Descubra tudo o que Bonsalt pode fazer por si e pela sua família (crianças, jovens e adultos).

* Estudo da Prevalência, tratamento e controlo da hipertensão em Portugal  (2005-2008)- Dr. Mário Espiga de Macedo
Fonte: Bonsalt




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.





Pesquisa personalizada