Quantas vezes não sentimos uma sensação de inchaço no estômago e na barriga e não sabemos bem o que a causa? Sabia que isso pode acontecer devido à dificuldade que muitas pessoas têm em ir à casa de banho todos os dias?
Quando comemos os alimentos são processados, os nutrientes absorvidos e os resíduos eliminados através da digestão. O tempo que este processo biológico demora não deve ser muito rápido, para dar tempo para que os nutrientes sejam absorvidos e nem muito lento para não causar obstipação. É portanto, extremamente importante eliminar do nosso corpo os resíduos numa base regular.
Se as idas à casa de banho não forem regulares. vai começar a sentir-se com barriga inchada, o que é uma fonte de desconforto e,em alguns casos, pode mesmo afectar as actividades diárias. e esta sensação de desconforto pode ser mais notória nas mulheres, pois sentem-se inchadas, nem os elegantes, acham que a roupa não lhes assenta tão bem. Mas, na maior parte das vezes, é apenas uma questão psicológica, só elas se sentem e vêem assim.
Como ter um trânsito intestinal saudável?
- Para que não fique desconfortável e com a sensação de barriga inchada. existem alguns cuidados que pode tomar para regular o seu trânsito intestinal.
- Coma alimentos alto teor de fibra,
- Coma cereais ou arroz,
- Beba no mínimo 1,5 a 2 litros de água por dia
- Pratique actividade física regular- 30 minutos de caminhada por dia é o suficiente para manter a actividade do intestino.
- Se a mudança de hábitos alimentares por si só não for suficiente, existem no mercado alguns produtos - como os suplementos de fibras naturais- que ajudam a regular o trânsito intestinal. Uma combinação de fibras solúveis ( que facilitam o trânsito) com fibras insolúveis (que aumentam o volume das fezes) é o ideal já que há produtos para venda que estimulam naturalmente o movimento do intestino, aumentam o volume das fezes, facilitam e aceleram o trânsito contribuindo para a disciplina do intestino
6 causas da barriga inchada
A obstipação está, grande parte das vezes, fortemente relacionada com a forma como tratamos o nosso organismo. Há alguns factores que podem desencadear esta situação:
- Stress e alterações da rotina do dia-a- dia
- Ignorar a vontade de ir à casa de banho
- Pouca actividade física
- Não beber água suficiente
- Abuso de laxantes (o uso continuado de laxantes vai causar dependência, resultando no aumento da quantidade de laxantes para evacuar).
0 comentários:
Enviar um comentário