O órgão mais vulgarmente afetado é o útero. Mas a bexiga, o recto, a uretra e a vagina também podem sofrer prolapso. Se um ou mais órgãos descem, as paredes vaginais podem descer até à parte mais externa da vagina.
Se o útero sofre prolapso, o colo do útero pode protrair.
Existem tipos diferentes de prolapso?
Se o recto desce até as paredes vaginais, denomina-se rectocelo; se for a uretra denomina-se uretrocelo; se a bexiga desce até à parte frontal das paredes vaginais. denomina-se cistocelo
Um prolapso da bexiga dá quase sempre origem a sintomas urinários de algum tipo.
Porque acontece?
O prolapso é quase sempre causado por uma anterior lesão nos músculos do fundo pélvico, do colo do útero ou dos ligamentos de suporte do útero durante o parto, especialmente se o parto for rápido, se teve um trabalho de parto muito longo ou se os filhos eram muito grandes.
Uretrocelo
Trata-se de uma protuberância na parede frontal interior da vagina, onde se situa a uretra. Se o revestimento da uretra ficar irritado, conduzirá a uma micção frequente.
Cistocelo
Ocorre quando a bexiga pressiona a parede frontal superior da vagina
Deverei ir ao médico?
Se tiver dores fortes nas costas ou sentir mal-estar a nível da pélvis, sensação de corpo estranho na vagina tipo "bola", consulte o seu médico.
Sintomas
- Dores nas costas.
- Sensação de corpo estranho na entrada da vagina.
- Sensação de peso na pélvis.
- Dores durante o ato sexual ou incapacidade de atingir o orgasmo.
- Incontinência urinária.
- Micção frequente (uretrocelo).
- Indisposição e dificuldade em evacuar (rectrocelo).
- Micções frequentes e sintomas do tipo cistite, com dores fortes e ardor durante a micção (cistocelo).
O que fará o médico?
O seu médico irá fazer-lhe um exame ginecológico e irá questioná-la acerca dos seus partos, por exemplo se s seus filhos eram maiores que o normal, se a segunda fase do trabalho de parto demorou tempo de mais ou se houve lesão do colo do útero
Se estiver na meia -idade, os tecidos perdem a força após a menopausa e as lesões que ocorrem no parto ainda podem dar origem ao prolapso
Vai questioná-la em relação à sua atividade profissional, se levanta pesos
Se sofre de obstipação intestinal
Qual é o tratamento?
Se o prolapso for ligeiro o seu médico irá recomendar-lhe que mantenha um programa diário de exercício Kegel para fortalecer os músculos do fundo pélvico
Se não for possível a intervenção cirúrgica ou em caos menos graves, ser-lhe-á colocado um pessário anelar no interior da vagina. Contudo este deverá permanecer na vagina entre 4 a 6 meses, após este período tem que ser examinada, pois pode alterar os tecidos, provocar feridas no interior da vagina.
Quando é colocado o pessário a utente terá de aplicar uma pomada com estradiol, 2 vezes por semana para manter a mucosa´vaginal saudável e ser observada entre 4 a 6 meses, pelo especialista do pavimento pélvico.
Para corrigir um prolapso grave, é frequente recorrer-se à uma histerectomia. O útero, o seu músculo distendido e o colo do útero podem ser removidos.
Em certos casos, é possível uma intervenção cirúrgica através da vagina.
De for obesa, poderá agravar o prolapso, por isso o médico irá aconselhá-la a perder peso.
O tratamento preventivo mais importante será fazer exercícios para fortalecer os músculos do pavimento pélvico.
Após o parto, as mulheres deverão iniciar imediatamente os exercícios, para evitar o desenvolvimento de um prolapso.
Fonte: Guia da mulher
0 comentários:
Enviar um comentário