A dismenorreia define-se como dor cíclica durante as menstruações, geralmente do tipo cólica, na região inferior do abdómen. É uma condição frequente na fase reprodutiva da mulher.
Classifica-se como primária quando a dor surge imediatamente após a menarca, associa-se a ciclos ovulatórios e não se relaciona com patologia pélvica demonstrada. a dismenorreia secundária manifesta-se depois da menarca e é posterior a ciclos menstruais indolores ou com dor leve, e associa-se a patologia pélvica anatómica. É comum em mulheres de 30 a 45 anos.
Estabeleceu-se como causada dismenorreia primária o aumento das prostaglandina F2 a no miométrio, proveniente do endométrio secretor durante a fase luteínica e nas primeiras 48 horas de menstruação, a qual gera diminuição do fluxo sanguíneo do miométrio e contrações uterinas mais prolongadas e dolorosas. As causas de dismenorreia secundária associam-se a diferentes condições patológicas, como endometriose, doença inflamatória pelvica crónica (DIP), patologia ovárica tumoral ou quística, estenose ou oclusão cervical, miomas ou pólipos uterinos, malformações congénitas, DIU e aderências uterinas.
Artigos relacionados:
Tratamento para alivio das dores menstruais
Dores menstruias ou dismenorreia
Fonte: Italfarmaco
0 comentários:
Enviar um comentário